Ola a Todos,
Como não consegui comprovar teoricamente que as trilhas iriam comportar a corrente, hoje fui em um laboratório que possui uma boa câmera térmica para testar as placas que possuo como protótipo.
Ligue a placa do rele sem a resina e a caixa plastica, deixando o triac dobrado para fora da placa e fixado direto em um dissipador, sendo possível visualizar com a câmera os dois lados.
A trilha que passa a corrente possui 1oz, 5 mm de largura com 4cm de comprimento, sendo que fiz a trilha dos dois lados da placa e deixei ela sem a mascara de verniz no meio para ter também estanho, o teste foi feito sem adicionar estanho, somente com a quantidade que vem do fabricante da PCI.
Sendo que a temperatura da placa/trilha não ultrapassou os 85°C, durante o teste com 40A em 30min. Ficando aceitável pelo que me foi passado pelo fabricante da PCI que não poderia passar de 140°C.
fabim escreveu:
Comprimento, a maior resistência térmica/ôhmica relativa aos pontos de trafego de corrente é no centro, ou seja. O centro deste condutor vai aquecer mais do que qualquer outra parte !! Se este por sua vez é curto, ...
Pois é fabim,
pelo que verifiquei na termovisão as bordas ficaram mais quentes que o meio da trilha, mas deve ser por causa que deixei verniz nas bordas e a emissividade termica do metal/estanho pelo que estou vendo pode prejudicar a leitura da camera
Referente a questão de como pode os terminais do triac podem aguentar 40A,
notei que a temperatura nos terminais do TRIAC com encapsulamento TOP3, tirando o gate os outros chegaram a 80°C.
Vou continuar a fazer mais alguns testes, pois como comentaram, mesmo sendo um circuito simples possui muitos pontos que podem ocorrer falhas
Se eu tiver outra solução volto para compartilhar.
Agradeço a ajuda de todos!