eu uso ambos faz muito tempo...
freedom: a licenca GPL tira totalmente a liberdade e flexibilidade, no momento em que te obriga a fornecer os fontes, te obriga a fornecer as modificacoes em codigo GPL e pode, eventualmente, te levar a um tribunal para vc provar q esta fornecendo informacoes suficientes para qualquer idiota recompilar e portar o sistema. a licenca BSD, em oposicao, te dah liberdade e flexibilidade total: nao te obriga a fornecer os fontes, muito menos as modificacoes no codigo BSD. e nunca ouvi falar de ninguem que foi obrigado a ir num tribunal ensinar como um lego vai recompilar ou portar o sistema. em relacao a protecao do desenvolvedor, o fato da licenca bsd nao exigir os fontes acaba protegendo muito mais. francamente, GPL me encheu o saco e nao quer mais saber dessa m**** na vida. qq coisa q eu for fazer no futuro, vai ser com licenca BSD, pura e simplesmente para evitar aporrinhacao! :v
code contribution: parte do lance acima... se vc pega algo BSD e modifica, vc nao eh obrigado a retornar as modificacoes. os developers do BSD em geral nao se importam muito com isso, o que lhes permite focar nas coisas importantes para eles, nao para os outros. por isso existem poucas "distros" de bsd: netbsd, openbsd e freebsd. basicamente isso. o OS X eh um bsd tb, mas tem muita coisa proprietaria dentro e, como diz a licenca, eles nao precisam retornar as modificacoes. tem q olhar sob os pontos de vista: os caras dos BSDs estao felizes com o pouco q os parceiros comerciais retornam. nao precisam de muito mais para viver. e os parceiros comerciais estao felizes por terem suas exclusividades. olha para o lado do linux, nenhuma distro tem a mesma qualidade que o OS X ou a estabilidade do openbsd.
reliability: balela. eu tenho servidores bsd rodando com 750 dias de uptime. saiu o bug do shellshock e adivinha? nao foram afetados pq nao usam bash! fueh! :v
robustness: totalmente irreal. como eu comentei, os servidores nao crasham.
speed: novamente, muita balela... o OS X mudou completamente de gcc para clang e nao vi diferenca de performance. mas um fator eh bem importante e eh esse o calo da galera GPL: o clang rejeita forte codigo GPL por erros de sintaxe. fui compilar o proprio gcc e bingo: nao compila. cheio de erros apontados pelo clang... inicialmente xinguei o compilador, daih fui olhar e sim, cheio de grosseiros no codigo. na real? voces todos estao sendo enganados faz decadas pela galera da GPL... os caras nao escrevem codigo, eles vomitam! os diagnosticos de codigodo clang sao bem melhores que os do gcc. mas nao eh um compilador tao flexivel.
security: nem vou falar nada. quem matou os erros cavalarmente grosseiros de seguranca da galera GPL eh sempre a galera do BSD, em especial do openbsd.
portability: bonus forte do linux: roda em processadores sem MMU. isso vem relacao com arranjos especiais no kernel e no proprio gcc. a galera do BSD nao foca muito em embarcados, entao realmente o linux eh melhor nesse sentido. e o gcc vai ajudar mais ainda sem comparacao com o clang. mas nao quer dizer q seja a melhor opcao realmente... na boa, um bom RTOS pode ser uma solucao melhor.
fragmentation: deve ser piada neh. jah nem sei qualeh a distro linux da moda por aih... no caso do bsd, temos apenas as de sempre.