Fórum sobre desenvolvimento de sistemas embarcados: Hardware e Software, Tecnologias: Eletrônica digital e analógica, Microcontroladoras, Microprocessadores, Sistemas *NIX (Linux, BSD), Software embarcado Baremetal. Sem fins lucrativos.
É possível parar(frear) um motor com um campo eletromagnético externo. exemplo tenho um motor de um ventilador funcionado ligando um eletroímã próximo a ele é possível fazer o motor parar de girar ?
Se for um motor AC de indução é só aplicar corrente contínua para frear. No caso de motores universais não funciona. A corrente deve ser aplicada somente para frear, mas não deve ser mantido continuamente para não queimar o motor. Para motores DC com escovas é só curto-circuitar os terminais para frear. Tirando a alimentação é claro.
j.silvestre escreveu:É possível parar(frear) um motor com um campo eletromagnético externo. exemplo tenho um motor de um ventilador funcionado ligando um eletroímã próximo a ele é possível fazer o motor parar de girar ?
Acredito que o freio magnetico seja o que voce tá procurando. Inclusive, o conceito é usado em máquinas lavadoras de roupa.
+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
Quando você aplica corrente DC em um motor de indução ou curto circuita um motor DC de imã permanente você está na verdade criando um freio magnético. Já vi isso implementado em máquinas industriais. A tensão DC (obtido por um retificador de onda completa sem capacitor) era aplicado por alguns segundos. No caso do motor DC, um exemplo comum é a parafusadeira a bateria com velocidade variável. Como o transistor da parafusadeira tem um diodo de roda livre, ao soltar o gatilho acaba freando o motor. O diodo de proteção do transistor acaba curto circuitando o enrolamento do motor, por isso ele para bruscamente. Se precisar parar o motor DC de um circuito com relés quando for desligado, é só usar os contatos N.F. de forma de fechem os terminais do motor.
Se for motor trifásico AC 60hz(indução)além de retificar terá que reduzir a tensão com transformador( transformador pode ser monofásico,bifásico,trifásico). A tensão fica entorno de 50% da aplicada normal,em duas pontas do motor,com temporizador e contador no Primário do transformador Já vi isso em torno. As frenagens são bem frequentes. Os cálculos do transformador diodos não sei informar.
menegola escreveu:Se for motor trifásico AC 60hz(indução)..................
Basicamente isso sem usar trafo. Eu colocaria um temp. nessa frenagem p/ evitar excessos de CC na parada.
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"