Partida suave em motor CC

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Partida suave em motor CC

Mensagempor edison » 28 Jan 2017 18:05

Tenho um motor 12VCC com escovas de aprox. 180W ( ~15 A) e preciso dar partida suave
tipo uma rampa de aceleração (de 0 a 100% em 10 segundos.)

A questão é fazer isso automaticamente ao dar o start evitando tranco mecanico na carga e sobrecorrente na fonte.

Originalmente ele é ligado em um simples dimmer PWM mas , se numa próxima partida ,o potenciometro
for esquecido no máximo ele já parte dando tranco na carga/fonte.

Pensei em usar um potenciometro com chave ,obrigando a zerar para desligar mas ainda fico na
dependencia da sensibilidade humana em ajustar até os 100% no tempo exato de 10 s.

Pergunto :
"Eletronicamente-simples-falado" ,existe alguma forma economica de partida suave ?

obs. A aplicação é um protótipo e não justifica uso de drivers complexos e ou potenciometros motorizados.

Idéias por favor !
Grato.
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Re: Partida suave em motor CC

Mensagempor eletroinf » 28 Jan 2017 18:46

A idéia que me vem em mente é fazer um circuito que gere uma rampa de tensão...
A corrente no motor CC será proporcional ao torque oferecido pela carga. Então, basta que tu gere a rampa de tensão e depois de atingir o valor nominal este circuito de rampa deve ser desconectado, e em se lugar entra o potenciômetro. Mas aí pode acontecer desse circuito dar a rampa e o potenciômetro estar perto do mínimo... aí começam esses probleminhas.
Uma solução que acredito ser bem viável é ligar esse potenciômetro em um microcontrolador (em uma entrada AD) e esse microcontrolador faz a lógica do start, gera o PWM e lê o potenciômetro também após a partida, aí seria simples de resolver as restrições pelo software.
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor Red Neck Guy » 28 Jan 2017 18:51

Depende do teu circuito modulador.
Se o potencimetro é a referência de um comparador que gera o Pwm, tu poderia eliminar o pot e colocar um circuito RC com o T de 10s e pronto.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor edison » 28 Jan 2017 19:27

Opcionalmente posso eliminar o potenciometro/dimmer.
Ele está sendo usado apenas para suavisar a partida de modo manual.
O motor nessa aplicação SEMPRE vai rodar na velocidade máxima mas tem que ter a rampa na partida.

Eu até encontrei um circuito dito de softstart (imagem) mas não conheço a fonte e
nem tenho a teoria em eletronica para avaliar.
Imagino que possa ser adaptado para meu caso (12 vcc x 15 A) com troca de algus componentes.

Imagem
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor brasilma » 29 Jan 2017 09:58

Não sei como é o circuíto do PWM que já faz parte do projeto, mas não dá para acrescentar um capacitor sobre alguma referência dele que controle o PWM?

Assim ao ligar o capacitor estaria descarregado e esta tensão de referência (e PWM) baixa, e com o tempo iria subindo.

(Se for possível, posta a imagem do circuito para vermos (pode ser a mão em papel))

Também não vejo mal e acrescentar um microcontrolador (cujo custo é muito baixo) e ter "infinitas" possibilidades de controle.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor edison » 29 Jan 2017 13:48

brasilma escreveu:Não sei como é o circuíto do PWM que já faz parte do projeto, ................

O PWM está lá hoje apenas para a partida.

Originalmente o motor partia com uma chave L/D comum mas o tranco em cima dos componentes
mecanicos e o pico na fonte não me agradavam.
Aí surgiu a idéia de suavizar a partida.
Provisoriamente coloquei esse dimmer (comprado no E-Bay) mas com ele tem o incoveniente do potenciometro.

No circuito acima pelo que eu entendi ,quando alimentado o capacitor vai descarregando lentamente e gerando um
pulso no gate do mosfet o qual alimenta em rampa o motor. (repito...não manjo disso).

Pela simplicidade (se é que funciona) creio ser um modo bem economico e dentro da minha competencia
montar algo assim ou equivalente.

Se alguem puder dizer se a lógica acima é funcional ,vou tentar dimencionar os componentes pra minha aplicação.

Resumindo a topologia : Manter a chave L/D >>>>>> Circuito acima ou equivalente >>>>> Motor !!!
edison
Dword

Mensagempor brasilma » 30 Jan 2017 07:25

O RC no mosfet possui uma constante de 2,2 segundos.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Voltar para Circuitos Diversos