O Limão = Aumento da energia. Alguém mais fazendo limonada ?

Forum sobre fontes alternativas de energia, como Solar, Eolica, etc...

Moderador: 51

Re: O Limão = Aumento da energia. Alguém mais fazendo limona

Mensagempor edison » 28 Mai 2015 00:13

Um "parente" meu teve a energia de casa cortada a uns 8 anos .Como estava bem atrasada ,devido ás vacas magras ,eles até levaram o medidor.
Por sorte o terceirizado da Copel deixou o arame do lacre com muita folga o que possibilitou ,com muito cuidado ,a retirada da tampa e assim um par de conectores Sindal escondidos no fundo da caixa tomou o lugar do "relógio da luz".
Externamente com lacre intacto e sem o medidor ,o leiturista passava batido.

Finalmente ,após um "susto" devido uma revisão na rede da rua ,ele pediu nova ligação no nome da sogra.

Os débitos antigos creio que caducaram ,e segundo nossos cálculos ele economizou uns R$ 30K .
Nesses oito anos os maus hábitos de consumo só se agravaram.
Hoje tá complicado controlar banhos de +30 minutos ,secadores de cabelo ,bolos e assados diários no forno elétrico ,churrasqueira ,etc.
Dia 5/06 vem a primeira nova fatura ,quero só ver a choradeira.
:lol:
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor EvandrPic » 28 Mai 2015 02:29

Esse é o "jeitinho" brasileiro. Depois reclamam da corrupção na política.
O cara que faz isso não é diferente de um político corrupto ou de um assaltante.
Se eu tivesse um "parente" nessa condição, teria vergonha de relatar isso.

edison escreveu:Um "parente" meu teve a energia de casa cortada a uns 8 anos .Como estava bem atrasada ,devido ás vacas magras ,eles até levaram o medidor.
Por sorte o terceirizado da Copel deixou o arame do lacre com muita folga o que possibilitou ,com muito cuidado ,a retirada da tampa e assim um par de conectores Sindal escondidos no fundo da caixa tomou o lugar do "relógio da luz".
Externamente com lacre intacto e sem o medidor ,o leiturista passava batido.

Finalmente ,após um "susto" devido uma revisão na rede da rua ,ele pediu nova ligação no nome da sogra.

Os débitos antigos creio que caducaram ,e segundo nossos cálculos ele economizou uns R$ 30K .
Nesses oito anos os maus hábitos de consumo só se agravaram.
Hoje tá complicado controlar banhos de +30 minutos ,secadores de cabelo ,bolos e assados diários no forno elétrico ,churrasqueira ,etc.
Dia 5/06 vem a primeira nova fatura ,quero só ver a choradeira.
:lol:
EvandrPic
Dword

Mensagempor migleo » 28 Mai 2015 11:10

Kraft,

Olha que interessante , FP de 0,53 é como se tivesse metade de espuma e metade de chope, se eu elevo o Fator de potência para o máximo aproximando de 1 , a espuma fica mínima e o copo cheio. Mas no caso do chope quem paga a espuma é o consumidor.

Agora preciso realmente fazer tudo quanto é teste e medição, porque sendo o Medidor Analógico com bobinas internas por onde passa toda a corrente de consumo, e possui disco de alumínio, quem me garante que ele mede certinho e não erra para mais quando exposto a cargas indutivas e de baixo fator de potência ?

Com FP = 0,95 , a carga indutiva ( motor / compressor ) teria que se comportar praticamente com uma carga resistiva, tensão e corrente praticamente sincronizadas no tempo, e a corrente real capaz de ser medida por um multimetro.

Por outro lado, se é bom para quem fornece a energia, então estou no caminho certo, porque meu interesse num futuro muito próximo é de eu mesmo fornecer talvez uns 70% da energia consumida na minha casa.

Imagem
Asm51 desde 19-03-2003 Atmel Avr Assembler Projects
migleo
Byte

Mensagempor brasilma » 28 Mai 2015 11:36

Gostei da analogia "etílica" muito instrutiva!!! :-)
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor KrafT » 28 Mai 2015 12:59

Pôxa Migleo, não precisava me insultar, heheh... :wink:

Subentendendo que todos sabemos o que é o "triângulo de potências", o que eu tentei te mostrar é que aparentemente não tem nada de errado nas tuas medidas, exceto o péssimo FP do geladeira. Mesmo assim, isso afeta muito pouco tua fatura atual, no modelo de tarifação atual.

E esse teu tópico é muito bom para ficar no boteco. Ele deveria ser promovido à um fórum com maior longevidade.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor migleo » 28 Mai 2015 18:24

Muito boa a movimentação de boteco em torno do Fator de Potência, eu nunca havia me preocupado com isso, mas o 2015 negro pela frente faz até a gente aprender que corrigindo FP , baixa a corrente medida, mas não adianta porque simplesmente passa a medir o valor próximo da corrente real consumida, a outra medida anterior de corrente maior que era medida na verdade não existe.

Isso parece fator previdenciário, cachorro correndo atrás do rabo, está comprovado que cada ano que se trabalha a mais após os 35 de contribuição querendo escapar do fator, incondicionalmente se 1 ou 6 anos a mais, demora 182 meses (15 anos) pra sair no lucro, se chegar aos 80 de idade vai usufruir só 5 anos no lucro real.

O motivo pelo qual resolvi experimentar em torno disso, é a necessidade de conhecer e adequar o meu consumo antes de preparar o capital para partir na direção dos painéis fotovoltaicos, controladores de carga ,inversores e baterias.

A intenção é num futuro muito próximo, comprar um projeto pequeno homologado de uns 12 a R$14k (200 a 250KWh mes) e depois dar um upgrade por minha conta e risco. Na minha cidade já tem uma única empresa habilitada para esta atividade de venda e instalação homologada e reconhecida pela concessionária.

Com um consumo de 623 a 708Kwh mês e 23,6 Kwh por dia ficava inviável até pensar em painéis fotovoltaicos.

Hoje já estou no meu recorde como disse o Edsont , tenho alcançado consumo diário de 8KWh a 9KWh durante a semana, fim de semana gasta entre 10 e 11KWh por dia. As variações são por conta de máquina lavar roupa, ferro de passar, secador de cabelo, e por aí vai.

A conta de 06/05/2015 chegou esta semana e veio com 298KWh, a próxima deve vir dentro desta faixa também.
Editado pela última vez por migleo em 29 Mai 2015 11:04, em um total de 1 vez.
migleo
Byte

O Limão = Aumento da energia. Alguém mais fazendo limonada?

Mensagempor migleo » 29 Mai 2015 11:02

Amigos Asm51,

Hoje levantei pronto pra atacar o consumo de 1,34KWh diário do DVR 16Ch Intelbrás sub equipado com 7 câmeras, dei um pulo pra frente, fiz a matemática ,tomei um susto e dei dois pulos pra trás:

Como o sistema de segurança DVR funciona 24 horas ininterruptas com tensão 12V DC , pensei comigo , já tenho um controlador de carga ,não preciso do inversor, compro um painel solar para 12V 140W monocristalino = +- R$850,00 com frete incluso no mercadolivre, e coloco uma bateria DF2000 115Ah nova = +- R$400,00.

Com R$1.250,00 resolve , mas aí veio a matemática e a análise dos detalhes que servem pra todo mundo:

- um painel solar de 140W gera no máximo 580W por dia, com o kwh a 0,87 corresponde a R$0,50 por dia = R$15,00 por mês, pra esta aplicação já se tornou insignificante porque não justifica o investimento dos R$1250,00 pra fornecer menos da metade dos 1340w que o meu sistema de segurança precisa por dia.

1250/15 = 83,3 meses = 6 anos e 9 meses para voltar o investimento, então de imediato não compensa. Deve compensar pela sustentabilidade se for um projeto grande com 70 a 100% do fornecimento de toda a energia da casa.

===================================================================================================================================
Agora veja a diferença com os tais ventiladores de teto que substituí :

Considerando que 01 deles com certeza ficava ligado 8h por dia e os outros 02 com certeza ficavam ligados 16 horas por dia cada um = 139w x 40h = 5,56Kwh por dia x 30 dias = 166,8kwh x 0,87 por kwh = R$145,11

Os novos custaram 530,00 x 3 = R$1590,00 , e o consumo dos ventiladores voltou para 9,5w x 40h = 0,38KWh por dia x 30 dias = 11,4Kwh = R$ 9,92.

145,11 - 9,92 = R$135,19 de economia mensal neste caso, aí os 1590,00 / 135,19 = 11,76 portanto em 1 ano de trabalho neste ritmo os 03 ventiladores se pagam.

Só pra ter uma idéia, em um quarto específico, o consumo diário era de 4,7KWh por dia e voltou para 1,7KWh com a troca de um ventilador e de uma TV LG por Sony ,e o conforto e utilização continuam exatamente os mesmos.

*** Recomendo que verifiquem o consumo de suas casas e identifiquem quais são os maiores ofensores e atuem, porque as concessionárias e a união estão comendo todo mundo pela perna e se tornam monstros cada vez mais vorazes.
migleo
Byte

Mensagempor ze » 29 Mai 2015 11:20

off topic
Pra quem não me conhece, além de não estar perdendo nada, não sabe que sou adepto das energias renováveis. Há alguns anos coloquei 2 paineis solares +1 mini usina + 1 inversor grid tie como parte do meu hoby. Hoje isso transcendeu o hoby devido ao título do tópico e pretendo fazer um upgrade a qualquer momento (depois de minha iminente aposentadoria). Como a água do corrego diminuiu minha ideota era fazer o gerador ser tocado a biogás, gasogênio e recentemente a biodiesel (dá licença peru viajar pow!). Então me deparei com isso
http://www.oeco.org.br/reportagens/2554 ... ombustivel
Há muitos (e muitos) anos eu já havia teorizado algo assim... mas achara muito simplista (ou bom demais pra ser verdade). Tipo... é só aquecer o óleo vegetal filtrado a 72º e já posso tocar um motor diesel com ele? Vc caro amigo, já teve contato com isso? Já ouviu falar a respeito? É sério? ou "fala sério"? Bom de toda a forma, vai pra minha lista das coisas a fazer depois de aposentar... se der tempo.
Grato por ler...
ze
Dword

Mensagempor migleo » 29 Mai 2015 12:31

Muito bom Zé , pra mim é novidade e achei muito bonito, mas aqui na minha região acho não ia dar certo , a dificuldade aqui é comprar um carro velho pra fazer a experiência, hehehe!

Se achar uma Rural aqui e perguntar se vende ? o dono dela responde: vendo sim , se você não tiver dó de dinheiro eu te vendo!

Na verdade os carros antigos devem ser tratados como relíquias e muita gente na minha região gosta dos jipes,rurais,caminhonetes F75,fuscas,dodge,landau, etc...

Também estou na beirinha da aposentadoria ( faltam 74 meses para os 35 de contribuição do INSS e Previdência Privada) , e tenho uma origem ligada às energias renováveis, meu avô materno que morreu em 1966 com uns 70 anos,era pessoa de posses e muito querida, tinha acesso a informação e fazia viagens a outras localidades distantes, era metido a eletricista e foi o primeiro lá na região dele a colocar energia elétrica na fazenda utilizando gerador no moinho de água, e o povo juntava no quintal pra ouvir rádio à válvula nos remotos tempos.

Acho que este negócio de gostar da eletricidade e da eletrônica já vem de gerações na nossa família.
migleo
Byte

Mensagempor mastk » 29 Mai 2015 13:09

Oleo de cozinha como fonte de energia eh para la de desespero.
mastk
Dword

Mensagempor edison » 30 Mai 2015 01:09

mastk escreveu:Oleo de cozinha como fonte de energia eh para la de desespero.

Ser magnata e acionista da Apple é outra coisa !!! :D
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Anterior

Voltar para Fontes de energia alternativa