Rodrigo_P_A escreveu:Será que existe tanta diferença de velocidade? Eu nunca medi, você já mediu?
sim sim, na epoca eu frequentemente media isso... no geral o freebsd usa abordagens mais conservadoras, o que garante estabilidade e seguranca. no openbsd, entao, o conservadorismo vai ao extremo da performance nao importar, em prol da seguranca total.
em termos de processos e disco, por exemplo, o linux normalmente era superior. isso eh muito interligado no linux: o filesystem eh mapeado via memoria virtual, de modo que toda memoria livre eh usada como cache, o que acelera a operacao. no freebsd, isso era particionado. mas tem o outro lado da moeda: a performance do linux normalmente eh alta, mas nao linear, quer dizer, quando acaba a memoria, as caches minguam e a performance vai no chao. no freebsd isso eh linear e menos sensivel. mas eh operacao normal, o que eu percebia eh que o linux tinha uma performance melhor em termos de disco e processos. por outro lado, quando se fala em rede, a coisa mudava de figura. em que pese o linux ser muito bem otimizado em todos os aspectos, as escolhas dentro do core de rede foram pessimas. talvez tenha sido pouca experiencia, nao sei dizer, mas o fato eh que o ipfw (ferramenta de firewall do freebsd) era vastamente superior a tudo que havia para linux. na epoca do iptables, eu cheguei a criar modulos que imitavam o funcionamento do ipfw em alguns aspectos para suprir as deficiencias que o linux tinha.
hoje em dia nao sei dizer quanto eh essa diferenca. o linux eh vastamente popular, mas o freebsd ainda eh uma escolha obvia para firewall, entao acho que ele continua melhor na area de redes. o que escuto por aih eh que um macbook pode ser ateh duas vezes mais veloz rodando linux (em contraste com o OSX, que eh fortemente baseado em freebsd), embora essa melhora seja bem subjetiva: processos, disco, etc. no aspecto funcional, dificilmente uma interface baseada em X vai conseguir bater a interface grafica nativa do OSX. entao, entre performance e funcionalidade, acabo ficando com funcionalidade. entre performance e estabilidade, estabilidade. e entre performance e seguranca, seguranca, sem duvida. ter conforto e conseguir dormir a noite sem se preocupar se os servidores estao no ar eh uma coisa bem boa, tenho doh de quem usa linux por aih e fica sofrendo atoa hehehe a coisa varia muito, eh fato, montar uma maquina com linux eh muito mais simples e faco isso constantemente. mas para colocar no ar na internet, acabo ficando com o freebsd mesmo, eh mais seguro.
uma coisa que lembrei: na epoca em que eu trabalhava com TI, tinhamos acho que uns 2 ou 3 servidores de email baseados em freebsd, com o sendmail. as maquinas chegavam a trabalhar com load 20 e nao paravam. havia tambem um linux com qmaill, que vivia no talo. se for pensar, o linux segurava uma barra tao pesada quanto as outras maquinas somadas, mas eh fato que os freebsds rodavam antispam e antivirus tambem, daih o motivo de trabalharem em cluster e estarem sempre com um load gigantesco. bom, um dia alguem falou que podia colocar um postfix na frente de tudo e resolver o problema de spam e virus. a maquina foi para load 20 e crashou... uma hora depois estava fora da rede e os freebsds continuavam a fazer o trabalho deles! :v hehehe