Bom dia!
Na empresa que eu trabalhava, homologuei 3 soluções wireless e posso responder algumas perguntas.
1) Mesmo usando um módulo homologado eu preciso homologar o produto final? Sim, sempre. A vantagem de usar um módulo homologado é que o processo fica mais simples e um pouco mais barato. Reduz umas duas etapas, entre elas o ensaio de RF para determinar a potência máxima em dbm. obs: a fonte de alimentação sempre passa por ensaio para determinar as harmônicas (ruído) que ela gera, se vocês usarem uma fonte chaveada da china ela não passa no ensaio e aí tem que voltar uma etapa e pagar o ensaio novamente.
2) Quanto custa a homologação? Varia muito... Conforme o Rodrigo comentou uns R$15mil para 1 equipamento. Se for uma solução (com mais de um tipo de equipamento wireless na mesma solução) fica mais caro, eu chutaria uns R$5mil a mais para cada equipamento extra dentro da solução. OBS: a ANATEL obriga que os equipamentos tenham um código EAN padronizado, cada equipamento ganha um código que é único no mundo. Na verdade sua empresa ganha um número base, e você mesmo gera a sequencia dos equipamentos. O código EAN base custa uns R$1mil por ano.
3) Quanto tempo leva para homologar? A ANATEL obriga que o processo seja realizado através de uma OCP (Órgão Certificador de Produtos) eu recomendo a empresa NCC com o Sr. Luiz Cobra (responsável) eles foram bem rápidos! Desde o início até a publicação acho que leva uns 6 meses.
4) Se eu não registrar meu produto na ANATEL o que pode acontecer? A ANATEL é muito fraca na questão de fiscalização em campo, então na prática a única forma de isso ocorrer é através de denúncia (de uma empresa concorrente, por exemplo). Mas se a ANATEL pega ela arranca os equipamentos em campo e da prateleira de vendas e ainda te multa. Imagina o prejuízo!
Quem quiser posso passar o número de um amigo que é consultor em homologação.
É isso, espero ter ajudado!