Como contar o intervalo entre pulsos? para RPM

Fórum sobre plataforma Arduino

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Re: Como contar o intervalo entre pulsos? para RPM

Mensagempor Deivid Roza » 23 Set 2016 15:21

Huuuuum interesante. Mais vou fazer com os timer pra ver como fica.

Enviado de meu LG-E415f usando Tapatalk
Deivid Roza
Bit

Mensagempor MOR_AL » 23 Set 2016 17:00

Não li com detalhes todas as mensagens, mas:
1 - Se você deseja de precisão, então TEM que determinar seu valor. 0,1%? 1%? 10%?
2 - Se sua rotação máxima for (por exemplo) 6.000 rpm, significa que sua frequência é de 100Hz (rps).
Nesta frequência máxima, vão haver pulsos a cada 10ms. Para uma contagem durante um segundo, então sua contagem máxima seria ou 99 ou 100. Isso já dá um erro de 1%. Ou 6.000 rpm, ou 5.940 rpm. Obs. 99 ocorre se você começa a contar, mas ainda não chegou o primeiro pulso. Então o último pulso seria o de número 99.
Esse método não é legal, pois demora. Imagine quando você pisar no acelerador. Talvez fosse interessante ter três medidas por segundo. Assim daria para você "acompanhar" a taxa de subida pelo medidor.
Considerando essas três medidas por segundo, pelo método inicial, teria um máximo de 33 contagens, o que daria um erro de 3%. Então o método de contagem de pulsos DO CLOCK DO uC, durante o intervalo entre dois pulsos adjacentes te daria mais precisão. Ex. Fclock = 8MHz. Intervalo mínimo entre pulsos (frequ. 6.000 rpm = 100 rps) é de 10ms = 0,01s. A contagem daria 0,01 / (1 / 8.000) = 80 pulsos de clock.
Repare que ainda assim sua precisão (acurácia) não seria melhor que 1%. Que fazer? Considere um intervalo maior que apenas um entre pulsos adjacentes. Por exemplo dois intervalos. sua contagem mínima (F máx.) seria de 160, o que daria melhor que 1% (0,625%). Com quatro intervalos, ... 0,3125%. Para esta última opção, sua contagem levaria 4 x 10ms = 40ms. Não tente utilizar cada medida, pois você teria 25 medidas por segundo, o que seria muito. Talvez tire a média a cada 8 medidas. Isso dariam cerca de 320ms (10ms x 4 x 8 ).
Repare que esses números variam com o valor da rotação. Talvez fosse interessante fazer uma tabela que levasse em conta o valor da rpm:
Tal tabela seria formada por faixas de RPM. Cada uma dessas faixas teria seu número de intervalos e de medidas. Tudo para manter a precisão e as tais três medidas por segundo.
3 - Considere também, que os valores limites dos intervalos de RPM não apenas coincidam (número máximo do anterior igual ao número mínimo do seguinte), mas que haja uma interseção de uns 10 a 15%. É a tal histerese. Ela evita que seu procedimento de medida fique pulando loucamente de faixa de RPM. Com RPM subindo, você está na faixa anterior. Passando do limite desta faixa, passa (logicamente) para a faixa seguinte. Com RPM descendo, mantenha-se nesta faixa até o seu limite inferior. Assim seu procedimento não fica pulando de faixa loucamente.
Bom. É isso aí.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Deivid Roza » 23 Set 2016 19:57

Bom resumindo oque eu entendi da sua explicaçao foi que parece muito logico e tecnico. Até de mais rsrs mas meu conhecimento nesta area ai ja apagou a luz :( nem sei oque te dizer meu amigo. Sei que a forma mais correta seria transformar o sinal de rotacao em frequencia, porem nao tenho idéia de como ficaria isso no diagrama.

Existe um equipamento que apenas faz o corte final do motor. Se chama Tree step da marca ODG um exelente equipamento, usa uma pic16 para processar, abri um destes e me especializei nele, fiz praticamente um plagio. Porem nao consegui descobrir oque tem "dentro" da pic. Nem sei se existe uma forma de "ler" oque tem dentro da pic.
So sei que faz a leitura em um pino de interrupcao, tem display 7 segmentos, e armazena as funçoes na eprom interna da pic.

Deivid Roza
Bit

Mensagempor Deivid Roza » 23 Set 2016 20:23

Bom agora lendo pela segunda vez acabei entendendo oque voce quiz dizer no começo.
Meu primeiro codigo fazia o seguinte:
Pegava o numero de pulsos durante 1 segundo e guardava em pulso;
Int pulso=0;
Depois multiplicava o valor por 30 e mostrava no display.
A multiplicaçao por 30 se da pois o distribuidor envia 2 pulsos por cada revoluçao do motor. Até ai tudo certo. Porem só iria ter o valor RPM atualizado em intervalos de 1 seg a 1 seg. Isso sem contar que nesse meio tempo de 1 segundo pode ter muitas alteraçoes de rpm que ele so vai mostrar o resultado digamos que "parcial" do motor.

Entao eu peguei e dividi o valor de 1seg por 10 e multipliquei o resultado por 10 ai ficou mais rapido porem.... muito mais impreciso obvio. Entao pesquisando. Descobri que existia mais 3 formas de fazer essa contagem de rpm.
1: leitura em hz
2: leitura de intervalo
3: leitura com lm2907 lm2917

Entao me interecei pela opçao de ler o intervalo e pela lm2907 pois parece mais precisa pois usa um conversor de frequencia em voltagem.

Gostei da sua idéia da frequencia, achei muito tecnica e precisa. Na verdade me surpreendo a cada dia nesse forum parabens rsrs.

Bom é vou ver se consigo fazer alguma coisa este final de semana. Preciso montar em uma pci pois a protoboard ta uma bagunça rsrs.
Vou continuar acompanhando aqui.

Outra duvida... se eu colocar uma roda fonica no meu carro, você acha q posso conseguir ler o sinal profissionalmente a ponto de cpnseguir gerenciar o ponto do carro em graus?

Outra coisa q descobri e ja postei acima. Muitas injeçao e igniçao programavel usa determinadas faixas de valores como a de rpm. Algo como
600-800-1200-1700-2500...... entao acha que pode ser um tipo de precisao para cada faixa de rpm?
Parece relativo nao?

Deivid Roza
Bit

Mensagempor Deivid Roza » 23 Set 2016 20:47

Esqueci de explicar pq preciso da forma mais rapida:
Pois a cada pulso eu preciso executar "futuramente" os calculos para fazer a injeçao do combustivel.
Se for ver pela parte que disse sobre as centrais top trabalhar com faixa de rpm acho que o RPM final só serve para fazer o corte de segurança e mostrar o real rpm no painel, pois acho que a central faz os calculos baseados em faixa de rpm.
Pois se for analizar um mapa de injeçao igniçao temos mapas baseados em:
RPM / TPS
Ou seja, rpm atual (por faixa de rpm) e tps por faixa de 0-100. Isso cria uma especie de ponteiro que navega em uma tabela com colunas (RPM) e linhas (tps) logo na hora do pulso da bobina ele pega o valor q estiver no ponteiro em milisegundos e abre o bico da injeçao. (Bruto - ja fiz isso com matriz usando 2 potenciometros para simular RPM e TPS e funcionou, mostrava o valor do ponteiro no display)

Pois existe correçao por sonda, vacuo, temp do motor, temp do ar, pressão absoluta, voltagem etc... ai isso é mais tecnico rsrs.

Entao é por esta forma que queria se possivel saber pelo intervalo que seria digamos a velocidade de 1 revoluçao.

Agora se for ver por esse lado nos carros para se ter essa precisao se usa roda fonica. Pois tem digamos 30 dentes oguais, e 1 diferente, logo esse diferente faz o codigo saber o inicio e o fim da revoluçao (volta do motor) tambem temos nesse pino diferente a posiçao do primeiro pistao = PMS. Apartir dai se faz os calculos dos demais cilibdros em graus.

Entao acabei de tirar 2 conclusoes:

Preciso de um corte de giro usando o pulso da bobina (2 pulsos por volta)

E se for injetar ou controlar ponto preciso usar uma roda fonica. Sem mais. Rsrs

Desculpe o flod, obrigado pela atençao amigos.

