negative voltage

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

negative voltage

Mensagempor juniorlucival » 06 Mai 2016 21:00

Amigos to levando um coro aqui, preciso inverter uma tensão positiva 12vdc para -15vdc essa entrada ai posso variar se for mais fácil posso ter de entrada 15 até 20vdc sem problemas, mas a saída tem que ser -15vdc, já tentei l2576-12v, mc34063a e um conjunto de capacitores e diodos, o lm2576 consegui mas o ruído de ripple e elevado cerca de 4vpp, com mc34063 não consegui de maneira nenhuma, isso com 5 peças novas e varias configurações, para buck e booster normal mas inverter sem chance, e usando os capacitores e diodos funciona, mas tem pouquíssima capacidade de corrente, falando nisso preciso de pelo menos 300mA na saída. A linear tem algumas soluções, mas como todos sabem a linear e difícil de achar e caro os componentes. Se os senhores poderem me dar uma dica ficaria muito grato.
juniorlucival
Nibble

Re: negative voltage

Mensagempor KrafT » 06 Mai 2016 21:21

Esse cara calcula as configurações mais populares do 34063: http://www.bobtech.ro/tutoriale/compone ... p-inverter

Observe que quando vc coloca tensão de saída negativa ele apresenta o esquema no modo inversor.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor juniorlucival » 06 Mai 2016 21:36

Como disse, ta tentei o 34063 não sai tensão negativa, vi em fóruns por ai que muitos teem a mesma dificuldade ele eleva e desce mas inverter so no papel pois na pratica não consegui, comprei exatamente os mesmos valores que estava no datasheet e nada
juniorlucival
Nibble

Mensagempor juniorlucival » 06 Mai 2016 21:41

até se tiver alguém disposto a fazer isso pra mim e ver o preço to disposto a remunerar pois to parado nisso. Como essa tensão sera usada em um conversor d/a e tem precisão de 8 bits, não posso ter muito ripple pois isso sera interpretado pelo dac, pelos meus cálculos até 100mvpp tranquilo.
juniorlucival
Nibble

Mensagempor KrafT » 06 Mai 2016 21:45

Se o componente está chaveando e se respeitada a posição dos componentes, fatalmente é gerada a tensão negativa. Já fiz conversores com o LM555 e um mosfet e funciona, não tem porque um CI dedicado não funcionar.

Não tais usando um indutor muito grande, ou muito pequeno, ou ainda diodo comum na retificação?

Você tem osciloscópio ou acesso ao um osciloscópio?
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor juniorlucival » 06 Mai 2016 21:55

Sim tenho osciloscópio e tudo mais, veja o indutor esta correto e o restante, pois eu consigo fazer booster e buck so não inverter, e uso os mesmos métodos, como te disse com capacitor e diodo e um 555 fiz aqui e funcionou so não consegui capacidade de corrente, e você me disse que fez com fet, eu tentei amplificar com transistor mas sem sucesso, esse que fez com 555 e fet sera que ainda tem ai?
juniorlucival
Nibble

Mensagempor KrafT » 07 Mai 2016 16:50

Se vc tem uma saída PWM sobrando, vc pode gerar a tensão negativa pelo MCU e regular com uma regulador linear, ou transistor+zenner. Ainda nessa linha, vc pode usar o ADC do MCU para fazer um controle rudimentar, que vai evitar sobre carregar teu regulador linear.

Tou curioso sobre o 34063 não funcionar... Vou ver se me animo a testar para o colega.
KrafT
Dword

Mensagempor juniorlucival » 05 Jun 2016 21:46

Amigos, o mc34063 funcionou agora, o erro estava no tipo do indutor, isso mesmo, o tipo do indutor, eu usei aqueles plasticos, achei no meio da minha sucata aqui uma placa com um circuito utilizando o mc34063 coloquei o indutor da placa e bingo, funcionou perfeito, tem que ser indutor com ferrite, aqueles plasticos não vai.
juniorlucival
Nibble

Mensagempor KrafT » 05 Jun 2016 21:58

juniorlucival escreveu:Amigos, o mc34063 funcionou agora, o erro estava no tipo do indutor, isso mesmo, o tipo do indutor, eu usei aqueles plasticos, achei no meio da minha sucata aqui uma placa com um circuito utilizando o mc34063 coloquei o indutor da placa e bingo, funcionou perfeito, tem que ser indutor com ferrite, aqueles plasticos não vai.

:arrow: Não tais usando um indutor muito grande, ou muito pequeno, ou ainda diodo comum na retificação? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
KrafT
Dword

Mensagempor andre_luis » 05 Jun 2016 22:17

juniorlucival escreveu:tem que ser indutor com ferrite, aqueles plasticos não vai.

Só de curiosidade, qual é a frequencia do sinal oscilando na saída ?
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor juniorlucival » 06 Jun 2016 10:20

Todo o resto ja esta funcionando perfeitamente, diodo e afins, eu estou convertendo 26v para -15v, o indutor é de 220 uh a frequencia 56khz(medidos no osciloscopio em cima do capacitor de oscilação.) Pouca ripple cerca de 50mv, inclui um filtro lc na saída com outro indutor de 220uh e um capacitor 100uF, percebo um zunido no circuito, mas até 500mA funciona perfeito sem aquecer.
O problema não é a indutância, mas sua capacidade de corrente no mesmo circuito coloquei um indutor do mesmo valor mas aqueles plasticos pequenos, e não funcionou, troquei no protoboard pelo que encontrei mas com núcleo de ferrite e funcionou na hora. Não posso afirmar que isso é uma regra, ou não sei a explicação, mas pra mim aqui foi o que ocorreu.
juniorlucival
Nibble

Voltar para Circuitos Diversos