porta usb

Fórum sobre plataforma Arduino

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

porta usb

Mensagempor dyemerson » 12 Out 2014 22:11

Boa noite a todos!!
Estou fazendo uma aquisição de dados via Excel , e para isso os dados lidos por ele vem via serial/usb, o problema que com um tempo de medição não fixo o Arduino perde a porta USB e para de se comunicar .
Alguém ja vivenciou algo parecido ??
Estou usando o PLX-DAQ para ler meus dados via USB/serial e colocar no Excel
Obrigado !!
Att,
Dyemerson Paz
dyemerson
Bit

Re: porta usb

Mensagempor edsont » 13 Out 2014 08:34

O que você quer dizer com "perde a porta USB"?
Não estaria o Arduino resetando? Os Arduinos, com excessão do Leonardo, resetam quando é conectado na porta serial (o DTR está ligado ao Reset).
Não conheço o PLX-DAQ, mas se ele fechar e reabrir a porta COM vai resetar o Arduino. Se for este o caso tem uma maneira de inibir aumentando o pull-up do Reset:
http://playground.arduino.cc/Main/Disab ... Connection
Obs: o reset automático é usado para permitir o "upload" sem precisar apertar o botão reset.
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Mensagempor dyemerson » 13 Out 2014 20:16

Obrigado pela dica!!!
Na verdade o PLX-DAQ é um macro que roda no Excel e tudo que vai pela porta seria do Arduino , este macro coloca em uma célula da planilha.
Ligo meu projeto a noite e a cada 5 min ele pega um valor lido nos sensores e monta um banco de dados em uma planilha do Excel, no outro dia de manha quando vou ver o que ele registrou, , quando chegou as 3 ou 4 h da manha
ele parou de se comunicar com Arduino via USB/serial e não registrou mais nada, ai tento retoma a conexão , mas recebo um aviso que não há nada conectado mais na porta usb, ai preciso desligar o Arduino e liga-lo de novo para ser reconhecido.
Se você tiver algum outro método de armazenar estes dados eu agradeço.
Att
Dyemerson
dyemerson
Bit

Mensagempor edsont » 14 Out 2014 08:17

dyemerson escreveu:Obrigado pela dica!!!
Na verdade o PLX-DAQ é um macro que roda no Excel e tudo que vai pela porta seria do Arduino , este macro coloca em uma célula da planilha.
Ligo meu projeto a noite e a cada 5 min ele pega um valor lido nos sensores e monta um banco de dados em uma planilha do Excel, no outro dia de manha quando vou ver o que ele registrou, , quando chegou as 3 ou 4 h da manha
ele parou de se comunicar com Arduino via USB/serial e não registrou mais nada, ai tento retoma a conexão , mas recebo um aviso que não há nada conectado mais na porta usb, ai preciso desligar o Arduino e liga-lo de novo para ser reconhecido.
Se você tiver algum outro método de armazenar estes dados eu agradeço.
Att
Dyemerson

Acabei de ver um video sobre o PLX-DAQ. Ele mantém a porta aberta o tempo todo, então não deve ser problema com o reset.
Seu computador está com modo de espera ou hibernação habilitada?
Eu já tive problema com modo de espera mas não era com Arduino, era com um PLC.
edsont
Word

Mensagempor dyemerson » 13 Nov 2014 19:33

Boa noite!!
Sobre meu projeto de novo!!!
Aquela perda de porta seria por causa do tempo de descanso do micro mas ja esta arrumado,
Obrigado pela dica!!!
Agora preciso mandar os valores que estou lendo de hora em hora, mas não tenho um shield de um timer, então estou usando o delay(), mas para teste estava colocando 120000 pois dava 2 minutos de espera .
A pergunta é o seguinte ???
Tem algum comando que eu possa colocar para ficar parado por 1 hora ou 60 mim ou 3600 segundos ,pois não testei mas se colocar delay(3600000) pode dar problema???
Obrigado pela atenção!!
Att,
Dyemerson Paz
dyemerson
Bit

Mensagempor edsont » 14 Nov 2014 07:15

dyemerson escreveu:Boa noite!!
Sobre meu projeto de novo!!!
Aquela perda de porta seria por causa do tempo de descanso do micro mas ja esta arrumado,
Obrigado pela dica!!!
Agora preciso mandar os valores que estou lendo de hora em hora, mas não tenho um shield de um timer, então estou usando o delay(), mas para teste estava colocando 120000 pois dava 2 minutos de espera .
A pergunta é o seguinte ???
Tem algum comando que eu possa colocar para ficar parado por 1 hora ou 60 mim ou 3600 segundos ,pois não testei mas se colocar delay(3600000) pode dar problema???
Obrigado pela atenção!!
Att,
Dyemerson Paz

Pela definição da função delay(), o parâmetro é unsigned long, então pode usar até 4294967295 ms.
Se não precisar fazer nada neste tempo não tem problema, mas eu recomendaria dividir isso em loops menores e fazer por exemplo um LED piscar para indicar que não está travado.
edsont
Word

Mensagempor tcpipchip » 14 Nov 2014 07:19

caso o parametro da funcao delay ultrapasse o limite imposto pelo tipo, faz um for() com delays() menores
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Voltar para ARDUINO