Um computador com 89S52 - Agora com saida de video.

Software e Hardware para linha x51

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Re: Um computador com 89S52 - Agora com saida de video.

Mensagempor norad58 » 27 Set 2016 12:36

Sisae,

Baseado na mesma interface gráfica do Daryl que você utilizou, tem um inglês chamado Grant Searle que melhorou e é possível exibir até 80 caracteres em diferentes fontes, eu estou terminando a placa e logo vou usar com o Z80 com CP/M:

http://searle.hostei.com/grant/MonitorK ... index.html
norad58
Word

Mensagempor sisae » 27 Set 2016 21:42

norad58 escreveu:Sisae,

Baseado na mesma interface gráfica do Daryl que você utilizou, tem um inglês chamado Grant Searle que melhorou e é possível exibir até 80 caracteres em diferentes fontes, eu estou terminando a placa e logo vou usar com o Z80 com CP/M:

http://searle.hostei.com/grant/MonitorK ... index.html

Ola Norad58, otimo circuito, ele usou um shift register para melhorar a performance. eu tinha imaginado algo parecido, para ganhar velocidade de processamento, como usaram no micros sinclair (tk85 versao brasileira), otimo esquema, estava querendo mudar algumas coisas no meu projeto, este ja vai ser um bom exemplo, vou testa-lo para ver como ele é.
Obrigado pela dica. Abracos.
sisae
Nibble

Mensagempor pamv » 27 Set 2016 23:30

sisae escreveu:Agora com dominio proprio, coloquei novamente a pagina no ar
www.anahobby.com.br/sisae/

Excelente.
Sugestão, coloque mais detalhes do projeto no site, desde a elaboração das placas até o desenvolvimento de código.
pamv
Word

Mensagempor norad58 » 28 Set 2016 08:27

Ola Norad58, otimo circuito, ele usou um shift register para melhorar a performance. eu tinha imaginado algo parecido, para ganhar velocidade de processamento, como usaram no micros sinclair (tk85 versao brasileira), otimo esquema, estava querendo mudar algumas coisas no meu projeto, este ja vai ser um bom exemplo, vou testa-lo para ver como ele é.
Obrigado pela dica. Abracos.

SISAE,

Observe que há duas versões, uma com o Atmega32 e outra mais moderna com o Atmega328 para geração de vídeo.
No circuito do Daryl como o MCU tinha apenas 1K de ram, somente reproduzia o video em 40 colunas. Com o Atmega32/328 com 2k de ram da pra usar até 80 colunas.
As diferenças estão descritas no site do Searle, o codigo fonte dá pra baixar e analisar as modificações.
Eu enviei alguns emails para o inglês e ele me respondeu prontamente. Se tiver alguma duvida pergunta lá a ele.
Eu fiz algumas modificações no circuito do Searle que por economia retirou alguns componentes. Por segurança, reinstalei o circuito de saída/buffer de video que o Daryl fez com transistor originalmente.
norad58
Word

Anterior

Voltar para 8051