O Limão = Aumento da energia. Alguém mais fazendo limonada ?

Forum sobre fontes alternativas de energia, como Solar, Eolica, etc...

Moderador: 51

O Limão = Aumento da energia. Alguém mais fazendo limonada ?

Mensagempor migleo » 25 Mai 2015 18:26

Amigos Asm51,
Abro este tópico para ver se alguém mais tem boas idéias para economizar energia , digo economizar simplesmente eliminando a energia que é paga e jogada fora, sem tirar do conforto e qualidade de vida. Somos 2 adultos , 2 adolescentes, uma criança e a secretária.

Do aumento da energia, despertou meu interesse em dar um troco pra concessionária, pegando de volta o dindim que eu pagava a mais todo mês sem fazer conta de quanto era.

Levantei o consumo em Kwh por cada dispositivo da casa, e baixei para menos da metade, 708Kwh em Fevereiro, 623KWh em março, 298Kwh em Abril , lembrando que desde abril do ano passado temos 600L de água por aquecimento solar, portanto já não usavamos chuveiros elétricos.

-Troquei todas as lampadas fluorescentes compactas por Led 9W E27 4U 6000K bivolt , nos quartos coloquei 2 lampadas de 9w pra ficar melhor,

-Troquei 3 ventiladores de teto comuns que gastavam 139W por hora e ficavam 16horas ligados por dia por 3 Universe turbo que consomem 9,5W na velocidade 4, ( quatorze vezes mais eficiente que um ventilador de teto comum ).

-Paramos de usar todo dia os Arcon Inverter fujitsu porque de fevereiro pra cá esfriou e os novos ventiladores estão dando conta,

-Desliguei uma geladeira antiga e ficaram ligadas uma 01 Geladeira Frost free 2 portas de uns 8 anos de uso agora consumindo 146w em 10h por dia+ 01 Freezer antigo com 180w por 9,8h por dia,

-Troquei 02 TV's LCD de 32" uma pela outra: uma TV de um quarto LG = 116W consumia o dobro da outra Sony Bravia = 61W , a que ficava umas 16 horas por dia ligada era a LG chupona de energia e agora é a Sony mais economica.

-Desligou Um Xbox 360 dos meninos ficava " ligado " 24 horas no quarto durante meses , disse ligado não standby e nem conectado na TV ele ficava , e ele consome 78W por hora durante 24h quando ligado. Desligou da tomada e agora só ligam se for usar.

Basicamente foi isso, comigo deu certo, os ventiladores de alta eficiência universe turbo keppe motor para quem usa igual à gente são essenciais, custaram 499,00 + 31,00 de frete cada um ,agora acho que até barateou um pouquinho mais.

Do limão do aumento fiz uma limonada e estou satisfeito por enquanto. Gastei mais um pouquinho mas dei uma banana pra concessionária que não vê mais a metade do dindim que ela recolhia todo mês.

Alguém mais já experimentou algo parecido ?
Asm51 desde 19-03-2003 Atmel Avr Assembler Projects
migleo
Byte

Re: O Limão = Aumento da energia. Alguém mais fazendo limona

Mensagempor KrafT » 25 Mai 2015 20:48

Olha, quando a minha conta de luz ultrapassava R$ 550,00 no verão, numa família de 4 pessoas, eu fiquei tentado a fazer o que você fez.

Nem comecei por que não tem/tinha um meio legal de medir o consumo dos aparelhos... Como você fez isso Migleo?

Seria bem bacana ter o log de um mês de cada item de casa, desde ferro de passar roupa até a lâmpada externa com fotocélula. Aí dá para negociar com a patroa e os meninos, tendo números e não só suposições.

Belo trabalho, fiquei com uma inveja (saudável) do teu sucesso!
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor migleo » 25 Mai 2015 21:39

Boa noite Kraft, há muito tempo eu havia comprado no mercado livre um medidor destes:
m.aliexpress.com/item/1955305357.html
Ai fiz uma serie de medidas e monitorei freezer e geladeira pra ver quanto tempo ficam consumindo por dia.

Este medidor conta o tempo, mede corrente, tensão, potencia, fator de potencia, e se editar o custo por kWh ele conta quanto gastou também.

