Energia solar tornando-se viável!!!

Forum sobre fontes alternativas de energia, como Solar, Eolica, etc...

Moderador: 51

Energia solar tornando-se viável!!!

Mensagempor brasilma » 21 Jun 2015 09:56

Com esta história de bandeiras estou pagando R$ 0,69 por kW (somos em quatro em casa que possui aquecedor solar).

A pouco tempo em outro post havia comentado que a energia solar ainda não estava viável, porem as coisas estão mudando rápido (alta na energia e queda nos sistemas solares).

Mas um detalhe interessante nos sistemas é questão da potência do painel, que também faz com que o custo total caia.

Hoje já é possível adquirir (pagando todos os impostos) um painel de 255W por R$ 799,00 (em um kit de 1500W da phb - postei o link nos fornecedores).

Um conhecido adquiriu este kit há pouco mais de um mês (que vem completo, com sistemas de fixação para as placas no telhado, etc), você conecta a saída do sistema em uma tomada da casa (sistema Tie Grid) e durante o dia seu relógio gira ao contrário, a noite ele retoma o normal, neste período de inverno o saldo já é de 90kW (o custo do sistema todo foi de R$ 10.700,00)

Vamos as contas: com 5 horas de média de sol no Brasil um sistema desse deve gerar 1275 x 5 = 6,4kW dia x R$ 0,69 = R$ 4,40.

Isso dá R$ 132,00 por mês, o que pagaria o sistema em 7 anos, um tempo bem menor do que o resultado que estava obtendo a menos de um ano.

Porem isto poderia ser ainda bem mais favorável... porem para o Governo isto não é conveniente!!!

Precisam que alguém pague a conta do ineficiente setor elétrico Brasileiro, onde a energia é uma das mais caras do mundo.

http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/ ... -casa.html

Ou alguém acredita que uma empresa estatal pode ser eficiente? (O problema não era tão grande pois a nossa matriz energética era 80% focada em hidroeletricidade, cujo insumo de geração cai do céu de graça!!!)

Retirando todos os impostos do sistema solar é possível pagá-lo em 2,5 anos e dai par frente é só lucro, porem ai você vai se tornar concorrente do Estado e outros grupos...
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Re: Energia solar tornando-se viável!!!

Mensagempor edsont » 21 Jun 2015 18:08

Eu já pensei em colocar energia fotovoltaica em casa, não visando economia já que minha conta é muuuito baixa, mas pelo risco de apagão.
Para fugir de um possível apagão teria que usar baterias em vez de grid tie, aí ficaria menos viável porque baterias exigem manutenção.
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Mensagempor brasilma » 22 Jun 2015 08:21

Exatamente Edson, baterias não valem a pena, no sistema Tie Grid você utiliza o sistema interligado como uma "bateria virtual", quando gera mais do que consome acumula no relógio, que gira ao contrário.
brasilma
Dword

Mensagempor Alexandro » 22 Jun 2015 08:56

Mas nesse sistema sem baterias , um apagao voce desliga ? O que os outros esperam é independencia da concessionaria.
Alexandro
Byte

Mensagempor xultz » 22 Jun 2015 09:42

Você só não desliga se o seu sistema de painéis solares tiver capacidade de gerar a potência que sua casa consome naquela hora, e estiver recebendo energia solar suficiente. Ou seja, se o apagão for de noite, não tem milagre, né?
Sem baterias, você consegue suprir energia para a casa durante o dia, e teoricamente vende a energia excedente prá concessionária. Digo teoricamente porque não sei como está a legislação vigente, até onde sei, por exemplo, todos os medidores da Copel (pelo menos os mecânicos) têm trava para não girar ao contrário. Esse assunto ainda vai dar muito pano prá manga.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor brasilma » 22 Jun 2015 10:47

Para garantir a energia para iluminação no caso de falta da rede, o mais viável é uma luz de emergência ou um no-break no computador.
brasilma
Dword

Mensagempor edsont » 22 Jun 2015 11:35

A minha preocupação principal era com a geladeira durante um apagão. Precisaria de um inversor senoidal ou uma geladeira DC (opção que descartei devido ao custo).
O computador poderia trocar por notebook, embora eu prefira o desktop. Internet provavelmente vai cair.
No meu no break estão o computador, a TV (monitor), a internet (funciona se o apagão for local, no poste) e o receptor da parabólica (os satélites não caem).
Eu escolhi um no break 12V; se a bateria arriar eu posso puxar uma extensão do carro em caso emergencial, ou trocar as baterias.
edsont
Word

Mensagempor proex » 22 Jun 2015 12:07

xultz escreveu:Você só não desliga se o seu sistema de painéis solares tiver capacidade de gerar a potência que sua casa consome naquela hora, e estiver recebendo energia solar suficiente. Ou seja, se o apagão for de noite, não tem milagre, né?
Sem baterias, você consegue suprir energia para a casa durante o dia, e teoricamente vende a energia excedente prá concessionária. Digo teoricamente porque não sei como está a legislação vigente, até onde sei, por exemplo, todos os medidores da Copel (pelo menos os mecânicos) têm trava para não girar ao contrário. Esse assunto ainda vai dar muito pano prá manga.

Só pra esclarecer Xultz, quando vc "vende a energia excedente prá concessionária" vc tem que pagar imposto. Da mesma forma que a concessionária paga imposto quando vende energia pra vc.

No caso da Concessionária, o imposto a ser pago por ela é cobrado de vc e vem incluso na conta do mês.
Como vc não emite uma Conta de Luz pra concessionária quando fornece energia pra ela, como vc irá pagar o imposto?

.
proex
Dword

Mensagempor edsont » 22 Jun 2015 12:22

Nos medidores convencionais não tem como a concessionária saber o que foi gerado pelo consumidor. O consumidor paga o que foi consumido menos o que foi exportado.
Sendo assim o preço também tem que ser o mesmo. Já os medidores digitais não sei como funcionam.
As bandeiras tarifárias idem. Quando uma bandeira não se aplica ao mês inteiro tem que ser calculado em porcentagem se não se sabe o consumo dia a dia.
edsont
Word

Mensagempor edsont » 02 Jul 2015 17:52

Para o futuro:
Célula solar gera e armazena energia por semanas.
"Rachel Huber e Amy Ferreira, da Universidade da Califórnia em Los Angeles, criaram um novo tipo de célula solar que não libera a eletricidade gerada imediatamente, podendo armazená-la por semanas"
http://www.inovacaotecnologica.com.br/n ... ZWinvlVhBc
edsont
Word

Mensagempor edsont » 08 Jul 2015 21:52

Curiosidade.
Deveria ser How it's made. Começa em 1:06.
edsont
Word

Mensagempor edsont » 23 Jul 2015 10:22

Eu só percebi hoje na conta de luz (CPFL Paulista) que o consumo mínimo faturado é de 50 kwh. Meu consumo às vezes fica abaixo disso e vem cobrado os 50.
Se eu exportasse, então seria de graça.
edsont
Word

Voltar para Fontes de energia alternativa