Módulo RF 2.4GHz

Telecom em geral

Moderadores: andre_luis, 51

Módulo RF 2.4GHz

Mensagempor JeanPaul » 18 Ago 2015 16:24

Olá pessoal,

Surgiu um projeto onde preciso monitorar e fazer a leitura de alguns totens que possuem sensores. Preciso organizar as leituras com a identificação de cada totem, leitura do sensor e montar um relatório. A quantidade de totens pode chegar até 500 e cobrir uma distância de até 1 km, mas a distância entre os totens é pequena, de uns 20 metros no máximo. A aplicação requer comunicação wireless, não é minha área e nunca trabalhei com estes módulos disponíveis no mercado.

Andei pesquisando e li alguma coisa sobre Zigbee e Miwi. Achei que ambos se encaixam bem ao projeto. Existem outras opções?

Conheci superficialmente os módulos XBee. Parece ser muito fácil de utilizar, mas não é apenas um “rádio” correto? Possuem um microcontrolador interno e isso acaba deixando o custo final do módulo um pouco elevado.

Dei uma olhada também no MRF24J40MD da Microchip. Aparentemente é o que preciso, mas olhando a documentação e a lib tomei um susto. Enfiar uma lib quase indecifrável no código não me deixa muito confortável. Além do mais não queria ficar preso a nenhum microcontrolador da Microchip.

A ideia seria passar para o módulo a ID do totem/sensor a ser lido e receber o valor. Existe alguma coisa pronta no mercado? Não pretendia gastar muita energia nisso!

Me corrijam se escrevi alguma besteira!
Enfim, se algum colega que já trabalhou com uma solução parecida puder dar um direcionamento eu agradeço!

[]’s

Jean Paul
JeanPaul
Byte

Re: Módulo RF 2.4GHz

Mensagempor tcpipchip » 18 Ago 2015 17:06

Energia vai se gastar para fazer a placa para o módulo RF.

O que você vai ler dos TOTENS ? (que sinal analógico) ?

Talvez tenhamos a solução pronta de Hardware e ai faráamos apenas o Software.
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor tcpipchip » 18 Ago 2015 17:07

E quanto você pretende gastar no máximo por cada ponto ??
tcpipchip@hotmail.com
tcpipchip
Dword

Mensagempor JeanPaul » 19 Ago 2015 09:51

Então, dei uma olhada nos módulos da Nordic e achei muito legal. Documentação bem organizada e fácil de entender. Fiz uma leitura rápida e até onde pude ver existe uma limitação quanto ao número de módulos se comunicando no sistema.

Ainda estamos em fase de pré-projeto e fica um pouco difícil falar em valores, mas de antemão pagar mais de R$ 100 apenas pelo módulo RF acho meio pesado. Estamos avaliando a possibilidade de utilizarmos o próprio microcontrolador presente em alguns módulos para desenvolver a solução.

Nas minhas pesquisas encontrei o ZICM357SP0-1. Bem parecido com o XBee mas tem um ARM.

@tcp

A princípio será feito uma leitura de consumo de energia (V,A,kW) mas não está fechado ainda. Não pretendo desenhar o circuito RF, apenas a placa onde o módulo será acoplado.
Vou aprofundar um pouco mais minha pesquisa pra saber exatamente com o que preciso trabalhar, mas vou entrar em contato pra vermos uma possível solução.
JeanPaul
Byte

Mensagempor xultz » 19 Ago 2015 09:57

Os módulos nRF24L01 são simples de se usar, mas você vai ter que implementar praticamente toda a camada de protocolo na mão. Isso pode ser uma benção, como pode ser um baita abacaxi, tudo depende da tua aplicação. Se todos os módulos estiverem com o mesmo endereço, qualquer pacote enviado é recebido por todo mundo, aí fica por tua conta implementar uma maneira de endereçar o pacote. Se o sistema for mestre-escravos, cada escravo pode ter um endereço, e o mestre muda seu endereço para o endereço do escravo e assim eles trocam uma ideia. É possível configurar o módulo para reenvio em caso de falha, e coisas do tipo, então dá prá fazer um sisteminha bem legal.
O lado bom é que tem zilhares de fabricantes de módulos com nRF24L01.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor JeanPaul » 19 Ago 2015 11:17

Verdade Xultz, agora que você falou acho que dá pra usar uma parte do payload pra endereçar os pacotes e aumentar o número de endereços. A flexibilidade é uma vantagem mesmo, pois o sistema não é complicado e é praticamente mestre-escravo. Acho que daria pra implementar um protocolo simples de boa.

Uma dúvida que surgiu durante minhas pesquisas: nestes módulos que possuem um microcontrolador embutido, tipo o ZICM357SP0-1, eu posso gravar um programa que desenvolvi na flash e continuar me beneficiando do software wireless do módulo? Não ficou muito claro isso.
JeanPaul
Byte

Mensagempor denis » 19 Ago 2015 13:17

Conhece ?
http://www.linear.com/designtools/wirel ... tworks.php

Imagino que este problema de ter que encapsular o destino nesta aplicação isto ja esta resolvido.
Mas o preço não sei se atende.
denis
Byte

Mensagempor tcpipchip » 19 Ago 2015 15:50

Voce pode usar uns modulos RF que rodam JSON, ai voce pode comunicar com eles via JAVA SCRIPT
tcpipchip
Dword

Mensagempor xultz » 19 Ago 2015 16:15

Miguel, JSON não é uma linguagem de programação, é uma maneira de representar dados, acho difícil achar um módulo que rode JSON. Ou mesmo Javascript...
xultz
Dword

Mensagempor tcpipchip » 19 Ago 2015 16:37

Seria então JSON ENGINE, WEB SOCKET ?
tcpipchip
Dword

Mensagempor xultz » 19 Ago 2015 17:03

Pode até ser. Mas eu fico pensando, pro módulo rodar Javascript, ele precisa rodar um interpretador node.js ou io.js, que vai rodar sobre um sistema operacional (provavelmente Linux), então penso que esse módulo é um canhão prá matar uma pulga... É possível controlar o nRF24L01 com qualquer PIC, que me parece ser um tamanho mais adequado para a solução.
xultz
Dword

Mensagempor tcpipchip » 19 Ago 2015 17:06

Não necessita ter um LINUX por trás não!
tcpipchip
Dword

Mensagempor xultz » 20 Ago 2015 10:02

Você conhece algum módulos destes, Miguel, que roda Javascript? Fiquei bem curioso agora...
xultz
Dword

Mensagempor JeanPaul » 20 Ago 2015 13:37

Valeu Denis.
Realmente o valor final fica pesado neste caso.

Vou dar uma boa olhada no nRF24L01+ e pensar numa pseudo mesh pra ver se me atende.
Acredito que este seja o melhor custo benefício.

Vou fazer uns testes e posto aqui minhas impressões.

Por equanto, muito obrigado aos colegas pelas dicas.
JeanPaul
Byte

Mensagempor tcpipchip » 21 Ago 2015 09:12

Usa o modelo com core 51 da INTEL
tcpipchip
Dword

Voltar para Telecomunicações