Livros velhos

Opiniões / comentarios sobre livros

Moderador: 51

Livros velhos

Mensagempor mastk » 09 Fev 2015 21:36

Caros, o que fazem com obras que não valem mais a pena ficar na estante, eu cheguei ao meu limite fisico 5 estantes cheias de livro até o teto, bancas com livros, mesas e até no chão e chegou a hora de me desfazer de alguns, entre eles, tenho de Python 2.3 de uns 5 anos atrás, ultrapassado, penso em vender em um sebo ou talvez doar e tiver serventia para alguém que esteja começando, no sebo querem me pagar 7 reais, o que costumam fazer nessa situação? Eu já fui muito feliz de ver livros ótimos sendo doados na biblioteca do SENAI.
mastk
Dword

Re: Livros velhos

Mensagempor andre_luis » 11 Fev 2015 07:14

Também tive uma situação parecida recentemente; meu laboratório em casa - que já estava mesmo sem uso - foi despejado para dar lugar á um consultorio pra minha esposa. Tive de me desfazer da metade do acervo, e mesmo assim o que sobrou, ainda ocupa 3 prateleiras, encaixados na pressão...

Só que os que sobraram, quando eu me mudar daqui, não vou ter coragem de vender pra qualquer sêbo torrar numa fogueira. Pretendo fazer uma doação por aqui...aliás na mesma ocasião que eu distribuir os kits que postei no outro tópico.

Livros.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor KrafT » 11 Fev 2015 08:13

Assim como os colegas, posso me desfazer de todos os livros, assim como já fiz com as revistas de eletrônica...

...menos desse:

Imagem
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor tcpipchip » 11 Fev 2015 08:20

livro classico! :)

Tal qual o livro vermelho do MSX!
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor norad58 » 11 Fev 2015 08:32

Se nao me engano devo ter no meu acervo o Clipper Summer e o Clipper 5. Na epoca copiei os discos para CDs. :)
Pra quem pastava com o db3 o clipper era a solução!
Eu tenho varios livros antigos desde o TK90X, Apple II plus, etc. Embalei todos com filme plastico, ai não envelhecem tanto e nem juntam poeira.
Sobre doar, melhor fazer a doação a conhecidos que vão usar ou para bibliotecas, sebo geralmente destroem os livros quando sabem que não vão vender.
Ainda tenho estes aqui do Tamio:
Imagem
Imagem
norad58
Word

Mensagempor msamsoniuk » 12 Fev 2015 03:02

Sobre doar, melhor fazer a doação a conhecidos que vão usar ou para bibliotecas, sebo geralmente destroem os livros quando sabem que não vão vender.

pow, tem uns livros antigos que sao legais!

comprei estes dias essa raridade por 21 pratas:

Imagem

Ainda tenho estes aqui do Tamio:

vc esta doando? o do 68000 do shimizu eu jah tenho! hahaha :3
msamsoniuk
Dword

Mensagempor norad58 » 12 Fev 2015 06:33

Doando nem pensar os livros do Tamio vão ficar aqui até eu morrer! :mrgreen:
Também tenho outras raridades como :
Imagem
Este pra mim foi uma mao na roda, explica bastante sobre 68K:
Imagem
Fora outros livros antigos:
Imagem
Imagem
Imagem
e varios publicados pela antiga McGrawHill.

Ai muitos vão falar, pra que guardar livros velhos do Z80, 68K???
Segredo....Trabalho ainda no ramo industrial com placas contendo Z80(e seus derivados) e 68K com pASIC, só com Z80 já trabalho a 18 anos...... :mrgreen:
Equipamentos com z80/68k duram decadas, muitos funcionam até hoje, nem PLC de marca dura tanto tempo em funcionamento.....
Livros que podem ser doados são de Windows, DOS, e aplicativos que ficaram obsoletos e que ninguem quer, estes se baterem no sebo, vão pra fornalha sem pensar!...hehhehe
norad58
Word

Mensagempor msamsoniuk » 12 Fev 2015 14:32

esse livro "construa seu microcomputador Z80" eh realmente um epico! todos deveriam ler uma vez na vida! =)
msamsoniuk
Dword

Mensagempor tcpipchip » 12 Fev 2015 17:19

eu tenho...do STEVE CIARCIA !

