Conectar Windows ao BeagleBone

Plataformas baseadas em ARM Cortex A8 ou superior

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Re: Conectar Windows ao BeagleBone

Mensagempor wBB » 20 Jan 2017 22:41

RESOLVIDO:

Não tinha nada a ver com nada do que foi citado. Ocorre que no Linux Debian, de várias versões (a minha é a versão Jessie 8.6), existe um pacote de gerenciamento de conexões que sobrescreve algumas informações e simplesmente ignora outras, tal como as informações do arquivo "interfaces" que comentei que eu tinha editado. Este pacote de gerenciamento chama-se "connman" e pode ser verificado no site debian.org no endereço abaixo:
https://packages.debian.org/search?keywords=connman

COMO FIXAR O IP NO DEBIAN JESSIE:

1- Edite o arquivo "\etc\network\interfaces" e adicione (ou edite) no final as linhas que seguem abaixo, adequando as informações da sua rede ou uma rede fictícia, a seu critério:
Código: Selecionar todos
#Interface Eth0
auto eth0
iface eth0 inet static
network 192.168.0.0
address 192.168.0.15
netmask 255.255.255.0
gateway 192.168.0.1
broadcast 192.168.0.255
dns-server 192.168.0.1

2- Edite o arquivo "\etc\resolv.conf" e mude o "nameserver". No meu caso eu coloquei o IP de meu roteador e um outro qualquer:
nameserver 192.168.0.1
nameserver 8.8.8.8

3- Localize o serviço "connman". Certifique-se qual nome ele assume em sua distribuição do Linux. No meu caso era "connman" mesmo. Para listar os serviços rodando: ps -aux

4- Desinstale o serviço "connman": apt-get purge connman

5- Reinicie o Linux: reboot.

Dessa forma meu dispositivo ainda funcionava conectado ao roteador (se fosse o caso), sendo possível acessá-lo pelo IP 192.168.0.15, que foi o IP que escolhi. Mas também é para ser possível acessar diretamente conectado ao notebook (no meu caso ainda deu um problema que não resolvi, mas é outro tópico...).
wBB
Bit

Mensagempor pamv » 21 Jan 2017 17:24

Você falou que o BB adotava sempre um IP fixo quando não tinha servidor DHCP disponível na hora do boot. Mas que você não conseguia conectar nele.

Então o que ocorre no BB não era nada do que você descreveu mas tem a ver com o que eu citei, sim. A menos que o BB não adote 192.168.7.2 ou qualquer outro IP na ausência de um DHCP server

O procedimento que eu descrevi identifica qual era esse IP fixo em qualquer situaçã.

Ele pode parecer complicado, mas é todo em windows como você queria e funciona pra qualquer coisa: pc, BB, Pi, router, etc
pamv
Word

Mensagempor wBB » 27 Jan 2017 17:18

Resolvido de outra forma melhor!!

O Debian, ditribuição Jessie 8.6, tem um gerenciador de conexões chamado "connman". Este gerenciador tem suas próprias maneiras de operar tanto com IP estático quanto IP dinâmico. Por padrão, a configuração de IP é feita de forma dinâmica. Porém em alguns casos, como no meu caso, é necessário tornar o IP estático, mas o "connman" não permite que o IP seja fixado pelas maneiras conhecidas pela maioria das pessoas, e fica sobrescrevendo as informações quando o dispositivo Linux é reiniciado. No meu caso o dispositivo é um BeagleBone Black (BBB). Para evitar isso e tornar o IP estático, os passos são:

1) Identificar o nome da placa que o "connman" gerencia. No meu caso existe um diretório em "\var\lib\connman" que indentifica a eth0:
a) ls -la \var\lib\connman
Será mostrado:
drwxr-xr-x 3 root root 4096 Jan 27 18:42 .
drwxr-xr-x 33 root root 4096 Nov 6 15:28 ..
drwx------ 2 root root 4096 Jan 27 18:42 ethernet_9059af4beffc_cable
-rw------- 1 root root 284 Jan 27 18:42 settings

No meu caso a placa ethernet eth0 é identificada pelo diretório "ethernet_9059af4beffc_cable"

2) Sadendo este diretório, execute um comando do "connman" para tornar o IP estático:

connmanctl config ethernet_9059af4beffc_cable --ipv4 manual 192.168.137.2 255.255.255.0 192.168.137.1

Explicando as partes:
ethernet_9059af4beffc_cable => identificação de minha placa eth0
--ipv4 => identificação do que será configurado, neste caso o protocolo ipv4
192.168.137.2 => IP que eu escolhi para configurar o IP estático do Linux
255.255.255.0 => subnetmask
192.168.137.1 => IP do gateway, que no meu caso é um notebook Windows

3) Configurar os servidores DNS:

connmanctl config ethernet_9059af4beffc_cable --nameservers 192.168.1.1 8.8.8.8

Explicando as partes:
--nameservers => identificação do que será configurado, neste caso os servidores DNS
192.168.1.1 => IP do meu roteador
8.8.8.8 => IP DNS Google

4) Editar o arquivo "\etc\network\interfaces"

OBS.: Isso foi a primeira coisa que fiz, antes dessas outras acima. Eu não cheguei a testar sem fazer isso, mas acredito que apenas os itens 1,2 e 3 anteriores são suficientes para resolver o problema (IP fixo \ estático definitivamente). Caso não seja, então basta editar o arquivo "\etc\network\interfaces" e incluir no final essas informações abaixo, adequando os números a sua rede:

# The primary network interface
auto eth0
iface eth0 inet static
address 192.168.137.2 (IP que eu escolhi)
netmask 255.255.255.0
network 192.168.0.0
gateway 192.168.137.1 (IP da ethernet do meu notebook Windows)
dns-server 192.168.1.1

5) Reboot.

Feito isso, é necessário habilitar o compartilhamento de conexão da interface do Windows que tem acesso a internet. No meu caso é por meio do wifi que acesso a internet:

1- Compartilhar a conexão wifi indo em:
a) Central de Compartilhamento de Redes;
b) na lateral esquerda da tela de compartilhamento, clicar em "Alterar as configurações do adaptador";
c) Será aberta a tela "Conexões de Rede", onde existirão as conexões Ethernet (cabo) e Wifi. Na conexão Wifi, clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção Propriedades;
d) Na tela de "Propriedades de Wifi", abrir a guia "Compartilhamento";
e) Marcar a opção "Permitir que outros usuários da rede se conectem pela conexão deste computador à internet";
f) Ao pressionar OK, emitirá a mensagem dizendo que o IP será trocado, etc, etc. Isso deve ser aceito;

2- Alterar as informações da conexão Ethernet (a conexão via cabo cross com o outro dispositivo\computador):
a) No Windows mesmo, no notebook ainda, ir às "Propriedades da Ethernet" também clicando com o botão direito do mouse nessa conexão;
b) Em "Propriedades", alterar as propriedades do protocolo IPV4 com as novas informações marcando a opção "Usar o seguinte endereço de IP": 192.168.137.1 e subnet 255.255.255.0. Somentes essas informações e mais nada.
wBB
Bit

Anterior

Voltar para RaspyBerry, BeagleBone, etc...