Sensor e Alarme para nível de Água

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Re: Sensor e Alarme para nível de Água

Mensagempor edison » 13 Jan 2015 21:34

Para reduzir o peso do flutuador poderia usar aquelas mantas magnéticas como atuador dos reeds.
Como sao flexíveis pode-se envolver em torno da haste móvel em várias camadas e formas.
Essas mantas podem ser adquiridas aos pedaços em qualquer gráfica ou feita dos imãs de
geladeira com propaganda da pizzaria. :D
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 14 Jan 2015 07:07

Já pensou em trocar o processador por um com frontend de RF heterodino, existem vários e com isso evita o problema do circuito tanque do regenerativo?

Quando se mede líquidos que podem acumular residos na sonda se usa AC (efeito pilha, sujeira e etc).

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor KrafT » 14 Jan 2015 09:35

Também quero dar um pitaco:

Certa vez alguém se aventurou a medir nível de caixa d'água com esses sensores de pressão da Freescale:

http://www.freescale.com/files/sensors/ ... PX5050.pdf

Tudo era lindo e maravilhoso, só que o sensor tinha um drift, como se perdesse pressão... Poderia-se fazer uma recalibração periódica, mas o mais fácil foi encher um cano desse para água de 25mm com reed-switches e colocar na vertical dentro da água. Como sensor, foi utilizado um imã, desses redondos de auto-falantes correr pelo cano conforme o nível da água. Claro que o ímã estava acondicionado em um meio que flutuava.

Não lembro mais como foi feito a leitura disso, mas:

- Para transmitir os dados, eu faria 4-20mA, claro que teria degraus devido aos reed-switches. Fica robusto e fácil de proteger conta raios e você consegue detectar facilmente fiação em curto ou aberta.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor MOR_AL » 14 Jan 2015 10:07

edison escreveu:Para reduzir o peso do flutuador poderia usar aquelas mantas magnéticas como atuador dos reeds.
Como sao flexíveis pode-se envolver em torno da haste móvel em várias camadas e formas.
Essas mantas podem ser adquiridas aos pedaços em qualquer gráfica ou feita dos imãs de
geladeira com propaganda da pizzaria. :D

Já testei!
A magnetização é bem baixa.
A p$##@ do ímã vive caindo da porta da geladeira. Hehe
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 14 Jan 2015 10:21

EDSONCAN escreveu:Já pensou em trocar o processador por um com frontend de RF heterodino, existem vários e com isso evita o problema do circuito tanque do regenerativo?

Quando se mede líquidos que podem acumular residos na sonda se usa AC (efeito pilha, sujeira e etc).

Edson

O problema não está no receptor super regenerativo e sim na sensibilidade. Qualquer tipo de receptor possui o CAG (Controle Automático de Ganho), que ajusta o ganho para o nível do sinal.
Sem sinal o ganho é máximo, então capta ruído.

Certa ocasião fiz um receptor para fibras óticas. O ganho era fixo. O máximo possível, já que o sinal não era lá grande coisa. Apareciam ruídos.
O problema foi resolvido quando alterei o estágio do comparador.
Coloquei um nível mínimo, a partir do qual, a saída alterava.
Como o transmissor transmitia continuamente e em código Manchester, consegui que ficasse um mês inteiro sem nenhum erro.
O aparelho de teste gerava palavras aleatórias. Existiam dois loops de 1200 metros. Na ponta distante o sinal ótico era recebido e convertido para sinal elétrico, que era reenviado, via outra fibra ótica, para a origem. O sinal ótico era novamente recebido e convertido para sinal elétrico, que entrava no equipamento de medida e comparava com o sinal enviado. Enviei cerca de 10 elevado a 11 bits sem erro.
A maioria dos receptores XingLing tentam aumentar em muito a sensibilidade e funcionam bem em casos de transmissão contínua.
Os conjuntos mais caros possuem melhor projeto.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 14 Jan 2015 10:37

Esse assunto de sensibilidade e seletividade sempre foram complexos.
De uma olhada nesse pdf que define a diferença entre eles:
http://www.solidremote.com/imgcdn/solid ... rative.pdf

Ja usei radios dessa empresa por mais de 500 metros em ambiente industrial e não tive problemas:
http://www.radiometrix.com/

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor MOR_AL » 14 Jan 2015 11:55

KrafT escreveu:Também quero dar um pitaco:

Certa vez alguém se aventurou a medir nível de caixa d'água com esses sensores de pressão da Freescale:

http://www.freescale.com/files/sensors/ ... PX5050.pdf

Tudo era lindo e maravilhoso, só que o sensor tinha um drift, como se perdesse pressão... Poderia-se fazer uma recalibração periódica, mas o mais fácil foi encher um cano desse para água de 25mm com reed-switches e colocar na vertical dentro da água. Como sensor, foi utilizado um imã, desses redondos de auto-falantes correr pelo cano conforme o nível da água. Claro que o ímã estava acondicionado em um meio que flutuava.

