Como sao flexíveis pode-se envolver em torno da haste móvel em várias camadas e formas.
Essas mantas podem ser adquiridas aos pedaços em qualquer gráfica ou feita dos imãs de
geladeira com propaganda da pizzaria.

Moderadores: 51, Renie, gpenga
edison escreveu:Para reduzir o peso do flutuador poderia usar aquelas mantas magnéticas como atuador dos reeds.
Como sao flexíveis pode-se envolver em torno da haste móvel em várias camadas e formas.
Essas mantas podem ser adquiridas aos pedaços em qualquer gráfica ou feita dos imãs de
geladeira com propaganda da pizzaria.
EDSONCAN escreveu:Já pensou em trocar o processador por um com frontend de RF heterodino, existem vários e com isso evita o problema do circuito tanque do regenerativo?
Quando se mede líquidos que podem acumular residos na sonda se usa AC (efeito pilha, sujeira e etc).
Edson
KrafT escreveu:Também quero dar um pitaco:
Certa vez alguém se aventurou a medir nível de caixa d'água com esses sensores de pressão da Freescale:
http://www.freescale.com/files/sensors/ ... PX5050.pdf
Tudo era lindo e maravilhoso, só que o sensor tinha um drift, como se perdesse pressão... Poderia-se fazer uma recalibração periódica, mas o mais fácil foi encher um cano desse para água de 25mm com reed-switches e colocar na vertical dentro da água. Como sensor, foi utilizado um imã, desses redondos de auto-falantes correr pelo cano conforme o nível da água. Claro que o ímã estava acondicionado em um meio que flutuava.
Não lembro mais como foi feito a leitura disso, mas:
- Para transmitir os dados, eu faria 4-20mA, claro que teria degraus devido aos reed-switches. Fica robusto e fácil de proteger conta raios e você consegue detectar facilmente fiação em curto ou aberta.
EDSONCAN escreveu:Esse assunto de sensibilidade e seletividade sempre foram complexos.
De uma olhada nesse pdf que define a diferença entre eles:
http://www.solidremote.com/imgcdn/solid ... rative.pdf
Ja usei radios dessa empresa por mais de 500 metros em ambiente industrial e não tive problemas:
http://www.radiometrix.com/
Edson
MOR_AL escreveu:...........Já testei!
A magnetização é bem baixa.
A p$##@ do ímã vive caindo da porta da geladeira. Hehe
MOR_AL
KrafT escreveu:Bom, em vez de reedswitch, dá para usar sensores hall em encapsulamento SOT-23:
br.mouser.com/Semiconductors/Sensor-ICs/_/N-6gixy?Keyword=hall&FS=True
A vantagem é que você faz uma PCI bem estreitinha colocando os sensores no milimetro desejado. O ruim é que você vai ter eletrônica dentro da água. Ainda assim, como esses sensores podem ser com saída digital, você pode dispensar mcu nesse lado, fazendo uma carga de corrente variável, associando correntes diferentes para cada sensor. Novamente fica fácil de proteger contra surtos de tensão.
Eu estou pensando em colocar algo do tipo em casa, mas com princípio igual ao indicador de gasolina do Fusca. Sem eletrônica, já que a caixa é encima do forro, com dois furinhos, duas roldanas e um fio de nylon eu resolvo a parada, hehe.
Voltar para Circuitos Diversos
Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 1 visitante