Ja de antemão eu agradeço a ajuda, e quero informar que antes de buscar a ajuda aqui, fiz as minhas pesquisas e não consegui a solução.
Estou com algumas duvidas.
DUVIDA 1 - Na verdade é um conflito de informações, um PDF com o titulo:
Universidade Estadual de Campinas Instituto de Física Gleb Wataghin apresentando o seguinte trabalho, “As medidas para melhor aproveitamento da energia ao se utilizar um chuveiro elétrico equipado com dimmer”
DISSE QUE: muitos controladores de temperatura são fabricados com 1 TRIACs, o ECO Shower é feito com 3 TRIACs
MAS pesquisando na inter, achei o seguinte:
Em primeiro lugar não é conveniente ligar Triacs em paralelo, pois eles possuem pequenas diferenças de características, mesmo sendo de tipos iguais, que fazem com que disparem em instantes diferentes. Assim, quando um estiver conduzindo o outro ainda não estará e com isso a corrente irá toda para um, causando sua sobrecarga. Mesmo que pudéssemos ajustar os tempos de disparo desses componentes, ainda assim, seria um ajuste crítico que poderia causar problemas aos componentes. O mesmo ocorre quando ligamos diodos e SCRs em paralelo.
https://www.google.com.br/search?q=liga ... elo&oq=T...
E AGORA? QUEM ESTA COM A RAZÃO?
DUVIDA 2 - Estou fazendo 3 circuitos Dimmer.
Um para o controle de um chuveiro de 7500w
O segundo para controle de uma resistência elétrica de fio crome de 400w
O terceiro é para controlar a velocidade de um ventilador. 70w
E ainda tem um quarto um motor de Ar condicionado que achei, e eu quero adapta-lo com um inversor, para mover um uma bicicleta triciclo.
E li que é preciso proteger o TRIAC, e li o seguinte texto:
Uma grande quantidade de eletroeletrônicos da linha branca utiliza TRIACs no controle de potência. Solenóides, motores, elementos de aquecimento são controlados diretamente por estes dispositivos de estado sólido que, apesar de sua robustez possuem pontos fracos e por isso precisam de proteção.
A STMicro AN1966 possui dispositivos de proteção para essa finalidade e neste artigo, baseado no Application Note AN1966, descrevemos sua utilização
Mas não achei esse componente a venda, e ele é um DIODO? Load seria o TRIAC? - ESTA EM ANEXO
Mas para fazer a proteção, achei o seguinte circuito: ESTA EM ANEXO
Mas para fazer a proteção, achei o seguinte circuito:
No instante t1, a corrente no TRIAC se anula e ele se bloqueia. A tensão da rede passa a ser aplicada subitamente sobre ele. Se o crescimento da tensão se der com uma velocidade muito alta, ou seja, com um dv/dt muito alto, acima do valor que o TRIAC puder suportar, ele entra em condução mesmo se a corrente de gatilho for nula. O redisparo no instante indesejado pode não apenas provocar mal função do sistema, como também pode causar a destruição do componente. Para limitar a velocidade de crescimento da tensão nos terminais do TRIAC, associa-se uma resistência, com duas finalidades.
a) Limitar o pico da corrente no TRIAC,quando ele é disparado, devido à carga do condensador.
b) Amortecedor às oscilações provocadas pelo circuito LC. Essas oscilações podem apresentar picos de tensão excessivas para o TRIAC.
O circuito de proteção RC está representado na figura 12.3. ESTA EM ANEXO
Quero proteger o TRIAC e quero fazer o melhor circuito possivel, mas ai tem que fazer os calculo abaixo e NÃO SEI FAZER-LOS
EM ANEXO A FORMULA
E POR FIM, PESQUISANDO QUAL ERA O MELHOR TRIAC, ACHEI ESSES, COM A TECNOLOGIA 3T Hi-Com triac,
EU PENSAVA EM USAR O BTA41 é para 40A MAS OS A - BAIXO TEM MELHOR TECNOLOGIA ANTI RUIDO.
BTA416y-800B0c 3q ruídos triac hi-com OU BTA316-800B0 3T Hi-Com triac e BTA330-800BT
Características
Tecnologia 3T imunidade melhor ruído
Alta imunidade a falso-ignição dV / dt
Alta mínimo GT garantido imunidade a porta de ruído
Capacidade de Alta Tensão
Door to sensível para maior imunidade a ruídos
Planar passivadas por sua robustez e confiabilidade de tensão
Ativação em apenas três quadrantes
A mudança de muito alta capacidade com imunidade máxima gatilho falsa
OBRIGADO A TODOS EM MAIUSCULO. KKK