Conversor USB Prolific genérico e Windows10

Discussões sobre Windows: 98, XP, NT, CE, Vista, 7, 8, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Conversor USB Prolific genérico e Windows10

Mensagempor KrafT » 13 Mai 2016 17:58

Esses conversores que custam menos que um dólar são uma mão na roda:

Imagem

Mas, nem seguindo todas as receitas da internet consegui funcionar os trem no Win10:

Imagem

Já no WIN 7 funciona de boa:

Imagem

Larguei mão... :? O jeito é usar FTDI.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Re: Conversor USB Prolific genérico e Windows10

Mensagempor KrafT » 13 Mai 2016 18:00

Detalhes do driver que ele instala no W10:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 14 Mai 2016 08:57

Tenho vários deles, a versão oficial do drive de 2011 funciona no Windows 10 64 bits a de 2015 não---- coisas da vida.
EDSONCAN
Word

Mensagempor KrafT » 14 Mai 2016 10:19

EDSONCAN escreveu:Tenho vários deles, a versão oficial do drive de 2011 funciona no Windows 10 64 bits a de 2015 não---- coisas da vida.

Boa dica Edson. Eu cometia o erro de não selecionar o driver manualmente na lista... Esse site tem tudo mastigadinho: http://wp.brodzinski.net/hardware/fake- ... o-install/

Problema resolvido. Obrigado.

O driver funcionando:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
KrafT
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 01 Jul 2016 15:30

Valeu a dica, resolveu meu problema
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor KrafT » 01 Jul 2016 18:50

No meu caso, o Windows repõe um driver mais novo (e que não funciona) de vez em quando. Mas não me incomodo... Como o uso é eventual, vou lá e seleciono o driver velho (e funcional) manualmente.

Dizem que tem como impedir essa atualização, mas no meu caso, não vale o empenho.
KrafT
Dword

Mensagempor pamv » 04 Ago 2016 15:37

O site da Prolific alerta para clones do chip que falham com o driver deles, eu sou o infeliz proprietário de um desses
pamv
Word

Mensagempor MOR_AL » 06 Ago 2016 18:47

É por essas e outras, que não jogo fora o PC com a versão anterior.
Tinha do W98 guardado, quando usava o XP.
Agora o XP está guardado.
Pergunta!
Não tem aquela jogada de acessar o arquivo em modo de compatibilidade com a versão do drive que funciona?
Assim: Botão direito sobre o aplicativo, Propriedades, Compatibilidade, Modo de Compatibilidade--> Executar este programa em modo de compatibilidade ... e escolher a versão do Windows? :?:
Em tempo:
Meu rack do PC não tem acesso à porta serial, mas verifiquei no arremedo (figura) do manual da placa mãe, que existem os conectores da porta paralela e serial. A serial eu já vi que poderia usar.
Ainda tenho um kit, que usa a porta paralela, mas não uso já tem muitos anos. Pena de jogar fora. :roll:
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor pamv » 06 Ago 2016 19:19

Eu penso exatamente igual a você.

Hardware antigo e funcionado eu ainda tenho Pentium 100, AMD K5 e Pentium Pro, mas todos rodando FreeBSD jurássico.
Em windows eu tenho um dellzinho de 9 anos atrás rodando XP que é quem comanda esse Proflic bixado, um scanner e uma impressora HP orfãos da Microsoft. Também tenho um netbook Samsung rodando Win7 que é compativel com outros orfãos do Win10. O Win98 eu não consegui guardar, era do trabalho, mas era o melhor de todos pro scanner.
Quanto a essas coisas que existem na placa mãe e não são usadas, até controle pwm de ventoinha baseado em termistor eu já achei, mas sem documentação pra saber como usar. Eu ainda tenho uma Laserjet que usa porta paralela mas tá plugada no Pentium Pro. Na dúvida, eu guardo. :)
pamv
Word

Mensagempor andre_luis » 06 Ago 2016 20:31

MOR_AL escreveu:Ainda tenho um kit, que usa a porta paralela, mas não uso já tem muitos anos. Pena de jogar fora.

Também tenho um cabo conversos USB/LPT que acabei no final das contas nunca usando, e sei que nunca mais vai aparecer oportunidade de precisar, mas é uma forma pessoal minha de protestar contra o mundo da informática contra a extinção dessa interface de comunicação tão simples pra um programador.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor norad58 » 07 Ago 2016 13:30

Guardo um conversor USB-Serial da Profilic para usar com o notebook com Windows7 já que o outro com Win8 não funciona.
Tenho até um notebook antigo Compaq com Windows98 e porta serial+paralela, neste notebook funciona tudo.
Já vi varios PC de mesa sem porta externamente no gabinete, mas na Motherboard pode existir a porta rs232, neste caso, só fazer o cabo.
Já usei placa PCI multiportas com 4 seriais ou 2 seriais e 1 paralela, tem problemas em alguns PCs recentes. Principalmente com Windows 64 bits.
O problema é que o fabricante de PC e a Microsoft obrigam o mercado a se renovar, geram o obsolescência programada.
norad58
Word

Mensagempor andre_luis » 07 Ago 2016 14:00

norad58 escreveu:Já vi varios PC de mesa sem porta externamente no gabinete, mas na Motherboard pode existir a porta rs232, neste caso, só fazer o cabo.

O problema é quando essas portas nem aparecem na BIOS.
No PC do trabalho que não é tão velho, obviamente não tem LPT alguma, mas serial que é bom, somente a COM1.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Voltar para Windows