Chaveamento inversor trifásico

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Chaveamento inversor trifásico

Mensagempor kaoalex » 25 Out 2016 09:37

Bom dia Srs.,

Há muito tempo que eu não brinco com eletrônica e resolvi voltar agora. O desafio da vez é montar um inversor trifásico. A principio quero fazer ele com pic 16f6737 que tem 3 portas pwm.
Mas antes de sair queimando componentes estou estudando um pouco.

Antes que alguém me dê a dica, eu vou sim tentar montar um monofásico antes e transformar 127VAC para incríveis 220VAC! rs...

Para gerar as senoides trifásicas eu preciso chavear 6 pares de mosfets/igbts usando uma lógica de chaveamento. Eu posso manter os mosfets/igbts da parte de baixo do circuito(low-side) sempre ligados e aplicar o pwm apenas na parte de cima( high-side) ou tenho que aplicar pwm invertido na parte de baixo?

Obrigado a todos pela ajuda
kaoalex
Byte

Re: Chaveamento inversor trifásico

Mensagempor eletroinf » 25 Out 2016 11:08

Bom, meu conhecimento em eletrônica de potência não é lá aquilo tudo, mas algumas dicas:
- Dobrar a tensão deverá ser feito antes de transformar em CC. O valor CC do barramento deve ser de, pelo menos, algo em torno do valor de pico da senóide. No seu caso, tu quer 220 V na saída, logo a tensão no barramento CC necessário é 311 V.
- Modulação PWM: Têm várias técnicas, space vector, etc ..., veja tem até livro tratando especificamente do assunto, como este:
https://www.amazon.com.br/Pulse-Width-M ... 0471208140

Se for pra drive de máquina de indução, se trabalha convertendo a sequência de fases para alfa/beta ou d-q, realiza o controle retorna para abc, o que facilita um eito o processo. Isto porque se trabalha com valores contínuos d-q ao invés de três variantes (a, b, c).
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Re: Chaveamento inversor trifásico

Mensagempor kaoalex » 25 Out 2016 14:43

A idéia é essa mesmo eletroinf.

Eu ache a seguinte imagem no link http://www.low-powerdesign.com/article_Alfano_121311.htm

Aqui representa exatamente o que eu tinha pensado porém ao contrário! rs...
Imagem

Acho que está na hora de queimar alguns componentes!
kaoalex
Byte

Voltar para Circuitos Diversos