norad58 escreveu:No google pode ser encontrado varios manuais e apostilas sobre microcontroladores.
Mas recomendo que tu tenha um KIT real e uma boa interface IDE com simulador. Por exemplo, eu uso o Studio AVR da Atmel que é gratuito, pode compilar o codigo em C, simular na IDE sem ter o gravador ou placa com o hardware, mas não sei até que ponto pode simular somente via software.
Normalmente o pessoal começa com AVR, PIC, HC08, microcontroladores simples de 8 bit, outros já partem com ARM 32bits mas ai tem que ter um pouco mais de experiencia pois é mais complicado de trabalhar.
A linguagem mais utilizada é o C ou C++ para programação dos MCU.
Tendo um kit/IDE e um bom livro já é o começo.
andre_teprom escreveu:fcarvalho,
Vou na mesma opinião que o norad58; De um modo geral, os empregadores vêem com bons olhos pessoas que lidam com a eletronica/programação também como hobbista, e um kit vai te dar mais experiencia prática.
Eu trabalho há muito tempo com CLPs e nunca vi alguém programá-los em C/C++ ou C#. Sempre se usa Ladder, blocos de funções, instruções (assembly) ou lógica sequencial (que recebe vários nomes dependendo do fabricante).
In addition to IEC 1131 languages, B&R Automation Studio™ offers
high level language programming using ANSI C and complete line of
high performance technology functions which greatly simplify project
engineering for your machines and systems
norad58 escreveu:Eu estou começando a usar o PLC austriaco da B&R com a IDE AS3.0.90 e parte do codigo do projeto é em C ou algo muito parecido com a sintaxe C. Tanto que usa o compilador GCC
Também já mexi com um PLC numa linguagem que não sei se era proprietária ou não, mas tinha opção para algo bem parecido com o PASCAL. Na verdade era um subconjunto básicos dos comandos daquela linguagem, mas a semelhança para por aí, porque o executável era criado normalmente como um PLC padrão, sem acesso ao compilador.
Voltar para Mecatronica a Automação
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante