Bom dia, longo.251272
Meu amigo, eu não sei qual é a prioridade da sua aplicação, mas vamos ver se consigo te ajudar com o pouco de entendimento que nós temos.
Realmente eu peço desculpas, o RS485 é half duplex, ele envia ou recebe dados, e o controle do fluxo é através de um pino de controle, se RX ou TX.
Eu trabalhei muito com DMX512, para quem não sabe é um protocolo que trabalha a uma velocidade razoável (250kbps "dependendo da aplicação essa velocidade pode ser alterada"), e o formato do protocolo é muito simples e eficiente. Apesar dele ser indicado e criado para trabalhar no controle de fluxo de dados entre equipamentos microcontrolados, ele também pode ser utilizado para diversas outras aplicações onde se deve ter controle, com rapidez e eficiência, porém de forma muito simples.
O protocolo (
http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/C% ... mx_512.pdf), utiliza o rs485 para fazer a comunicação entre equipamentos, e é muito bem tolerante a ruídos, exemplo, ele é ou era utilizado em equipamentos de iluminação (quer ambiente mais ruidoso que esse?).
Salvo engano, eu acho que com pequenas modificações no conteúdos dos dados desse protocolo, você pode formar uma comunicação RX TX (half duplex), muito eficiente. Inclusive com acknolege de retorno.