Independente das recomendações de boa pratica existentes, acredito que recobrir a superficie externa disponivel da placa com VCC não deveria ser uma boa ideia, já que qualquer ruido captado por esse plano seria distribuido por todos os circuitos que são alimentados por ele. O ideal na minha opiniao seria forrar ambas as faces com o GND.
guiba2s escreveu:Djalma,
então eu penso em facilidade de roteamento, entende. Sempre acreditei que malha de terra era a melhor
opção por evitar trilhas, mas me parece que eu estava equivocado.
Mas está ai uma boa, usar a camada top para todo sinal vcc.
xultz escreveu:conheço algumas pessoas que, com pouca prática em roteamento, tinham o costumo de rotear tudo menos o GND. Quando só faltava o GND, tacava um plano de GND no top e bottom, e se o DRC dissesse que estava tudo ligado, então estava pronto. O problema é que o ver aquele montão de cobre, passava a impressão de que todos os GNDs estavam conectados por uma ligação de zero ohms perfeita. Mas não observavam que em alguns pontos o plano estava cortado por trilhas que estrangulavam o plano e um monte de correntes passava por um mesmo gargalo.
Djalma Toledo escreveu:O Positivo da Fonte, geralmente na Top layer pode seguir o mesmo trajeto,
facilita o desacoplamento da alimentação de cada estágio.
andre_teprom escreveu:Posso não ter entendido direito, mas não tenho certeza se isso acaba sendo relevante. A capacitancia por cm2 do sanduiche de planos VCC/GND é centenas de vezes menor que um capacitor de 100nF, que pode ser espalhado pela placa em pontos estratégicos.
Abuda escreveu:Uso sempre Gnd dos dois lados. Vias no pe de todos gnds. vias em qualquer corte do plano, assim ele se fecha do outro lado. No Altium da pra analisar bem os planos e conexões deixando apenas o gnd visível.
Placas mais críticas uso 4 layers.
Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk
Voltar para Software EDA ( KiCAD, Altium Designer, Protel, Eagle, P-CAD )
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante