Como medir tensao e corrente ac com arduino

Fórum sobre plataforma Arduino

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Como medir tensao e corrente ac com arduino

Mensagempor carlucio » 05 Jan 2015 11:10

Galera,

como sou iniciante ainda sera que alguem pode me dar uma ajuda para conseguir medir tensão e corrente ac com arduino?
carlucio
Byte

Re: Como medir tensao e corrente ac com arduino

Mensagempor carlucio » 10 Jan 2015 22:21

Ninguem tem uma ideia para me ajudar a pelo menos fazer um rascunho de programa?
carlucio
Byte

Mensagempor MOR_AL » 11 Jan 2015 08:17

Vamos lá!
Me lembro de duas maneiras.
1 - Retificar, filtrar, escalar e medir o nível cc.
Prós:
a - Fácil de fazer!
b - Rápido!
Contras:
a - Um ruído vai mascarar o valor correto.
b - Só vale para tensão senoidal.
c - Se for para medir apenas frequência fixa de 60Hz (ou apenas uma outra frequência qualquer), um filtro sintonizado na frequência faz recair no item b.

2 - Medir muitas amostras dentro do período de maior frequência considerada. Teoricamente o "muitas" seriam 2 amostras, mas na prática é preferível que sejam mais. É o True rms.
Prós:
a - Não depende da forma de onda que você está medindo.
Contras:
a - O programa é bem complexo, pois vai seguir a equação do valor rms de um sinal. Pesquise no tio Google "True rms".
b - É bem provável que precise de um circuito "front end" para "preparar" o sinal antes de medi-lo.

Observe que "o ótimo é inimigo do bom, que é inimigo do razoável".
Quanto mais precisão você desejar, mais complexo vai ficar o seu projeto.
Em qual das situações você se enquadra?

... Se você quizer simplesmente fazer sem aprender, já tem coisa pronta.
pesquise em http://openenergymonitor.org/emon/build ... uino-maths
ou

"arduino rms"

Ninguém respondeu até agora porque tem tanta matéria sobre o assunto no Google, que me leva a pensar que você não se deu ao trabalho de pesquisar.
Faça isso, que vai encontrar a sua melhor opção para o projeto.
Bons projetos.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor carlucio » 11 Jan 2015 17:35

moral,

O tipo de leitura que quero fazer é igual a de um multimetro faz. (simples e não muito complexo). Tambem quero fazer leitura de corrente alternada com o arduino, então como fazer?

Acredito não ser muito facil assim o tema, nosso pessoal quase não deu sua opinião. No indice do forum no topico do pic, fiz uma pergunta parecida a esse tema, so que com microcontrolador pic. Quero fazer um projeto com ambos, sendo que acho eu que com o arduino deve ser mais facil.

Aguardo ainda mais comentarios e indicações do pessoal do forum.
carlucio
Byte

Mensagempor dreher » 12 Jan 2015 16:30

carlucio escreveu:moral,

O tipo de leitura que quero fazer é igual a de um multimetro faz. (simples e não muito complexo). Tambem quero fazer leitura de corrente alternada com o arduino, então como fazer?

Acredito não ser muito facil assim o tema, nosso pessoal quase não deu sua opinião. No indice do forum no topico do pic, fiz uma pergunta parecida a esse tema, so que com microcontrolador pic. Quero fazer um projeto com ambos, sendo que acho eu que com o arduino deve ser mais facil.

Aguardo ainda mais comentarios e indicações do pessoal do forum.

Provavelmente voce teve mais respostas la do que aqui porque o forum do PIC é mais acessado. Mas isso não muda. A tecnica de leitura com o PIC e com o Arduino vai ser a mesma.
dreher
Byte

Mensagempor carlucio » 13 Jan 2015 21:37

dherer,

a tecnica para leitura entre o pic e arduino pode ser ate a mesma, mas o programa com certeza o do arduino presumo eu sera bem menos complicado.
carlucio
Byte

Voltar para ARDUINO