Uso de servidores NTP na Beaglebone

Plataformas baseadas em ARM Cortex A8 ou superior

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Uso de servidores NTP na Beaglebone

Mensagempor KrafT » 12 Mar 2015 09:56

Prezados 8)

Estou pensando em sincronizar a hora de uns brinquedos meus via servidor NTP. Numa olhada rápida vi que tem servidores públicos: http://www.ceptro.br/CEPTRO/MenuCEPTROSPHoraLegal

Estou pensando em usar algumas placas tipo Beaglebone e com acesso à internet e, quem sabe, ir por esse caminho: http://derekmolloy.ie/automatically-set ... using-ntp/

Alguém tem o caminho das pedras, ou sugestão melhor? A "precisão que preciso" é de décimos de segundo. A taxa de atualização da hora não precisa ser muito alta, coisa de minutos, a depender da precisão do relógio da Beaglebone.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Re: Uso de servidores NTP na Beaglebone

Mensagempor xultz » 12 Mar 2015 11:11

Com uma precisão dessas, será que não é melhor um GPS? Teu circuito vai ficar em local que consegue receber sinal de GPS?
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor KrafT » 12 Mar 2015 11:43

Sim Xultz... Qual seria o hardware?
Com certeza tua sugestão é mais simples que uma infra ETH...

Tua sugestão seria algo nessa linha, Xu? http://www.lammertbies.nl/comm/info/GPS-time.html
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor xultz » 12 Mar 2015 13:14

Cara, é muito simples.
Qualquer plaquinha de GPS que você comprar vai ter uma porta serial (qualquer uma mesmo), e vai falar num protocolo chamado NMEA 0183. Esse protocolo é bem de boa de usar. Você liga o GPS e ele começa a cuspir pela serial uma vez por segundo os comandos NMEA. Você vai ter interpretar o comando que começa com $GPRMC que entre outras coisas, informa a data e hora. Aí é só ler a informação e atualizar o relógio do sistema.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 12 Mar 2015 15:49

A Altus vendia uma interface de relógio GPS, ela era utilizada principalmente para manter o relógio de aplicações distribuídas sincronizado.
Fora isso, acho que embora houvesse um repector de sinal GPS ali, a interface disponibilizava apenas a hora mesmo.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor edsont » 12 Mar 2015 18:18

Com certeza a interface com GPS é mais fácil. A diferença é que ele fornece a hora internacional, então tem que ajustar para o fuso horário (-3 para Brasília).

Uma dúvida: o NTP fornece o horário corrigido para o horário de verão ou isto deve ser feito pelo cliente?
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Mensagempor andre_luis » 12 Mar 2015 22:25

Não seria mais fácil sincronizar via um protocolo mais simples, por TELNET num desses servidores de hora-certa ?
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Voltar para RaspyBerry, BeagleBone, etc...