Não lembro mais como foi feito a leitura disso, mas:

- Para transmitir os dados, eu faria 4-20mA, claro que teria degraus devido aos reed-switches. Fica robusto e fácil de proteger conta raios e você consegue detectar facilmente fiação em curto ou aberta.

É!
Eu andei testando com ímãs de alto-falantes. Ficava meio crítico. às vezes o reed não fechava.
Consegui SEMPRE que o reed feche com pequenos ímãs de neodímio.

Outro assunto:
As minhas caixas são aquelas (tronco de cone circular reta) da Fortlev para 1000 litros.
Como a área varia com a altura, apareceu um problema. Como marcar as posições dos reeds para 10, 20, 30, ..., 90, 100%?
Fiz um programa que mostra o volume percentual em função da altura do nível d'água na caixa.
Outro detalhe. Calculei o volume total da caixa ATÉ O "LADRÃO", que fica a 68 cm da base e a cerca de 10 cm da borda. O volume deu 885 litros.
Segue o gráfico
Vou postar depois. Minha internet está uma m&rd@.
Seguem os valores:
Volume(%)_______Altura da base(cm)
0_____________________0
10____________________8,3
20____________________16,1
30____________________23,6
40____________________30,7
50____________________37,5
60____________________44,0
70____________________50,4
80____________________56,5
90____________________62,3
100___________________68,0 (Altura do ladrão da caixa)
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 14 Jan 2015 12:07

EDSONCAN escreveu:Esse assunto de sensibilidade e seletividade sempre foram complexos.
De uma olhada nesse pdf que define a diferença entre eles:
http://www.solidremote.com/imgcdn/solid ... rative.pdf

Ja usei radios dessa empresa por mais de 500 metros em ambiente industrial e não tive problemas:
http://www.radiometrix.com/

Edson

Não estou conseguindo abrir algumas páginas. Internet está lenta..., mas
Sensibilidade é o valor de dBm que um sinal recebido na antena do receptor se encontra acima do ruído.
Seletividade é a largura de banda do receptor, para os limites de -3dB em relação ao máximo de sua frequência central.
Um receptor superregenerativo possui menos sensibilidade que um receptor superheterodino.
Quanto a seletividade, o receptor superregenerativo possui uma largura de banda inferior ao outro.
Claro que os receptores superregenerativos são ótimos com relação ao custo e número de circuitos ativos.
Os receptores que você apresentou são de melhor qualidade que os superregenerativos de 2 Obamas, vendidos no Ebay.
Aqui não cabe comparação, já que é um aparelho "caseiro".
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor edison » 14 Jan 2015 23:36

MOR_AL escreveu:...........Já testei!
A magnetização é bem baixa.
A p$##@ do ímã vive caindo da porta da geladeira. Hehe
MOR_AL

Estou bolando algo assim mas p/ um simples comando L/D de uma bba de drenagem pluvial aqui em casa.
Vou fazer alguns testes com uns pedaços que tenho ,so falta achar um reed NF.

ps.
Tem algumas mantas que são bem finas e fracas ,se quiser posso ver
se consigo mais alguns pedaços dessa mais forte e te mando.
:D
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor KrafT » 15 Jan 2015 00:43

Bom, em vez de reedswitch, dá para usar sensores hall em encapsulamento SOT-23:

br.mouser.com/Semiconductors/Sensor-ICs/_/N-6gixy?Keyword=hall&FS=True

A vantagem é que você faz uma PCI bem estreitinha colocando os sensores no milimetro desejado. O ruim é que você vai ter eletrônica dentro da água. Ainda assim, como esses sensores podem ser com saída digital, você pode dispensar mcu nesse lado, fazendo uma carga de corrente variável, associando correntes diferentes para cada sensor. Novamente fica fácil de proteger contra surtos de tensão.

Eu estou pensando em colocar algo do tipo em casa, mas com princípio igual ao indicador de gasolina do Fusca. Sem eletrônica, já que a caixa é encima do forro, com dois furinhos, duas roldanas e um fio de nylon eu resolvo a parada, hehe.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor MOR_AL » 15 Jan 2015 09:02

...
Estou bolando algo assim mas p/ um simples comando L/D de uma bba de drenagem pluvial aqui em casa.
Vou fazer alguns testes com uns pedaços que tenho ,so falta achar um reed NF.
Estes reeds não aguentam muita corrente. Terá que usar um drive.
Reed NF é um reed NA com um ímã acoplado. Quando outro ímã estiver próximo, os campos se anulam e o reed abre.

ps.
Tem algumas mantas que são bem finas e fracas ,se quiser posso ver
se consigo mais alguns pedaços dessa mais forte e te mando.
Grato, mas não será necessário. Já dei um jeito.
:D[/quote]
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 15 Jan 2015 09:33

Fiz umas medições de fechamento de contato com ímã se aproximando e passando do reed e observei o seguinte:

1 - Tive uma surpresa. Ao se aproximar do reed, o ímã força o fechamento do contato. Quando o ímã estiver sobre o reed (não encostado), ele ABRE!!! Depois volta a fechar e ao se afastar o reed abre.
2 - Usei um ímã de pequeno alto-falante, que serviu direitinho em um tubo com 26,5mm de diâmetro. O reed não fechou!!! O ímã é forte, mas sem o núcleo que fica próximo à bobina, ele fica fraco.
3 - Usei dois núcleos de neodímio. Um com 20mmx10mmx2mm e outro com 10mmx5mmx3mm. Os testes foram satisfatórios. O comportamento segue o padrão do PLL.
Fecha com uma distância menor e abre com uma distância maior.
4 - Talvez nem ocorra o fato do reed abrir, quando o nível estiver entre dois reeds. A distância de atuação dos ímãs é grande.
No meu caso. A caixa é de 1000 litros (Fortlev). A altura máxima da água é de 68cm, que divididos por 10 reeds, dão 6,8cm.
A figura abaixo mostra os testes com dois ímãs de neodímio e nos dois sentidos de passagem do ímã. Valores em mm.

F - Fechado
A - Aberto

Imagem

MOR_AL
Editado pela última vez por MOR_AL em 15 Jan 2015 09:52, em um total de 1 vez.
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 15 Jan 2015 09:50

KrafT escreveu:Bom, em vez de reedswitch, dá para usar sensores hall em encapsulamento SOT-23:

br.mouser.com/Semiconductors/Sensor-ICs/_/N-6gixy?Keyword=hall&FS=True

A vantagem é que você faz uma PCI bem estreitinha colocando os sensores no milimetro desejado. O ruim é que você vai ter eletrônica dentro da água. Ainda assim, como esses sensores podem ser com saída digital, você pode dispensar mcu nesse lado, fazendo uma carga de corrente variável, associando correntes diferentes para cada sensor. Novamente fica fácil de proteger contra surtos de tensão.

Eu estou pensando em colocar algo do tipo em casa, mas com princípio igual ao indicador de gasolina do Fusca. Sem eletrônica, já que a caixa é encima do forro, com dois furinhos, duas roldanas e um fio de nylon eu resolvo a parada, hehe.

Duas desvantagens:
1 - 10 sensores a U$52.00 mais impostos.
....Meus 20 reeds custaram 4.84 Obamas e meus 20 ímãs de 10mmx5mmx3mm custaram menos de 3 Obamas. Custo de 2.42 (10 reeds) + 0.15 (um ímã). Total de 2.57 Obamas.
2 - Saindo do mm desejado e mesmo um pouquinho depois, o hall não indica.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 15 Jan 2015 10:16

Olha, só para efeito de conhecimento.
Uma vez fiz um sensor capacitivo numa régua de circuito impresso recoberta com epoxi, para medir água era tranquilo.
|| mais um plano de terra atrás.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor norad58 » 15 Jan 2015 11:36

Vocês estão complicando muito, parece um bando de alemão! :mrgreen:
Penso que a melhor maneira é uma haste+boia+potenciometro como sensor.
Existem potenciometros a prova de água, exemplo:
http://www.geolabcomercial.com.br/wp-co ... 4metro.pdf

Também na haste+boia+imã pode ser montado um sensor de proximidade magnetico, exemplo:
http://www.pepperl-fuchs.com.br/brazil/ ... id_142.htm

Ou mais simples, ao inves do sensor de proximidade magnetico, pode ser feito um conjunto com uma bobina e um eixo magnetico movel, conforme a posição do eixo magnetico na bobina, temos um valor de uH que pode ser convertido em frequencia por um oscilador, etc......
norad58
Word

AnteriorPróximo

Voltar para Circuitos Diversos