por MOR_AL » 06 Dez 2011 15:17
Eu vendi meu carro há uns 4 meses.
Ele tinha alarme com diversos sensores internos.
Notei que havia algo parecido com pequenos microfones. Dois no vidro da frente e mais no vidro de trás.
Quando o alarme pifou, eu reitrei os sensores e abri um deles. Era feito com microfone de eletreto.
Como não tinha nada que gerasse som ou ultrasom, concluí que os microfones passavam por algum amplificador com filtro passa-banda. Caso um vidro fosse quebrado, ou a porta batesse com o alarme ativo, então ele disparava.
Tive outro carro que tinha umas micro chaves NF presas no vidro. Coisa com 1cm de diâmetro e 0,5cm de altura. Com o vidro inteiro, o contato ficava acionado (NA). Quando o vidro era quebrado, a chave retornava para NF e disparava o alarme.
Acho que o maior problema dos alarmes é o fato deles atuarem com a ultrapassagem de determinado nível de tensão. O que ocorre é que os circuitos não são projetados com vistas a compensação de corrente nos dispositivos semicondutores com a temperatura, principalmente transistores.
Quando a temperatura interna sobe, muitos alarmes disparam. Circuitos compensados com a temperatura não são difíceis de se fazer. Normalmente precisaria de incluir mais um transistor, aumentando o preço em mais cerca de R$ 0,20. Se pensarmos que um alarme desses custa cerca de no mínimo R$ 200,00, concluo que o custo não é um fator limitante e sim o conhecimento do projetista.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain