Fonte 30 volts 5 amp ? Como?

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor Luiz Carlos » 29 Out 2006 18:34

macRC, valeu a dica, obrigado.
Luiz Carlos
Byte

Re: Fonte 30 volts 5 amp ? Como?

Mensagempor Fernando » 12 Nov 2006 14:59

petgomes escreveu:Alguem poderia me ajudar a fazer uma fonte para motor de passo que seja 30 volts x 5 amp?

Estou em dúvida como calcular a saída do trafo e as quedas de tensão?

Qual o valor do capacitor?

Eu preciso botar um resistor de carga?

Obrigada por qualquer ajuda...

Só por curiosidade se estiver utilizando motores de passo de 4 fios desses de impressora a tensão vai até 42Vdc, fazendo cair significativamente a corrente pra acionar... tive me montar um robo e acabei colocando várias fontes em paralelo pra alimentar o sistema... vale a pena pensar nisso.
[]s
Fernando.
Confiança:
"Em condições normais, corro para vencer e venço.
Em consições adversas, também posso vencer.
E mesmo em condições muito desfavoráveis, ainda sou páreo."
Ayrton Senna
Fernando
Bit

Mensagempor smash_ » 23 Fev 2007 12:34

Quero obter o melhor desempenho do meu motor... alguém sabe me indicar onde encontro como calcular a melhor tensao da minha fonte, bem como calcular a potencia dos transistores de saida?

meu motor tem as seguintes especificações:
Motor: Bipolar
Máxima tensão: 24V
Máxima corrente: 3.3A
Máxima potência: 63W

Eu medi a resistência da bobina, e é de 1ohm.
Luís A. Oliveira
Astech Sistemas de Visão Inteligentes
www.astechbrasil.com
e-mail: luis.oliveira@astechbrasil.com
MSN: smashrs@hotmail.com
smash_
Bit

Mensagempor EDSONCAN » 23 Fev 2007 13:16

Esquece a fonte por enquanto.
Pense no enrolamento do motor de passo como uma bobina, ao energizar voce tera um impedancia infinita que tendera a zero(teoricamente).
Como voce quer velocidade no motor com torque voce injeta tensao alta, por esse motivo tem drive que trabalha com 96V.
Por outro lado se manter essa tensao por muito tempo o motor arrebenta, tem que limitar a corrente.
Portanto o drive tem que controlar a tensao de alimentacao limitando a corrente, como isso é muito dificil e acaba ficando caro, cria-se o recurso de pequenos pulsos que sao cortados ao atingir o limite de corrente e assim a fonte passa a nao ser tao critica.
Essa tecnica gera um ruido e muito.
Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor smash_ » 23 Fev 2007 13:59

tudo bom Edson,

O firmware eu recebi pronto, tenho que dimensionar a etapa de potencia. Estou pensando em deixar um resistor limitador de corrente em série, e aplicar a tensão limite do motor, mas aih me surgem algumas duvidas...

se eu usar uam fonte de 12Vcc, terei:
12vcc / 3.3 A = 3.63 ohm bobina + resistor.

bonina = 1 ohm
resistor deve ser 2.63 ohm

logo, a maior parte da tensao fica sempre no resistor... mesmo assim, terei com uma fonte de apenas 12v, um resisto de 2.7 ohm rodando com 3.3 Amperes, o que gera uma dissipação de 29W!

eu preciso encontrar uma solução sem alterar o circuito de controle.
Luís A. Oliveira
Astech Sistemas de Visão Inteligentes
www.astechbrasil.com
e-mail: luis.oliveira@astechbrasil.com
MSN: smashrs@hotmail.com
smash_
Bit

Mensagempor EDSONCAN » 23 Fev 2007 14:26

Acho melhor voce dar uma olhada em drives unipolares e bipolares para entender melhor como funciona, ou senao, voce ira criar uma torradeira no lugar de um drive.
Aconselho a estudar os chips da ST e outros que sao drives de motor de passo, se possivel monte um circuito e analise as formas de onda.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor MOR_AL » 24 Fev 2007 00:43

Olá pessoal.

Deixa eu apresentar uma informação.

Apesar da resistência do enrolamento ser baixa, a impedância (resistência em função da frequência) não vai ser.

Se você quizer que o motor gire, deve aplicar um pulso com tempo limitado de tensão. Até que o eixo gire um pouco e passe para a posição em que terá que alimentar outra bobina. Aí a coisa se repete.

Este pulso de tensão sobre a bobina provocará uma corrente tipo rampa ou trapézio, depende do valor da indutância da bobina e da largura do pulso de tensão. Isso significa que a impedância é indutiva, ou seja, seu circuito equivalente além de ter um componente resistivo tem também um componente indutivo.

A corrente so irá para um valor máximo de Vcc / R, caso você mantenha a bobina energizada por um período "longo". Ou seja, as frequências que compõem a onda quadrada de tensão possuem valores menores, tornando a reatância indutiva, nestas frequências baixas, bem pequenas.

Outro detalhe: Em uma fonte retificada com onda completa de 60 Hz, o valor do capacitor (C) necessário para uma tensão de ripple de 15% da tensão média retificada é:

C (uF) = 52 * I(mA) / Vcc(V)

I(mA) - Corrente contínua (em miliamperes) que você vai desejar para sua fonte.
Vcc(V) - Tensão média, em volts, que você deseja em sua fonte.

EX:

I = 5A e Vcc = 30V

C = 52 * 5000 / 30 = 8667 uF ou C = 10.000uF/50V

A tensão de ripple será menor que 30V * 0,15 = 4,5V(ca)

Espero ter sido útil.

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Anterior

Voltar para Circuitos Diversos