Preciso de ajuda ... Delphi + PIC

Programação Delphi e Pascal

Moderadores: 51, guest2003

Mensagempor Wagner de Queiroz » 24 Out 2011 21:21

vtrx escreveu:
Voce deve rever a estrutura de programação relacionada a porta serial,não use timer para recepção,só use 'thread'.

Bom. eu só uso componente, nao uso timer. Thread é um saco de fazer, eu nunca consegui fazer thread direito, como o tempo sempre era curto ...

De toda forma, eu sempre usei o evento de recepcao. atendeu sempre meus objetivos, então fui ficando preguiçoso de tentar algo diferente.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor chipselect » 24 Out 2011 23:46

eu uso thread para serial, mas não é algo muitio fácil de depurar, fiz os códigos quando tinha acabado a faculdade, hoje não faria mais não, pegaria componente pronto porque poupa tempo.

Como é delplhi, melhor solução é usar componente mesmo, que muitas vezes já resolve todo o lance de thread pra voce, como o Wagner sugeriu. Lembro de um tal de TComPort que o pessoal mencionava bastante.
chipselect
Word

Mensagempor cellostec » 26 Out 2011 07:31

Mas o timer em si não é uma thread :?:
Qual seria o beneficio entre escrever uma thread e utilizar o componente timer :?:
cellostec
Bit

Mensagempor vtrx » 26 Out 2011 11:02

eu uso thread para serial, mas não é algo muitio fácil de depurar, fiz os códigos quando tinha acabado a faculdade, hoje não faria mais não, pegaria componente pronto porque poupa tempo.

O problema de se usar muitos componentes,é que alguns pode não ser compatível com a versão do compilador,fora a dependencia do criador...
Mas o timer em si não é uma thread

O TImer nativo do Delphi não.
vtrx
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 06 Mar 2013 18:32

Em tempo, devido a alguns usuários que se interessaram pelo material de comunicacao com Delphi, eu resolvi disponibilizar um link para este material na esperança que seja útil no link abaixo:

http://dl.dropbox.com/u/33401555/CursoI ... DELPHI.zip

peço que não seja redistribuida ou publicada na internet pois é um material de um treinamento que ministrei a alguns anos e os alunos que pagaram pelo treinamento podem ficar tristes por isso.

Apesar de ser um material antigo e desatualizado, foi baseada nas versões de delphi 7 a 2005, podendo funcionar nas versões atuais se o componente serial usado ainda estiver na internet.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Re: Preciso de ajuda ... Delphi + PIC

Mensagempor vibrexbr2014 » 03 Jul 2014 20:14

Boa noite.

Estou começando a programar em Delphi e preciso comunicar com um equipamento via porta serial.
São vários comandos diferentes que precisam ser interpretados e colocar a informação em labels.
Já consegui fazer a comunicação utilizando o componente TComport e associando cada comando a um botão. Funciona perfeitamente!!!
O problema é que preciso enviar todos os comandos sequencialmente para que não precise apertar um botão de cada vez, mas sim somente um que realize todo o ciclo.
Preciso:
1) selecionar a string do comando;
2) transmitir o comando;
3) verificar se houve timeout;
4) desmembrar a rotina recebida com o comando COPY(já operacional);
5) colocar no local certo a informação
6) repetir o processo até o ultimo comando.

Tenho que executar 5 botões com essa sequência descrita acima.
Não consegui fazer em Delphi porque ainda não entendi com fazer:
FOR COMANDO 0 TO 10
BEGIN
WHILE NOT FLAG_TUDO_OK DO; // AGUARDA A PORTA SERIAL RECEBER O VALOR PARA QUE POSSA TRATAR E CONTINUAR O PROCESSO
INTERPRETA O RESULTADO DA SERIAL
EXECUTA O COMANDO
END;
END;
O problema é que o DELPHI trava durante o WHILE ... DO.
Isso funciona perfeitamente nos uC!!!
Qualquer ajuda é muito bem vinda, pois já estou quebrando a cabeça há dias!!!

Obrigado.

Vibrex.
vibrexbr2014
Bit

Re: Preciso de ajuda ... Delphi + PIC

Mensagempor tcpipchip » 03 Jul 2014 20:56

respondido no outro topico.
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Anterior