Vamos trocar umas idéias sobre corrosão de circuito impresso

Gabinetes, Refrigeração, Desenho 3D, Fixação, Montagem, etc...

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Re: Vamos trocar umas idéias sobre corrosão de circuito impr

Mensagempor marcelosaguiar » 26 Abr 2014 21:12

Boa noite pessoal, eu vi um amigo fazer placas de circuito impresso via silk; eu fazia pelo método PCB mas sempre tive dificuldades.
Comprei nylon poliéster 120 fios, Emulsão Unifilm-SP releva certinho fica perfeito! mas quando passo o solvente vinílico para retirar a tinta as trilhas da tela solta junto com o solvente, na embalagem da Emulsão vem escrito que ela é a base de solvente, mas mesmo muito seca a arte está saindo com solvente, alguém pode me ajudar? por gentileza.
Desde já obrigado a todos.
marcelosaguiar
 
Mensagens: 3
Registrado em: 26 Abr 2014 20:47

Re: Vamos trocar umas idéias sobre corrosão de circuito impr

Mensagempor andre_luis » 26 Abr 2014 21:37

marcelo,



Recentemente um amigo meu fez uma placa por um processo que eu até então desconhecia, que é utilizando simplesmente um ferro-de-passar-roupa pra realizar o processo de transferencia do "negativo" das trilhas para o cobre.

Esse processo já foi comentado pelo colega no tópico abaixo, utilizando como matriz da impressão o papel base das etiquetas PIMACO compradas em papelaria, mas só não pode ser daquelas pré-cortadas, mas inteira:
Título: Papel para Processo Térmico de PCB

Se precisar de mais detalhes, tem um tutorial interessante aqui:



+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
Avatar do usuário
andre_luis
Dword
 
Mensagens: 5447
Registrado em: 11 Out 2006 18:27
Localização: Brasil - RJ

Re: Vamos trocar umas idéias sobre corrosão de circuito impr

Mensagempor Alexandro » 28 Abr 2014 08:29

Bom pela minha experiencia e necessidade de fazer PCI o mais rapido possivel eu vi que para layout que nao tenha trilhas muito finas ou smd muitos detalhes pequenos, pode ser usado o metodo termico, ja consegui apenas imprimir no sufite A4 com toner e passar no ferro em cima da PCI, funciona bem apenas alguns retoques. Mas se for um desenho com trilhas muito finas e smd [e aconselhavel o silk ou o metodo que utilizo que [e com tinta fotosensivel que tem um processo de passar , secar, colocar o fotolito negativo em cima com luz UV e pronto, basta revelar em uma soluçao. Neste ultimo metodo fica profissional, tem até a tinta de mascara e de componentes.
Avatar do usuário
Alexandro
Byte
 
Mensagens: 436
Registrado em: 23 Out 2006 16:49
Localização: São José do Rio Preto - SP e Sao Paulo-SP

Re: Vamos trocar umas idéias sobre corrosão de circuito impr

Mensagempor ELFS » 28 Abr 2014 15:30

Já naveguei bastante por este mar, sempre procurei uma boa solução para protótipos caseiros a melhor de todas até hoje a melhor sem duvida é uma impressora laser com papel couche e a prensa térmica caseira (ferro de passar).
Temos alguns passos a seguir porem sem traumas:
1 - O isolamento das trilhas deve ser sempre que possível acima de 20mils
2- Não carregar no tonner deixar no maximo em 50% , tonner demais espalha muito e junta as trilhas com espaçamento pequeno.
3 - Importantíssimo aquecer todo o conjunto até próximo ao ponto de fusão do tonner. Tenho duas placas de alumínio que deixo aquecendo na prensa com a pci no meio ja com o circuito colado com fita crepe. A temperatura é medida dando uma cuspida no dedo e colocando em cima da placa de alumínio ate que a bolinha saia saltitando, não esquecer de virar o conjunto para aquecer dos dois lados. Tempo médio para aquecimento de duas placas de 20x20 x 3mm é de 15 minutos invertidas a cada 3 minutos +-.
4- Apos o aquecimento retirar a pci do meio das placas de alumínio e mantendo a mesma em cima das placas de alumínio passar o ferro em cima do papel para concluir a transferência a temperatura do ferro sempre no máximo ( +- 200 graus).
5 - Após s passado o ferro colocar a placa num recipiente com água fria por 15minutos no mínimo ( pode ser imediato)
6- retirar o papel e limpar a placa, como o papel couche tem uma camada de talco em sua superfície talvez fique pontos onde este talco não saia e deve ser retirado com um objeto metálico pontiagudo
7 - Se possuir um soprador térmico e de preferência antes de limpar a placa com o mental pontiagudo passe um ar quente (+- 400°) sobre o tonner (trilhas) isto ajuda a fixar as trilhas e tampa todos os porros deixados pelo papel no tonner das trilhas

Notas: 1- O aquecimento da placa é importantíssimo para não deixar trilhas falhas, é mais importante que a limpeza da placa.
2- Não uso papel glossy o mesmo possui uma camada como o nome diz de glossy que se aquecida acima de um limite gruda no cobre e não sai na água de forma alguma
3 - O papel couche é barato e permite a confecção de placas com trilhas de 10 mils com muita facilidade, dificilmente tenho problemas com trilhas acima de 10mils para placas menores de 10x10 para circuitos smd com encapsulamento tipo LQPF 0,5mm de espaçamento entre terminais.

placa2.jpg

placa3.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
ELFS
Byte
 
Mensagens: 371
Registrado em: 16 Ago 2007 14:10
Localização: Brasil- Pr- Curitiba

Re: Vamos trocar umas idéias sobre corrosão de circuito impr

Mensagempor andre_luis » 28 Abr 2014 20:33

ELFS escreveu:...Importantíssimo aquecer todo o conjunto até próximo ao ponto de fusão do tonner. Tenho duas placas de alumínio que deixo aquecendo na prensa...


Interessante esse macete. Não havia pensado nisso antes, mas realmente, o alumínio, por ter uma condutividade térmica de mais de 10x melhor que a do aço, distribui o calor por igual, que no ferro-de-passar tenderia á estar concentrado em certos pontos, proximos á resistencia de aquecimento.




+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
Avatar do usuário
andre_luis
Dword
 
Mensagens: 5447
Registrado em: 11 Out 2006 18:27
Localização: Brasil - RJ

Re: Vamos trocar umas idéias sobre corrosão de circuito impr

Mensagempor MOR_AL » 28 Abr 2014 22:45

Eu uso papel glossy.
Para facilitar o serviço, não uso nem espaçamento e nem filete com largura inferior a 0,3mm. Há uma ou duas exceções, quando um filete tem que passar entre dois pads de um CI DILP.
Nunca deixo os filetes finos (0,3mm) e longos (mais de 3cm) sozinhos. Quando se coloca a placa na água, a parte do papel que não tem toner se expande e força a parte "colada" com toner, tendendo a descolar da placa.
O meu ferro de passar é aquele dos mais comuns, com ajuste de temperatura, que roub... minha patroa me emprestou de modo vitalício.
Coloco ele na temperatura próxima ao '1', bem baixa, mas queima o dedão se tocar.
Uso o toner o mais escuro possível, para depositar bastante toner e não aparecerem falhas por falta de toner.
A placa é limpa com detergente e bombril. Seco a face cobreada com um filete de água, provando que a face está limpa.
Coloco algumas gotas de álcool sobre o cobre e coloco o papel com o layout. Isso permite posicionar o layout com boa precisão.
Dou duas voltas de papel higiênico sobre a placa com o layout. Daqueles com relevo. As extremidades ficam na face sem cobre para não haver desnível no papel e com isso algum toner mal colado no cobre.
Coloco a placa sobre um pedaço de madeira plana e ligo o ferro já com o ajuste no '1' sobre a placa (face cobreada parta cima).
Não aperto muito para que o toner não se espalhe, mas apenas o suficiente para que o relevo do papel suma. Não arrasto o ferro sobre a placa, apenas o mínimo, cerca de 0,5cm no máximo, caso contrário o toner pode se espalhar.
Após apenas 1 minuto desligo o ferro e deixo ele por mais um minuto sobre o conjunto da placa. Depois retiro o ferro e espero cerca de 1 minuto para não queimar os dedos.
Mergulho em um pote com água. Deixo por alguns segundos até que as partes sem toner comecem a estufar.
Começo a passar o dedo do centro para fora da placa, até formar aqueles rolinhos de papel.
Os meus pads possuem buraco interno com 0,7mm. É o suficiente para que o glossy saia de lá.
Quando fica algum glossy entre filetes muito próximos, passo uma ferramenta de dentista, aquelas que tem uma ponta fina de cada lado.
Faço isso com aquelas lupas de cabeça para não espetar o toner.
Com a prática não estou mais precisando retocar as placas. Estão saindo perfeitas.
Para envernizar e não oxidar o cobre, que dá aquele aspecto feio, passo uma mistura de clorofórmio (1,25 partes) com aquela resina acrílica de piso (1 parte).
Se colocar muito a solda fica dificultada. Passo apenas uma camada fina.
Bom.
Ultimamente minha placas não são grandes. Acho que fiz uma com uns 10 a 12 cm.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
Avatar do usuário
MOR_AL
Dword
 
Mensagens: 2934
Registrado em: 19 Out 2006 09:38
Localização: Mangaratiba - RJ

Re: Vamos trocar umas idéias sobre corrosão de circuito impr

Mensagempor Maffeis » 29 Abr 2014 08:35

Existe o papel especial para transfer

o único impecilio é um filme plástico que fica na placa que vc tem que tirar

mais a parte das trilhas espaçamentos fica top

já consegui fazer para lpc1114 e lpc1768 com facilidade
Maffeis
Word
 
Mensagens: 501
Registrado em: 07 Ago 2010 19:10

Re: Vamos trocar umas idéias sobre corrosão de circuito impr

Mensagempor xultz » 29 Abr 2014 10:05

mais a parte das trilhas espaçamentos fica top

Já usei esse papel também, fiz até placa dupla face. Além de ficar top, ficou bottom.

