Onde comprar transformador FlyBack

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Onde comprar transformador FlyBack

Mensagempor Eduardo Augusto » 25 Jun 2015 23:29

Olá!

Estou desenvolvendo alguns modelos de fontes chaveadas, meu primeiro protótipo de fonte chaveada, no caso topologia flyback. A ideia é adotar essa fonte para: se não todos, boa parte de meus projetos. Pois bem, projetei a fonte usando application note do fabricante, desenhei o esquemático e em paralelo ao desenvolvimento do layout estou buscando fornecedores para os componentes. Contudo de todos os componentes oque esta mais difícil de achar é o transformador... Farnell possui o bendito, só que em 4 semanas... Não queria esperar tanto para iniciar os teste :(
Como é meu primeiro projeto com fonte chaveada não conheço bons fornecedores, e gostaria da indicação de vocês!
TRANSFORMER, 5V/12V, 30W, EE25
http://www.farnell.com/datasheets/1772973.pdf

Obrigado!!
Não é possível dormir com todas mulheres do mundo, mas deve-se fazer o esforço.
Eduardo Augusto
Byte

Re: Onde comprar transformador FlyBack

Mensagempor Marcelo_SP » 26 Jun 2015 08:04

Marcelo_SP
Nibble

Mensagempor eletroinf » 26 Jun 2015 13:30

Esses caras também fazem:

http://www.rasatronic.com.br/
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor Eduardo Augusto » 02 Jul 2015 09:03

Ainda não encontrei o benedito :evil:

A Mgs parece ter em seu catalogo, porem ligo lá mando mensagem pelo site e nada, complicado....
Eduardo Augusto
Byte

Mensagempor MOR_AL » 02 Jul 2015 11:43

Tem a empresa Thornton, aqui no Brasil.
Baixe o catálogo deles.
Os projetos de sítios estrangeiros inegavelmente o levarão aos núcleos fabricados por eles. Aí é que começa a odisseia.
Em meus projetos, eu sigo a metodologia abaixo:
1 - Especificações da fonte Flyback.
2 - Cálculo da parte de potência. Este cálculo leva em consideração o fato de que em muitos casos a tensão AC de entrada pode produzir alta tensão DC (algo como 350Vcc) após retificada e filtrada, exigindo semicondutores de chaveamento com tensões altas de bloqueio. Se pensarmos que o semi-período em que a bobina de secundário estiver conduzindo, produz uma tensão no primário mais alta ainda e que ainda pode haver cerca de 50 a 100 volts de pico somados, então o número de dispositivos comutadores que suportam esta tensão fica drasticamente reduzido.
Então, um parâmetro importante a ser considerado no projeto é a tensão máxima de primário, que pode alcançar a fonte.
3 - Uma vez calculada a parte de potência e direcionando para um semicondutor de potência mais fácil de achar e de custo atrativo, o próximo passo é determinar o núcleo do trafo. Há uma metodologia apresentada em 1929, que a partir de medições em apenas um núcleo de um material (que pode ser qualquer magnético) pode-se chegar ao tamanho do núcleo, o número de espiras e o tamanho do gap. Na primeira tentativa costuma-se chegar a um erro não maior que 20% no valor do indutor. Pode-se alterar o tamanho do gap para chegar aos valores dos indutores, ou pode-se reenrolar o trafo com algumas modificações no número de espiras. Aí se chega a erros de algo como 5%, o que é ótimo.
Com isso é possível calcular a fonte com núcleos encontrados no mercado nacional, ou pode-se entrar em contato com a Thornton para saber quem revende aqui no Brasil.
É claro que um núcleo toroidal específico para fontes chaveadas leva a um projeto mais rapidamente, mas aí tem que importar o núcleo né? Normalmente, após gastar-se para importar e esperar que chegue, pode-se descobrir que o núcleo não é exatamente o desejado. Aí tem-se que repetir o processo de compra.
Vai depender de sua escolha.
Os sítios estrangeiros contém os aplicativos para o cálculo, mas a aquisição é trabalhosa.
O processo que uso possui mais cálculos, mas o componente pode-se comprar no Brasil.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Eduardo Augusto » 02 Jul 2015 16:54

Vou dar uma olhada com atenção nos produtos que a Thornton tem.

Então, a especificações da minha fonte chaveada é: entrada 80V ~ 265V com saída única de 12V 1A ou 2A e com controle por opto isolação.
Para as demais tensões utilizareis reguladores de tensão.
Estou utilizando o integrado da power integrations TNY278PC pois é recomendado para sistemas de medição, a tensão do mosfet é 700V, portanto ele da conta da tensão de retificação. A frequencia de chaveamento é 130Khz, não sei responder no circuito aplicação que estou utilizando qual a tensão maxima do primário, mas suponho que seja algo entorno dos 185 - 265Vrms. Estou me baseando inteiramente no material de apoio deles pois é meu primeiro projeto com chaveadas.

O circuito que estou utilizando é este:

Capture.PNG
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Eduardo Augusto
Byte

Mensagempor JeanPaul » 02 Jul 2015 20:40

A Power Integrations tem um software que calcula o núcleo, quantidade de espiras e inclusive a bitola dos fios. Ele te entrega uma receitinha de como bobinar o transformador. Manda isso pra alguém que entenda, pois se o trafo não for bem feito ... dá zica!
JeanPaul
Byte

Mensagempor Eduardo Augusto » 02 Jul 2015 22:16

JeanPaul escreveu:A Power Integrations tem um software que calcula o núcleo, quantidade de espiras e inclusive a bitola dos fios. Ele te entrega uma receitinha de como bobinar o transformador. Manda isso pra alguém que entenda, pois se o trafo não for bem feito ... dá zica!

http://ac-dc.power.com/design-support/pi-expert/ confirma?
Eduardo Augusto
Byte

Mensagempor JeanPaul » 03 Jul 2015 07:57

Esse mesmo.
Tinha outro que se chamava PIXls Designer que era uma espécie de planilha onde você colocava os dados e ele ia calculando.
Abrangia uma linha maior se não me engano, mas não sei se ainda existe, pois faz tempo que utilizei.
JeanPaul
Byte

Mensagempor MOR_AL » 03 Jul 2015 16:43

Eduardo Augusto escreveu:Vou dar uma olhada com atenção nos produtos que a Thornton tem.

... Não sei se os núcleos da Thornton respondem bem em 160kHz com baixa perda.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos