Andre,
Utilizamos o Clonezilla para realizar o backup das Estações de Simulação de Voo da Faculdade (Faculdade de Ciências Aeronáuticas) dos hds das CPus para um HD usb externo de forma rápida e confiável.
As limitações que existe nas versões que utilizamos é que o hd de destino tem que ser no minimo do tamanho do hd de origem e na restauração o de destino tem que ser do tamanho para maior do de origem. Isto na condição de cópia "identica" (adotei o termo neste momento) ou clonagem. utilizamos também esta opção para instalar o S.O. (sem drives de sistemas e periféricos) nos hds novos.
O mesmo acontece se for gerado um arquivo contêiner, que é o caso adotado por nós para cópias do sistema completo e configurado, e este pode ser armazenado como se fosse um arquivo qualquer em qualquer sistema operacional.
A outra limitação, nas versões que usamos e não conferi se ocorreu uma mudança nesta situação, é que não é possível resgatar partes ou arquivos específicos do hd salvo, ou se instala todo o hd ou não se instala nada.
O clonezilla é uma distribuição linux para rodar a partir de um Live CD ou "Live Pendrive". não funciona em um sistema ativo, ele executa uma cópia byte a byte.
Aqui na PUCRS até aonde eu sei é o programa padrão para estes caso e é usado na maior parte das vezes via intranet.
Neste link tem uma série de informações que podem ser úteis :
clonezilla.org/clonezilla-live-doc.php e existem uma vasta gama de tutoriais a disposição.
Eu comecei com alguns em português e depois criei uma rotina a partir da documentação original. Até hoje não ocorreram problemas e sempre consegui restaurar o que foi salvo.
Utilizei ele para o sistemas em windows 98, XP e no Seven. Ele não depende do sistema instalado, "Obvio Ululante..."
Se puder ajudar em mais alguma situação, é só perguntar.
Abraços
Maury