Visual Linux p/ "embarcados" [x86 c/ recursos limitados]

Discussão sobre linux para plataformas Intel x86 ou x64 (PC)

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Visual Linux p/ "embarcados" [x86 c/ recursos limitados]

Mensagempor andre_luis » 16 Jul 2016 16:11

Pessoal,

Sei que isso já foi discutido por aqui em algum lugar, mas não estou encontrando.
O fato é que eu gostaria de uma distribuição light do Linux, mas todas que encontro recomendam requisitos minimos bem pesados para a plataforma que possuo.

A propósito, estou com umas placas baseadas no Pentium, mas com apenas 512M de memória RAM.
O que vejo nas distribuições disponiveis por aí pra download é 1G ou acima disso.

A proposito, tentei instalar uma versao leve, o LUBUNTU, mas por algum motivo a instalação parou logo no início...

Alguem poderia dar uma dica ?
Editado pela última vez por andre_luis em 20 Jul 2016 08:49, em um total de 1 vez.
Razão: Informação adicionada ao título
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Re: Visual Linux p/ "embarcados"

Mensagempor pamv » 16 Jul 2016 18:37

Desculpe se a pergunta for imbecil, mas quando vc fala pentium, você quer dizer cpu de 32 bits?
pamv
Word

Mensagempor andre_luis » 16 Jul 2016 19:15

Sim, é um variante do Pentium acho que sufixo M, de 32 bits com certeza...
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor pamv » 16 Jul 2016 19:40

Minha sugestão: a menos que vc precise de algo top, procure uma versão mais antiga. Eu rodo freebsd 6 num Pentium II com 128 M de ram e num Pentium Pro com 96M. Não fiz upgrade porque o free começou a comer disco aos montes, mas a memória ram é mais do que suficiente pra rodar o sistema, um apache, um named local, um dhcp server, X com fvwm, etc. Também rodo ubuntu32 num Atom 32 bits com 1G e ele nem coça o swap.
pamv
Word

Mensagempor andre_luis » 16 Jul 2016 20:18

Valeu, vou tentar esse freebsd...
Mas, apenas como referencia, que versão voce tá usando ?

A propósito, acabei de baixar o Luna, e vou ver no que dá...
andre_luis
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 16 Jul 2016 20:30

nao conheco as distros que vc mencionou, mas tambem nao imagino pq motivos haveria um requisito de 1GB de ram... para mim isso eh piada: nas minhas maquinas virtuais uso 256MB de memoria e limito o uso a um unico core. e mesmo assim consigo rodar o X, embora o meu uso seja basicamente varios xterms e um gerenciador de janelas tosco qualquer. provavelmente para vc rodar um ambiente windows-like cheio de firula, vc vai ter um consumo de memoria windows-like, mas acho que eh meio desnecessario. sem usar firulas, 256MB eh uma capacidade de memoria realmente confortavel para rodar aplicacoes como gcc, apache, etc.

requerimentos minimos do slackware 14.2 (ultima versao, saiu estes dias)... os caras indicam 486 com 64MB de ram, provavelmente isso eh o minimo, embora eu ache que 4 ou 8MB devem ser o minimo realmente possivel. mas o uclinux roda com muito menos, como verificamos adiante...

http://www.slackware.com/install/sysreq.php

Slackware Linux doesn't require an extremely powerful system to run (though having one is quite nice :). It will run on systems as far back as the 486. Below is a list of minimum system requirements needed to install and run Slackware.

486 processor
64MB RAM (1GB+ suggested)
About 5GB+ of hard disk space for a full install
CD or DVD drive (if not bootable, then a bootable USB flash stick or PXE server/network card)

Additional hardware may be needed if you want to run the X Window System at a usable speed or if you want network capabilities.

esse cara aqui roda uclinux com um 68008 de 12MHz e 512KB de ram, 512KB de rom:

https://www.youtube.com/watch?v=eH6nTIHbxhE

ImagemImagem

http://www.bigmessowires.com/68-katy/
Editado pela última vez por msamsoniuk em 16 Jul 2016 20:43, em um total de 2 vezes.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor andre_luis » 16 Jul 2016 20:38

msamsoniuk escreveu:nao conheco as distros que vc mencionou, mas tambem nao imagino pq motivos haveria um requisito de 1GB de ram...

Não lembro se isso estava escrito exatamente como requisito ou recomendado, mas me parece que deve ser por causa dos penduricalhos que metem nas distros, tem muita coisa pra suporte de midia em browsers e o escambáu.

A propósito, o Luna não funcionou, vou tentar agora com o freebsd.
Estou achando que a caca está no programa de boot que estou usando, o Multiboot (corrigindo, Xboot...), mas enfim, mais uma tentativa...
andre_luis
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 16 Jul 2016 20:46

Acho um absurdo a qtde de RAM exigida em algumas aplicações. Simplesmente num faz sentido

Enviado de meu SM-A700FD usando Tapatalk
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 16 Jul 2016 20:47

mas eh tipo o slackware ali: 1GB recomendado, mas requisito minimo 64MB! :D

afinal, vc vai usar maquina para que? multimidia? web? cad? servidor? led blink? depende realmente da aplicao, mas em uma distro tipo slackware, freebsd ou openbsd, a maquina boota relativamente limpa jah por default. e tirar o pouco que boota para ficar mais limpa ainda eh relativamente facil. de fato, ateh o OSX rola desarmar a interface grafica e bootar como servidor de rede. mas perde bastante a graca do sistema... pior o windows, q nao tem como bootar sem o mouse neh :v

andre_teprom escreveu:
msamsoniuk escreveu:nao conheco as distros que vc mencionou, mas tambem nao imagino pq motivos haveria um requisito de 1GB de ram...

Não lembro se isso estava escrito exatamente como requisito ou recomendado, mas me parece que deve ser por causa dos penduricalhos que metem nas distros, tem muita coisa pra suporte de midia em browsers e o escambáu.

A propósito, o Luna não funcionou, vou tentar agora com o freebsd.
Estou achando que a caca está no programa de boot que estou usando, o Multiboot (corrigindo, Xboot...), mas enfim, mais uma tentativa...
Editado pela última vez por msamsoniuk em 16 Jul 2016 20:49, em um total de 1 vez.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor pamv » 16 Jul 2016 20:48

andre_teprom escreveu:Valeu, vou tentar esse freebsd...
Mas, apenas como referencia, que versão voce tá usando ?

A propósito, acabei de baixar o Luna, e vou ver no que dá...

Eu só citei como exemplo. Acho que um debian antigo é mais compatível
pamv
Word

Mensagempor pamv » 16 Jul 2016 20:51

msamsoniuk escreveu:esse cara aqui roda uclinux com um 68008 de 12MHz e 512KB de ram, 512KB de rom:

https://www.youtube.com/watch?v=eH6nTIHbxhE

ImagemImagem

http://www.bigmessowires.com/68-katy/

Tava justo olhando o katy quando vc postou aqui...
pamv
Word

Mensagempor andre_luis » 17 Jul 2016 10:36

Rapaz, me desculpa se a questão é trivial, mas estou apanhando pacas pra conseguir fazer instalar.
Eu realmente nunca havia instalado Linux, mas apenas usado, rsrs.

Estou usando a USB0, que segundo o manual do equipamento é a que deve ser usada para Boot. Também estou usando FAT32 e partição MBR (quando possivel configurar), que de acordo com informações diversas, são recomendados. Primeiramente, percebi que eu estava usando aplicatívos para criar USB bootáveis, e não propriamente instaladores botáveis a partir da USB. O problema é que alguns programas que usei aceitam apenas formato ISO, e algumas imagens vem apenas no formato IMG.

O resultado varia conforme as combinações, alguns casos dão erro na gravação no USB, ainda no desktop Windows.
Outros casos, cria a imagem no pendrive direitinho, mas quando plugo no PC, é ignorado, bootando pelo HDD, com uma imagem já existente.
Ainda em outros casos, a instalação tem inicio, mas dá erro no meio do processo.

Creio que as versões de instaladores não sejam mais compativeis com o HD desse PC, mas posso estar errado. Sei que a imagem original existente no PC havia sido gravda pelo CloneZilla, mas esse programa tem uma usabilidade meio complicada pra mim, e ainda assim não tenho certeza se eu usar uma versão atualizada não ira acontecer a mesma dor de cabeça que as demais tentativas.

Poderia sugerir alguma combinação ( versão-do-linux + imagem + instalador ) que fosse mais provável de funcionar ? Ao menos deixei de me sentir "solitário" nessa empreitada quando voce disse que também tinha feito o mesmo num Pentium, apesar do seu ser mais novo que o meu...

AT+
andre_luis
Dword

Mensagempor andre_luis » 18 Jul 2016 13:40

Bom, já troquei de Pendrive, tentei várias combinações de distro+instalador e nada até agora.
Difícil entender no que raios estou papando-mosca, pra instalar o Windows instala normalmente...
andre_luis
Dword

Mensagempor pamv » 18 Jul 2016 19:22

Minha última instalação foi do DietPi (um debian enxugado) em um Orange Pi PC usando o windows, eu usei um tal de "Win32diskImager" para gravar a imagem no pendrive. No Linux e no FreeBSD eu uso o dd para transferir para o pendrive.
pamv
Word

Mensagempor andre_luis » 19 Jul 2016 20:30

RESOLVIDO !!!!

Descobri que as distro linux que rodam em CPUs de Pentium-M pra baixo, precisam ser do tipo não compativel com PAE.
Tem muitas opções de arquivos .ISO explicitamente com o sufixo "non pae", e foi isso que eu fiz.

Só pra constar, estou usando o DEBIAN MATE OS - NON PAE.
Fica então a dica pra quem precisar...
andre_luis
Dword

Voltar para Linux ( x86 ou x64 )