Anotei num arquivo excel, e agora sei até dizer que para corrigir o fator de potencia do meu freezer antigo precisa de 32,9uf x 250v, hehehe! Voltou de 2,46A pra 1,43A e o FP subiu de 0,53 para 0,95.
Pra mim ele melhorou a eficiência e baixou 1kwh no consumo diario,mas há quem diga que corrigir FP é bom só pra concessionaria e que não altera a medição lá fora.

Vou comprovar se é assim mesmo.
migleo
Byte

Mensagempor brasilma » 26 Mai 2015 08:46

Em casa naquela época do racionamento, finalizei a instalação do meu aquecedor solar, hoje o consumo médio anual em casa com quatro pessoas fica em 300KW.

Praticamente toda iluminação é fluorescente, mas alguma coisa já está viável substituir por LED, já estou encontrando tubulares de 20W por R$ 28,00 e soquete E27 em torno de 60W ma mesma faixa, assim gradativamente irei substituindo e ganhar mais alguma coisa.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor mastk » 26 Mai 2015 09:00

Curioso que teve um custo para ter essa eficiencia, quanto tempo leva para abater? Chuto coisa de 2 a 3 anos.
Eu quase nao uso energia, soh passo em casa para tomar um banho e dormir, mas estou vendo o absurdo da energia, o que nao eh supresa a malha energetica colapsou.
mastk
Dword

Mensagempor ze » 26 Mai 2015 11:39

brasilma escreveu:Praticamente toda iluminação é fluorescente, mas alguma coisa já está viável substituir por LED, já estou encontrando tubulares de 20W por R$ 28,00 e soquete E27 em torno de 60W ma mesma faixa, assim gradativamente irei substituindo e ganhar mais alguma coisa.

Comprei algumas da china. (ainda não chegou) . Clique lampada led no aliexpress. O 1º que aparece. Várias compras que fiz da china até hoje chegou direitinho. Mas isso nada a ver com o tópico. Talvez isso tenha...

Imagem
ze
Dword

Mensagempor RAWeigel » 26 Mai 2015 18:13

migleo escreveu:-Troquei 3 ventiladores de teto comuns que gastavam 139W por hora e ficavam 16horas ligados por dia por 3 Universe turbo que consomem 9,5W na velocidade 4, ( quatorze vezes mais eficiente que um ventilador de teto comum ).

Olá Migleo,
Poderia "falar" um pouco mais sobre estes ventiladores?
- Ventilam tanto quanto os outros?
- Fazem barulho de vibração em baixa velocidade (ou alta)?
- Além do consumo, tem algo mais que o recomende?
- Tem algo que você não gostou?
Richard
RAWeigel
Byte

Mensagempor KrafT » 26 Mai 2015 19:05

Bah esse ventilador é baseado na: "A Nova Física da Metafísica Desinvertida’, Dr. Norberto Keppe" ?
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor migleo » 26 Mai 2015 19:08

Boa noite, amigos. O ventilador de teto é tão bom, que comprei um, testei a intensidade de vento e o consumo e depois comprei outros dois.
A estrutura mecanica é de um tipo plastico especial, tem duas lampadas de led que consomem 16w juntas e clareiam muito bem.100% controle remoto e usa só 2 fios para alimentação.
Ele tem 5 opções de velocidade, mas a 1 e a 2 são muito fracas, no 3 o consumo e 6w e o vento é pouco e silencioso, no 4 o consumo e 9,5w e o vento é ótimo e bem silencioso, e no 5 consome 25w muito vento menos silencioso.
Procure por ventilador universe turbo , ele usa keppe motor, o representante no Brasil é ecostart.
A iluminação geral da casa não é tratada como vilã, mas as lampadas de led consomem 1/3 das compactas fluorescentes com mesma intensidade luminosa. Pra mim compensou.
migleo
Byte

Mensagempor KrafT » 26 Mai 2015 21:01

Então, qual é a moral desse motor Keppe, Migleo?

O site dele é tão ufanista que dá nojo só de tentar ler. Mas se você aprovou, algum mérito tem. Chegasse a verificar como funciona para tal o alegado diferencial sobre os motores de indução? (Pelo amor de Deus, não me peça para ler um site que fala em "metafísica invertida");

Até hoje ainda acredito nessa versão: http://ceticismo.net/ceticismo/examinan ... tor-keppe/
KrafT
Dword

Mensagempor migleo » 26 Mai 2015 21:16

Quem tem habilidade para esclarecer isso ?

1 - uma geladeira durante o teste real sendo ligada em 127 Volts consome 2,26A em AC medido com o multimetro , portanto 127V x 2,26A = 287,02W ou VA como queiram .

2 - Agora complica um pouquinho : medindo o Fator de Potencia com um instrumento, percebe-se que o FP da geladeira = 0,51 , ai a potencia calculada agora na verdade passaria a ser = 127Vx0,51x2,26A = 146,3W .

Esta pronta a confusao , considerando os itens 1 e 2 , a rede esta fornecendo 287,02W para alimentar a geladeira ? ou 146,3W ? Se fosse uma lampada ou carga resistiva nao teria duvida de que circulando 2,26A estaria fornecendo exatos 287,02W. Se nao tivesse medido o Fator de Potencia com instrumento, ou seja FP desconhecido , a potencia tamb'em seria interpretada como 287,02W.

Se a rede estiver alimentando a geladeira com 146,3W , como se explica a medida de corrente do multimetro indicando 2,26A que em 127V que corresponde a 287,02W ? Corrente de 2,26A totalmente incompativel com 146,3W .

3 - Por fim ,coloca-se um banco de capacitores de 32uF x 250V em paralelo com a geladeira , o Fator de Potencia muda para 0,95 , e a corrente medida com o multimetro muda para 1,21A, agora a potencia = 127V x 0,95 x 1,213 = 146,3W. Agora eu ja concordo com os 146,3W porque a corrente = 1,213 plenamente compativel com os 146,3 W.
migleo
Byte

Mensagempor migleo » 26 Mai 2015 21:23

Oi Kraft , eu tambem nao concordo com aquele floreamento de que inventaram algo que foge da fisica convencional , mas o dispositivo 'e eficiente porque possui varias bobinas externas,algumas pra fazer ele girar e outras para gerar, e o nucleo 'e de um ima potente provavelmente neodimio, a'i ele girando tambem gera uma por'cao de energia que 'e reultilizada novamente.

Simples assim , a'i pode ser que ele utilize uma eletronicazinha pra comandar e controlar cada bobina na hora certa tal qual um motor de passo ou de combustao que explode cada cilindro no instante certo.
migleo
Byte

Mensagempor KrafT » 26 Mai 2015 21:35

Sobre a geladeira, e outros dispositivos que fogem muito de um resistor, os multímetros não costumam dar bons resultados, ainda mais com escala corrente AC. Sem um instrumento de medição de três terminais (Wattímetro) não vais ter uma medida decente, pois estás ignorando uma grandeza importante: a fase.

Ao ajustar o FP para perto de um, o multímetro começa a fica mais confiável.

Quanto ao ventilador, não faz sentido regenerar o movimento para energia, pois você multiplica as perdas. O que esse marqueteiro deve ter feito é enfeitar um motor tradicional, eficiente e obviamente caro. Se bem que R$ 444,00 não é tão caro para um ventilador, mas para isso precisaria avaliar a performance mecânica dele (vazão de ar) x consumo de energia, o que feito somente pela percepção humana, pode não ser muito assertivo.
KrafT
Dword

Mensagempor edsont » 26 Mai 2015 22:32

Este mês bati meu recorde :mrgreen:
Imagem
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Mensagempor KrafT » 27 Mai 2015 20:14

Migleo, numa rápida análise, não tem nada de errado com tua geladeira exceto o FP horrível... Quando vc ajustou o FP, vc fez Q tender a zero, e S passa a ser muito próximo de P, que é o que interessa.

Mas por hora as concessionárias não nos cobram FP (do consumidor residencial), então teu investimento em capacitores não vai retornar tão rápido.

Imagem
KrafT
Dword

Próximo

Voltar para Fontes de energia alternativa