Fórum sobre desenvolvimento de sistemas embarcados: Hardware e Software, Tecnologias: Eletrônica digital e analógica, Microcontroladoras, Microprocessadores, Sistemas *NIX (Linux, BSD), Software embarcado Baremetal. Sem fins lucrativos.
Desculpa, você esta falando que quer o componente PASSIVO potenciômetro com maior precisão? Ou quer migrar o seu potenciômetro PASSIVO para um potenciômetro integrado? (Como aqueles que vem em involucro de CI e possuem protocolo spi,i2c e afins.)
Não é possível dormir com todas mulheres do mundo, mas deve-se fazer o esforço.
Pela descrição creio que o desejado seria resolução...
Imaginando que no trimpot consegue-se ajustar a posição de 15 em 15 graus (24 níveis por volta), no caso citado de um multivolta de 10 voltas, seriam possíveis 240 níveis, um trimpot digital de 8 bits possui 256, o pensamento deve ser por ai...
certa feita aumentei a "resolução" de um pot com 2 e série: 1 de 100K, outro de 10K. tipo ajuste fino. O multivolta era caro d+ da conta sô. Talvez possa implementar isso no digital (com dois, claro).. sei lá...
Então é impossivel, pois 20.000ohms / 3600º = 5 ohms por passo, e os pot digitais tem no maximo 1024 que eu verifiquei. A não ser que exista outro ou o calculo ta errado.
Ok para o seu cálculo, foi considerado que o usuário consegue realizar ajustes de grau em grau, ou seja, 360 posições por volta, eu havia considerado uma variação maior.
A idéia do Zé é interessante e poderia resolver a situação.
Mas até que faz sentido, quando no pot o dedo não consegue variar de grau em grau, e sim de muitos em muitos, pois não é possivel com a mão fazer isso, então um pot digital pode ser até mais preciso que isso.