mastk escreveu:Isso eh sacanagem Sam, nos ultimos dias eu ja fiz uma nova sinteze em VHDL de placa de video, para poder operar em clocks mais baixo, facilitando a confeccao de um futuro PCB e usando memoria e logicas baratas.
Agora estou pensando em uma interface de memoria de duas portas, sendo uma para MCU/MPU em geral.
Me mostrar isso, faz a minha cobica e ansiedade crescerem ainda mais.
mastk escreveu:Legal desse projeto que foi o primeiro passo que dei no 68K, peguei um MC9HC08 e usei para segurar o barramento enquanto colocava codigo na RAM, soltava o barramento e pronto, pong rondando, claro que fiz um protocolo, software em delphi, uma interface de joystick e video a mais que esse camarada.
Na verdade Sam o meu foco agora eh ter um base de video e audio que independa do processador, penso em comprar alguns MC68SEC000, mas depois que a Freescale largou os coldfires, estou desanimado...
quanto mais compacto o set de instrucoes, mais complexo fica o hardware e, quanto mais complexo o hardware, pior a performance. dah para vc tentar compensar enchendo de pipelines, mas quanto mais pipelines, mais complexo fica o fluxo de execucao para compensar os pipelines...
xultz escreveu:quanto mais compacto o set de instrucoes, mais complexo fica o hardware e, quanto mais complexo o hardware, pior a performance. dah para vc tentar compensar enchendo de pipelines, mas quanto mais pipelines, mais complexo fica o fluxo de execucao para compensar os pipelines...
Então implementa um core de PIC16, com suas maravilhosas 35 instruções, vai ficar uma maravilha
mastk escreveu:O pior eh que isso mesmo, o proteus nao tem o 68k emulado dentro dele.
Sam, entendi a sua abordagem, o problema que eu tenho eh que se fosse trabalhar com video composto, teria problemas analogicos, fidelidade de sinal e assim por diante, o bom eh que a velocidade do barramento cai muito e com isso fica facil inserir um wait state e dele realizar as operacoes de video, mas no caso eu quero trabalhar com vga e dai temos o problema que o clock base vga eh de 25 mhz e dai nao fica banda disponivel para o processador, esse eh o problema do hardware do pong, eu tenho tao pouco, mas tao pouco tempo de banda disponivel que nao posso me dar ao luxo de programar algo mais complexo que o pong e dai vem a vontade de ter uma placa totalmente aparte do processador para que possa programar o que eu quiser, seria bom otimo ter uma interface rapido que vai que eu consiga fazer um jogo com sprites grande e animado, nesse caso se a interface for lenta, ficarei limitado.
Ja no caso de opcoes de CPU o MCF5208 parece legal mesmo, ele aida tem vida e pode me servir como um 68030, o que me preocupa que por uma questao de custo, eu preciso que ele possa, ao menos inicialmente operar com 8 bits de dados, ainda tenho em casa dois mcf5270, o ruim eh que por algum motivo eu nao consigo fazer ele iniciar, talvez seja a capacitancia elevada pela a espesura dos fios que eu usei, em todos, hoje ja tenho dinheiro para mandar fazer placas por hobby em vez de fazer em casa, na verdade sai ate mais barato que o meu tempo vem ficado muito valioso e coisa que nao me divirtam ou que nao me dem dinheiro como processos artesanais e ariscado de confecao de pcb, ja nao me interresam.
Por um acaso poderia usar esse cado para fazer um teste com SDR ram ou DDR, nunca usei essas memoria, nao sei qual eh facil de comprar se precisso de centenas de megas de ram, na pratica acho que uma SRAM de 64 mega bits me atendem perfeitamente, e para comecar ate menos do que isso me serve.
Enfim, opcoes nao faltam, o problema eh o que e como fazer.
Voltar para NXP (ex-FreeScale (ex-Motorola))
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante