UMA DÚVIDA "NOVA"

Software e Hardware para linha x51

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

UMA DÚVIDA "NOVA"

Mensagempor Vonnilmam » 06 Dez 2016 00:32

Olá pessoal, tudo bem com vocês.

Eu andei mexendo muito com Pic ultimamente, até tô enjoado, kkk

Mexi um bucadinho com 8051 a alguns anos atrás, eu tenho uma dúvida e peço a orientação de vocês.

Qual o chip e o fabricante que produz chips com o CORE 8051?
Existe um kit para essa versão que vocês indicam?

Tem CORE com 16 bits?

Enfim, qual é o chip com esse core, que é o mais utilizado hoje em dia.

A pergunta é porque gostaria de brincar nas horas de folga com esse maravilhoso core.

Obrigado
VonNilmam "Assembler" e agora "C"
Vonnilmam
Byte

Re: UMA DÚVIDA "NOVA"

Mensagempor pamv » 06 Dez 2016 00:52

ATMEL com certeza(mas não exclusivamente), os leitores de smartcard daqui usam um 8051 alike da ATMEL, (agora Microchip)

http://www.atmel.com/products/microcont ... fault.aspx
pamv
Word

Mensagempor tcpipchip » 06 Dez 2016 05:54

------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 06 Dez 2016 07:45

Os mais legais são os da Silabs.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor andre_luis » 06 Dez 2016 08:28

Sempre utilizei ATMEL, e portanto sou suspeito para comentar sobre esse, mas assim como o SILABS, na sua época esteve á frente dos demais variantes 51 de uso geral, que foram surgindo aos poucos com suas dezenas de perifericos. Havia os da PHILIPS, mas esses eram dificeis de conseguir no mercado local. Comentei em outra discussão que a minha recomendação por algo realmente inovador seria a família PSoC da Cypress, que reúnem numa única pastilha um uC e digamos assim, umas células FPGA metidas á besta, mas tanto analógicas como digitais, e dá pra montar coisas curiosas com esses caras.

Quanto aos uCs de 16 bits, não recomendo. Foram uma etapa esquecida na evolução dos uCs que passou depressa, e não são muito mais baratos que os concorrentes de 32bits.

Mas seja lá qual for sua escolha, se não tiver JTAG acho que você vai estar dando um passo pra trás, já que praticamente não se pensa mais em fazer arquiteturas sem esse recurso, e infelizmente isso não está nas famílias 51, que você está considerando brincar. Dizem alguns intransigentes que os uCs de 8 bits não passam de controladores “toy-oriented”, que discordando ou não, não são páreos para os ARM da vida com preço similar, e que vao te dar mais experiência pro mercado de trabalho que os saudosos 8 bits.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor brasilma » 06 Dez 2016 09:23

Acredito que a Família 51 seja uma das com mais fabricantes e opções existentes, houve uma época em que li uma reportagem em que descreviam 41 fabricantes diferentes produzindo uma infinidade de modelos, fuções, dedicados,...

Atualmente acho que deve ter sobrado em torno da metade disso, porem o mais conhecido no Ocidente realmente é a Atmel!
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor Vonnilmam » 06 Dez 2016 11:41

Obrigado pelas respostas, fiquei felez com tanta informação.

Como o amigo andre disse, e pelo que tenho notado, o preço dos 32 bits em alguns casos é mais barato que os de 8 bits.

Vocês poderiam me esclarecer como de fato e de forma bem direta, eu poderia começar a mexer de forma correta e acertada, sem ficar fazendo testes aqui e acolá.

Em relação a "mexer" com 32bits, sou seja, qual o compilador mais utilizado de forma prática por vocês, onde eu baixo, onde eu compro, onde tem Free (Legal), qual o UC mais utilizado comercialmente.

Minha posição em perguntar e ansiar por respostas, é o fato de que tenho desejo de aprender, como no caso do C, que já estou começando a digerir de forma correta ou pelo menos mais acertada possível esse mundo. Assim anseio o desejo de iniciar dentro de uma estrutura de 32bits acertadamente, esse foi um dos motivos de perguntar sobre o core 51, que entendo ter muitas vertentes, com variantes de velocidade, capacidade de memória, etc...porém não sabia que tinha limitações ainda, inclusive quanto a jtag...

Fico agradecido pelas dicas.
VonNilmam "Assembler" e agora "C"
Vonnilmam
Byte

Voltar para 8051