roberto escreveu:Ontei comprei eum transformador de 12 v 10 Amperes
e ele é bem grandinho. Nas fontes de PC a fonte ATX ou AT tem uma saída de 12 v e 10 Amperes, mas tem um transformador
bem pequeno. Como um transformador deste tamanho pode suportar 10 Amperes?
Roberto
Fontes não são a minha especialidade, inclusive se eu estiver errado por favor alguém me corrija.
Bom, como o próprio Brasilma disse, ela trabalha de uma forma completamente diferente das fontes lineares. A alteração da frequência do primário muda completamente as caracteristicas físicas do trafo, tanto de tamanho, quanto de quantidade de espiras quanto de material usado.
Imagino que você tenha percebido que o núcleo do trafo que você comprou é diferente do núcleo do trafo de uma fonte chaveada que usa ferrite se não me engano.
Quanto a corrente você pode ficar despreocupado porque não esta acontecendo nenhum milagre ou coisa sobrenatural, você pode conferir na tabela de bitolas, queo fio dos enrrolamentos do trafo são proporcionais a sua corrente de trabalho (nas fontes de qualidade é claro).
O primário usa um fio mais fino pois a corrente é mais baixa, porém a tensão é alta. O secundário usa um fio mais grosso, corrente alta tensão baixa.
Abaixo coloquei uma foto de uma fonte chaveada simples (não é fonte de PC) e também um link para mais informações.
Espero ter ajudado, um abraço.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fonte_chaveada

Existem três leis que governam o mundo...
A Lei da gravidade, a Lei do mais forte e a lei de Murphy.