Coversor BUCK

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Coversor BUCK

Mensagempor loser_13 » 07 Mar 2007 15:06

Beleza pessoal

Montei um circuito de fonte chaveada não isolada na topologia BUCK de acordo com um esquema fornecido pela Fairchid com o CI FSDH0165 , entram 90Vac a 242Vac no circuito e sai 12V±1V/300mA , so que a temperatura do CI está em torno de 90ºC no corpo (case ) e 160ºC nos terminais de GND, os componentes estão montados corretamente na PCI e todos foram medidos antes da montagem ou seja não tem problema algum nos componenetes , troquei o CI duas vezes para saber se o problema era no mesmo , mais a peça continua aquecendo da forma descrita acima então estou com algumas duvidas:

1º É normal essa temperatura nos terminais do CI ?
2º É comum a publicação de circuitos errados por parte destas empresas ?
3º A topologia BUCK não isolada sempre aquece muito?
4º Tirando dissipador e ventilação forçada tem alguma maneira de reduzir essa temperatura?

Peço desculpas por não colocar o esquema para os colegas analizarem.

Falou
Loser
loser_13
Bit
 
Mensagens: 34
Registrado em: 20 Nov 2006 12:35

Re: Coversor BUCK

Mensagempor andre_luis » 07 Mar 2007 15:18

Nao tem nem como escanear o desenho do circuito ? Realmente ajudaria muito....
Avatar do usuário
andre_luis
Dword
 
Mensagens: 5447
Registrado em: 11 Out 2006 18:27
Localização: Brasil - RJ

Mensagempor fabim » 08 Mar 2007 07:52

bom. basicamente o circuito PWM. num era pra aquecer nem um tikim do que o nominal de tensão de alimentação X dissipação em work.

Pra aquecer dessa forma.. C por acaso ta usando o MOS interno desse menino ??? se sim.. ta aquecendo por isso..
bola um dissipador pra esse CI ou usa um mos externo aparafusado em uma chapinhosa de luminu.

Fabim
fabim
Dword
 
Mensagens: 5001
Registrado em: 16 Out 2006 10:18
Localização: aqui uái!!!?

Mensagempor KrafT » 08 Mar 2007 08:24

Buck reduzindo a tensão da rede para 12V?

Eu não utilizaria essa config, mesmo que o fabricante recomende. A diferenca de tensão é muito grande.

E tem outra, os ferrites que os fabricantes indicam, são extreammente superiores aos Thorthon da vida a que nós temos acesso.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
Avatar do usuário
KrafT
Dword
 
Mensagens: 2228
Registrado em: 11 Out 2006 14:15
Localização: Blumenau -SC

Mensagempor JeanPaul » 08 Mar 2007 08:59

Concordo com o Kraft.

Sem falar no estrago que poderia acontecer se ocorresse uma falha na chave ou no circuito de chaveamento.

[]'s

Jean Paul
JeanPaul
Byte
 
Mensagens: 182
Registrado em: 12 Out 2006 21:27
Localização: Florianópolis -SC

Mensagempor zielpunkt » 08 Mar 2007 10:44

Na AN deles está como fly-back, indicado para carregador de baterias, ou estou enganado? Seguinte, eu uso uns controladores da Fairchild (outra família) e não aquece dessa forma, nunca. Verifica o seu transformador, que sempre é o gargalo do projeto.




É isso.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte
 
Mensagens: 376
Registrado em: 12 Out 2006 11:36
Localização: Sao Paulo - SP

Mensagempor loser_13 » 09 Mar 2007 07:36

Beleza pesoal

Então respondendo as perguntas realmente é um conversosr BUCK e essa topologia é muito usada em aparelhos onde o usuário não tem contato com a fonte de alimentação.
Pra resolver esse problema eu mudei de marca de CI , usando uma configuração semelhante a utilizada no CI da Fairichild , mas com o VIPER 22A da ST a temperatura não passa dos 70ºC a tamb=40º a regulação está estremamante estavel e o circuito ficou até mais barato pois o VIPER está utilizando um capacitor de emtrada ao inves de 2 e não há necesidade de um transistor para o fedback , problema resolvido , claro que ainda tenho que diminuir o nível de ruído na saída mais ai são outros 500 , ruido de alta frequencia é jogo duro ,agora é correr contra o tempo para mudar o lay-out.
Alquem tem alguma sugestão de um filtro barato e sem indutor?


Abraço
Loser
loser_13
Bit
 
Mensagens: 34
Registrado em: 20 Nov 2006 12:35


Voltar para Circuitos Diversos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron

x