Inversor GRID TIE.

Forum sobre fontes alternativas de energia, como Solar, Eolica, etc...

Moderador: 51

Re: Inversor GRID TIE.

Mensagempor menegola » 21 Fev 2015 16:25

menegola
Word

Mensagempor Energialimpa.net » 24 Fev 2015 16:09

Quando Fazia estágio no GREEN (Grupo de estudos em energia) trabalhei com sistema fotovoltaico interligado à rede utilizando o inversor Sunny Boy.

Esse Diagrama que nós baseamos no projeto. :mrgreen:

sma-grid-tied.png

energialimpa.net/
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Energia limpa é o futuro para uma nação sustentável!
energialimpa.net
Energialimpa.net
Bit

Inversor GRID TIE.

Mensagempor menegola » 25 Fev 2015 07:52

Minha opinião é seguinte: Produto comprados prontos no mercado não se pagam nunca,ou leva uns 20 anos ou mais.
menegola
Word

Mensagempor EDSONCAN » 26 Fev 2015 08:16

Todo nobreak que for short break é obrigado a sincronizar a rede ou terá que esperar 6 ciclos de rede no minimo para mudar do modo bateria para o modo rede caso não queira ver seus mosfet explodindo, na época fazíamos com o SG3525 e um PIC, no retorno da rede sincronizávamos o oscilador e do SG3525 e na passagem por zero mudávamos para do modo rede para o modo bateria.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor petgomes » 26 Fev 2015 11:17

Bacana essa informação sobre a quantidade de ciclos.

Será que mesmo esperando seis ciclos para descarregar o capacitor na rede, teremos uma corrente fornecida que vala a pena o investimento em um projeto "caseiro"?
petgomes
Nibble

Mensagempor eletroinf » 27 Fev 2015 08:27

Aqui no GEPOC (http://www.ufsm.br/gepoc) foi desenvolvido um método utilizando filtro de Kalman que sincroniza em menos de um ciclo de rede.
Coloquei o artigo no Dropbox temporariamente. Para quem tem acesso, está na IEEE.

https://www.dropbox.com/s/kbudnrnmsho99 ... 4.pdf?dl=0

.
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor KrafT » 27 Fev 2015 08:40

eletroinf escreveu: Para quem tem acesso, está na IEEE

Poisé eletroinf... O que a geração Z não entende é que uma coisa muito pequena não pode fazer uma coisa muito grande. Ou seja, sem o uso de processamento matemático sofisticado, não tem como ter GRID TIE.

Mas deixa o povo explodir Mosfet e IGBTs, que pelo menos ajudam o comércio. :D
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor eletroinf » 27 Fev 2015 10:24

Eu estava pensando em um circuito mais simples, utilizando um capacitor carregado pela bateria e no momento do pico da senoide na rede,chavear ele com a rede deixando que ele descarregue.

Tchê, imagina se 1% das residências fizerem isso na nossa já bagunçada e distorcida rede elétrica.
Acredito que as soluções de aproveitamento de energia e geração alternativa são bem vindas, mas devem ser viáveis.
Cada um dando um peteleco no pico de uma senóide, qual será o resultado? Como vai ficar o THD? Imagina o conversor chaveado da tua TV ou fonte do notebook na tua casa mesmo, quando entrar esse pico...
Acho que dá pra prever o resultado pela filosofia, antes de ir pra engenharia.
Mas é só a minha opinião.

E tenho dito!
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor KrafT » 27 Fev 2015 10:35

Sem contar o "Islanding" ( http://en.wikipedia.org/wiki/Islanding )

Não vamos querer sustentar a cidade inteira com nosso painel solar se a Itaipu cair... :roll:

E só vejo três caminhos:

1- Usar energia solar em aplicações isoladas da rede elétrica. Nesse caso dá para brincar com os circuitinhos propostos;
2- Comprar inversores e medidores, ou seja um sistema homologado pela concessionária, o que em geral não se paga, não pelo menos aqui no sul do Brasil;
3- Desenvolver a tecnologia (nível de doutorado) nacional para o inversor e medidor necessários.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 27 Fev 2015 13:14

Concordo com o Kraft e o Eletroinf.
Certos projetos precisam de um embasamento teórico mais aprofundado, uma matemática mais elaborada e um hardware que não tenha como processador um PIC16F84 ou um Arduíno UNO.
Mas como sabemos, quem faz as coisas por hobbie é teimoso, e tentará assim mesmo.
Nessa hora eu queria ser dono de loja de componentes eletrônicos.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor petgomes » 01 Mar 2015 09:00

Concordo também que é melhor comprar um sistema homologado mas como se sabe, fica inviável o custo.

Acredito que é sim possível chegar a um projeto "caseiro" com as proteções necessárias para que viabilize pagar um pouco menos na conta de luz, que, continuamente vem aumentando aqui no Brasil.

Vou seguir o conselho do Kraft, e seguir pensando em um circuito isolado da rede, daí para para "brincar" mais tranquilo sem me preocupar em MATAR o eletricista mexendo na Alta do trafo aqui da rua quando tiver alguma manutenção na rede. rsrsrsr

Valeu pela ajuda!
petgomes
Nibble

Mensagempor bruxo » 02 Mar 2015 07:27

Quanto a queima de componentes ou explodir,existe chamado fusível,ou disjuntor entre outros protetores de semicondutores,mencionados por fabricantes de smcd.
EX:SCR 100A ou mais proteção de uns 10A
Entre outras formas de proteção
bruxo
Byte

Mensagempor KrafT » 02 Mar 2015 19:08

bruxo escreveu:Entre outras formas de proteção

Hum... Seria algo de latex?

Me desculpe Bruxo, você não tem noção do que é conectar um sistema na rede elétrica da concessionária... :wink:

Isso me lembra uma famosa frase de alemão: "Não é porque eu estou errado, que eu vou mudar de ideia".

Acho que tudo o que era produtivo nesse tópico, já foi dito e não vou mais responder ele. Pode me xingar à vontade. 8)
KrafT
Dword

Mensagempor bruxo » 03 Mar 2015 07:38

concordo plenamente contigo sr KrafT
Sou leigo em eletrônica,meu melhor desempenho é em comandos elétricos.
Até porque,com todas as universidades eng°mestrados doutorados que temos no Brasil,não temos um produto viável para residências(compensa investimento) Nem um geradorzinho tipo motor,alternador etc.

Exemplo:
Alternador 90A veicular custa entorno 300 pilas,para colocas hélices leme vai para 2000 pilas.
Isso eu não acho justo.
Entende?
bruxo
Byte

Anterior

Voltar para Fontes de energia alternativa