Deivid Roza
Bit

Mensagempor andre_luis » 24 Set 2016 06:45

Interessante a ideia da roda fonica, na verdade nunca havia falar nisso antes, e pelo que parece há inclusive kits completos sendo vendidos no mercado livre com sensor e tudo. Como estou na area de automação atualmente, minha ideia inicial seria um Encoder incremental, mas a dificuldade é que o acoplar mecanicamente no carro seria mais complicado. Enfim, a tal roda fonica parece ser uma solução bastante razoável.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Deivid Roza » 24 Set 2016 15:47

Ola meninos chegou meu lm2907 hehe entao este item pode descartar, pois achei ele meio impreciso. Até daria para fazer um modulo no valor do resultado do rpm frequencia convertido em tensao. Ai faria uma especie de modulo ou map para converter tensao em rpm no arduino mais acho que isso nao ficaria legal.

Agora aguardo o nosso amigo mor-al
Para continuarmos naquele calculo do rpm por RPs pois estava me parecendo bom kkkk
Acho que se usarmos uma forma de faixa de rpm como voce disse tipo dividir 9000rpm por 20 e criar 20 faixas de rpm e aplicar em cada uma, um tempo de contagem ficaria bacana. Ai o lance do corte de giro poderia fazer usando o resultado do rpm.
Ai a cada interrupçao eu poderia pegar o faixa de tps + a faixa de rpm e aplicar um pulso de saida com determinado tempo de injeçao. Igual a central Pandoo pulser plus faz. Acho que vai ficar bom em ;)

Amigo da uma olhada depois no manual da 3etech da marca fueltech. Tem um lance de leitura e manipulaçao de tempo de igniçao atraves do pulso hall do distribuidor.
Entra um lance de grau de janelas etc... muito interesante pois ainda nao vi nada manipular / gerenciar faisca sem rodafonica! Isso me pareceu bem interesante.
Bom final de semana a todos

Deivid Roza
Bit

Mensagempor tcpipchip » 25 Set 2016 14:40

------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor Deivid Roza » 25 Set 2016 21:35

Entao tc o video foi vc que fez? Como pegou o rpm pelo pid da redecam ou pela bobina?

No final n tive tempo de testar o que debatemos aqui. E no final acabei fugindo do assunto que seria a simples contagem precisa de rpm. Será que conseguimos contar atravéz do intervalo de pulsos?

Alguem se abilita a arriscar algum exemplo?

Deivid Roza
Bit

Mensagempor tcpipchip » 25 Set 2016 22:33

tcpipchip
Dword

Mensagempor tcpipchip » 26 Set 2016 09:27

Na pagina 56 tem o esquema eletrico
tcpipchip
Dword

Mensagempor Deivid Roza » 26 Set 2016 12:30

Blz boa ;)

Deivid Roza
Bit

Mensagempor MOR_AL » 26 Set 2016 19:08

[quote="Deivid Roza"][/quote]

Por algum motivo, desconhecido por mim, deixei de receber as notificações de respostas em tópicos que comento com mensagem.
Por isso somente agora posso responder.
Na verdade não conheço a maior parte do assunto específico, apenas tentei mostrar alguns problemas que advém da medida da RPM e algumas possíveis soluções. Certamente não seriam as melhores, porém já seria algo apreciável.
O que postei seria o que eu faria em princípio. Porém sempre ocorrem alterações no projeto, geralmente para melhor, na medida que avancemos com ele.
Infelizmente esgotei meus comentários úteis, mais que isso seriam meras suposições.
Bons projetos.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Deivid Roza » 26 Set 2016 20:02

Opa amigo claro, sem problemas vamos ver no que da isso ae. A principio gostei da sua ideia. Me pareceu muito viavel.

E sobre a questao de medir o intervalo entre um pulso e outro nao rola? Poderiamos medir em uma velocidade e mostrar em outra

Deivid Roza
Bit

Mensagempor Deivid Roza » 27 Set 2016 12:06

Bom vamos lá. Eu procurei meu professor de fidica i ele me passou as seguintes informaçoes:
Se temos 6000rpm temos 100rps e temos 0.1 rpms.
Logo a frequencia é 100hz pois temos 100rps.
Sabendo a frequencia podemos saber o periudo de tempo que existe entre uma rotaçao e outra com o seguinte calculo.

T= 1/f

Logo temos:

0,01= 1/100

Oque pensei é em contar o tempo entre um pulso e o outro e fazer o calculo inverso para chegar em RPM logo nao preciso esperar todooooo aquele tempo de ciclos para saber o rpm. Isso seria praticamente instantaneo.

Alguem que manja de fisica pode me ajudar a fazer essa inversao?

Deivid Roza
Bit

AnteriorPróximo

Voltar para ARDUINO