Do tempo da revista BYTE....
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor norad58 » 12 Fev 2015 17:52

esse livro "construa seu microcomputador Z80" eh realmente um epico! todos deveriam ler uma vez na vida! =)

O que eu vejo sempre é que quem começa a usar primeiro microcontroladores, não consegue facilmente se adaptar em projetos com processadores....Já vi varios posts aqui no ASM51 com pessoal em duvida de usar memoria externa ou interna ou ambos. Acho que a facilidade de uso do microcontrolador atrofia ou se perde algo na microeletronica.
Quem começou no passado com processadores, fica facil distinguir os tipos de arquiteturas e sabe que um sistema com processador é muito mais expansivel que um que use microcontrolador. Claro, é mais caro e trabalhoso criar o projeto, mas praticamente não fica limitado a um modelo de microcontrolador, se tem que expandir tem que usar ou outro. No caso de processador, continua o mesmo, incrementa IO, RAM, FLASH etc......
Observem a linha PIC por exemplo, até hoje não entendo porque tem centenas de modelos.
Tenho alguns livros raros, que explicam o codigo fonte Assembly do CP/M80 e DOS para Apple.
eu tenho...do STEVE CIARCIA !

Este da foto é exatamente que eu tenho em papel, mas saiu uma outra versão com capa diferente nos EUA. O Steve Ciarcia tem varios livros publicados.
Imagem
norad58
Word

Mensagempor vtrx » 12 Fev 2015 21:18

Parece que todo mundo tem a mesma raiz :mrgreen:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E aqui minha relíquia,que me ensinou a programar e entender como o software e o hardware tinha que interagir:

Imagem

Adoro livros,e tenho a estranha mania de cada 6 meses reler o material para 'testar' a memória'.
Com exceção do CPU32,que fui buscar na Motorola pois morava perto,o resto eu comprei num sebo no meio dos anos 90.
vtrx
Dword

Mensagempor norad58 » 13 Fev 2015 06:28

Processadores Z80 e 68K são mundialmente conhecidos e estão em uso até hoje em varios tipos de placas de automação industrial.
A Zilog ainda fabrica varias versões do Z80 combinados com varios perifericos, pra ter idea, eu tenho aqui CPU nova da Zilog DIP40 que trabalha a 10mhz e uma outra PLCC com perifericos que trabalha com 1mb de memoria e frequencia de 33mhz. Nada mal pra uma cpu de tecnologia antiga.
Se não me engano também a Freescale deve ter em estoque ou ainda fabrica alguma versão do 68K.
Resumindo, livros para estes processadores não são obsoletos.
Nem o 8051 conseguiu pegar o mercado de 8 bits do Z80, pois o nucleo do 8051 se "assemelha" ou foi baseado no 8085 que continha metade dos registradores do Z80.
Também o 8051 foi morto com a entrada de PICs e AVRs no mercado.
norad58
Word

Mensagempor EvandrPic » 13 Fev 2015 12:41

Até hoje ainda fabricam micros 8051... Exstem dezenas de fabricantes de micros usando esse núcleo. Alguns rodando a 100 MHz ou mais.

SILICON LABORATORIES C8051F121-GQ MCU, 8BIT, 8051, 100MHZ, TQFP-64
http://uk.farnell.com/silicon-labs/c805 ... dp/1291483

norad58 escreveu:Também o 8051 foi morto com a entrada de PICs e AVRs no mercado.
EvandrPic
Dword

Mensagempor norad58 » 13 Fev 2015 14:38

Até hoje ainda fabricam micros 8051... Exstem dezenas de fabricantes de micros usando esse núcleo. Alguns rodando a 100 MHz ou mais.

Sim, já vi até alguns com FPU embutida, super dopadão, mas o mercado está mais para PIC, AVR e ARM.
Até um tempo atras utilizei 8051 da Siemens, com varios IO, timers, etc. Atualmente o fabricante suiço que trabalho ja está usando AVR com interface CAN embutida no mesmo tipo de equipamento.
Agora equipamentos que necessitam de cpu, devido a quantidade de memoria, IO, DMA, e outros detalhes onde microcontrolador não entra por limitação, o pessoal já opta por algo Intel como Atom, CPUs Freescales, placas PC104, etc
Até agora não vi ARM em equipamentos industriais, pelo menos na area que trabalho, só encontro em smartphone.
Este mesmo 8051 que tu indica, na Farnell Brasil está R$146,00, muito caro. Acho que um ARM Cortex3 de R$50,00 LPC1768 deve dar uma surra neste 8051 dependendo da aplicação:

http://www.farnellnewark.com.br/icsmmcu ... 483,0.aspx

Existia até um tempo atras este Core 8051 RISC de 200Mhz:

http://www.keil.com/dd/docs/datashts/te ... 1lx_ds.pdf

Mas acessando o site do fabricante http://www.tezzaron.com/ não vi mais nada sobre este 8051, vai saber se nao custava uma fortuna e pararam de fabricar.

Falando de museo, até 6502 mostek ainda andam fabricando, inclusive a versao 16bits 65816:

http://www.westerndesigncenter.com/wdc/chips.cfm

Problema é achar aqui!

Outra coisa, nada impede de sintetizar estas CPUs antigas em uma FPGA, ai poderiamos ver Z80 rodando a 120Mhz ou algo parecido. :shock:
norad58
Word

Voltar para Livros