USBASP: gravação dos LOCK e FUSE bits desabilitada via ISP

Software e Hardware para ATMEL

Moderadores: 51, guest2003, brasilma

Re: USBASP: gravação dos LOCK e FUSE bits desabilitada via I

Mensagempor pamv » 16 Fev 2017 12:12

Ok. Entendi
Ano passado enquanto eu gravava um programa com o arduino o windows deu piti e estragou a memória do Mega. Eu conectei o USBASP e tentei regravar com vários
programas de windows a base de interface gráfica e todos deram algum tipo de erro, aí eu instalei o avrdude no linux e chamei o avrdude no prompt de comando e funcionou.
pamv
Word

Mensagempor tcpipchip » 16 Fev 2017 13:11

usou ponyprog ?
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor andre_luis » 16 Fev 2017 21:37

pamv escreveu:aí eu instalei o avrdude no linux e chamei o avrdude no prompt de comando e funcionou.

Mas qual seria a logica de ter funcionado no Linux e nao no Windows, se esses aplicativos seriam apenas um "front end" para a interface fisica ?
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor pamv » 17 Fev 2017 00:06

Eu não sei. Mas o windows tem dessas coisas e eu precisava resolver o problema.
Tentei os programas com gui para windows sugeridos pelo autor do usbasp e outros que usam o avrdude para acionar o gravador e todos deram algum tipo de erro. Usando o avrdude diretamente isso não aconteceu. Por isso eu fiz a minha sugestão. Na próxima eu tento o ponyprog que o tcipchip sugeriu.
pamv
Word

Mensagempor edsont » 17 Fev 2017 08:10

Vários programas usam o avrdude, servindo apenas de GUI, inclusive o IDE do Arduino. Se tiver algum erro na configuração pode dar problema.

A vantagem de usar o avrdude na linha de comando é a possibilidade de usar vários parâmetros podendo até ignorar o ID do mcu. Mas se não tomar cuidado um parâmetro errado pode "brickar" o chip.
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Mensagempor pamv » 17 Fev 2017 10:33

Exatamente, e nenhum desses programas GUI do window se entendeu com o avrdude do windows falando com o meu usbasp, mas funcionou usando o avrdude do linux na linha de comando. Como o caso do Andre era de "causa perdida" não custava sugerir....
pamv
Word

Mensagempor andre_luis » 18 Fev 2017 09:02

Pessoal, agradeço de coração a ajuda de todos.

No meu caso, o problema foi "resolvido" da pior maneira possivel, trocando o chip de 100 pinos por outro, e aí o ID foi reconhecido de primeira pelo USBASP.
Nao que a instalaçao do programador tivesse sido de primeira, também penamos pra botar essa carroça pra funcionar - no Windows mesmo.

Resumo da história: Meu primeiro contato com o AVR, gostei muito, é um core fantástico.
Mas a ATMEL pisou feio na bola por ter implementado o HVPP e nao o HVSP em grande parte de sua familia.

Fico tentando imaginar quem iria desenvolver uma placa com esse CI tendo de reservar mais de 10 pinos para uso exclusivo com um gravador paralelo, ainda mais sendo SMD, cujo componente nao pode ser sacado do soquete.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Marcelo_SP » 20 Set 2017 12:55

Olá.

Eu estou com o mesmo problema com um Atmega88. Já li em foruns sobre colocar o cristal de 8MHz, colocar um gerador de função no clock, mas nada disso faz o Avrdude reconhecer o micro.

Será que com um gravador MKII original eu conseguiria regravar o chip?

att

Marcelo
Marcelo_SP
Nibble

Mensagempor andre_luis » 20 Set 2017 13:17

Deveria funcionar caso voce tenha tembém colocado o fuse para oscilador externo, mas me parece que o impacta bastante são as configurações do programa gravador, como a velocidade do clock, entre outras, afinal voce vai estar injetando um sinal de alta frequencia por fio externo.
andre_luis
Dword

Mensagempor Marcelo_SP » 25 Set 2017 12:55

Olá

Para dar um retorno e quem sabe ajudar alguém, no meu caso, o erro estava ao selecionar o Reset disable nos fuse bits.

Com isso, eu conseguia gravar apenas uma vez o micro, depois somente por gravação paralela.

Tive que alterar o hardware, deixando o pino de reset livre para gravação e aí consigo gravar/regravar normalmente.

att

Marcelo
Marcelo_SP
Nibble

Anterior

Voltar para AVR