Ah, que horrível...
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
Avatar do usuário
xultz
Dword
 
Mensagens: 3001
Registrado em: 13 Out 2006 18:41
Localização: Curitiba

Re: Vamos trocar umas idéias sobre corrosão de circuito impr

Mensagempor ELFS » 29 Abr 2014 15:39

Maffeis escreveu:Existe o papel especial para transfer

o único impecilio é um filme plástico que fica na placa que vc tem que tirar

mais a parte das trilhas espaçamentos fica top

já consegui fazer para lpc1114 e lpc1768 com facilidade


Já usei este papel especial para transfer, fiz uma baita M@r#a na impressora laser devido ao filme plastico, não prestei atenção que para este caso a impressora laser tem que ser com rolos lubrificados ou coisa parecida.
ELFS
Byte
 
Mensagens: 371
Registrado em: 16 Ago 2007 14:10
Localização: Brasil- Pr- Curitiba

Re: Vamos trocar umas idéias sobre corrosão de circuito impr

Mensagempor norad58 » 29 Abr 2014 20:44

Ja utilizei o processo do toner para impressao das trilhas, mas o processo que mais agradou e deu qualidade foi o processo fotografico usando emulsao fotosensivel
Ja tentei utilizar uma quimica para tela de silk de alta resolução, emulsão fotosensivel na cor vermelha. A transferencia ficou otima, mas o percloreto de ferro, soltou a quimica da placa , mesmo depois de secar bem.
Eu atualmente uso o PRP200 da Electrolube, fica com aparencia profissional. Depois de acertar os tempos de exposição na luz UV e revelação com o PDN, fica dificil errar alguma placa.
Com o processo do toner eu nao conseguia qualidade em trilhas muito finas, só consegui com o processo fotografico.
Também pode ser utilizado o Positiv20, mas nao sei quem vende aqui no Brasil. O PRP200 pode ser encontrado na Farnell.
Outro processo que vi em algum site, um pessoal utilizando uma impressora inkjet Epson, com tinta base polimero, imprimindo direto na PCB, depois a PCB sera seca/aquecida para secagem da tinta. Apos isso poderia ser corroida com o percloreto de ferro.
norad58
Word
 
Mensagens: 693
Registrado em: 08 Abr 2013 15:56

Re: Vamos trocar umas idéias sobre corrosão de circuito impr

Mensagempor marcelosaguiar » 29 Abr 2014 22:32

Boa noite irmãos.
Eu já tentei o método térmico, Fast Pcb, e outros...
O segredo do silk é a revelação da tela bem revelada, e a diluição da tinta certa.
Vou contar minha experiência: Trabalho com trilhas muito finas em SMD, mandei um especialista fazer a tela de silk pra mim ficou perfeita! ele na minha frente usou tinta a base de água secou com o soprador, colocou no percloreto e ficou perfeita :D fiquei impressionado com a qualidade.
Ele me recomendou a tinta certa: UV me passou todos os procedimentos fez inúmeras placas na minha frente perfeito, só que no silk requer muita prática, técnica, ou seja eu fui fazer não obtive sucesso pois eu estava forçando o rodo demasiadamente, voltei na empresa e estou fazendo um curso onde estou aprendendo muito mesmo.
Como contribuição vou deixar as dicas abaixo.
Quadro: De alumínio, pois ele não empena é totalmente plano e fácil de limpar.
Tela: Amarela Poliéster 150 fios.
Tinta: Etch Resist.
Solvente: Etch Resist.
Diluente: Retardador Gênesis, pois ele não deixa a tinta secar na tela.
Marcara: Pode ser usada a mesma tinta Etch Resist.
Tela fora de contato da placa: 2mm.
Rodo: Amarelo de Poliuretano.
Quantidade de produção: Em duas horas fizemos 120 placas perfeitas!!!
Espero ter ajudado, e qualquer dúvida estou a disposição de todos, Obrigado.
marcelosaguiar
 
Mensagens: 3
Registrado em: 26 Abr 2014 20:47

Re: Vamos trocar umas idéias sobre corrosão de circuito impr

Mensagempor marcelosaguiar » 29 Abr 2014 22:46

Amigos, deixo alguns vídeos como exemplo mas recomendo tela de alumínio com o nylon já esticado.
https://www.youtube.com/watch?v=cdFgO_v3sbk
https://www.youtube.com/watch?v=wfIIzkwWU6Y
https://www.youtube.com/watch?v=7bucSvxFt2Y
marcelosaguiar
 
Mensagens: 3
Registrado em: 26 Abr 2014 20:47

Anterior

Voltar para Mecanica e materiais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

x