Estes grids de terra são ligados a pontos específicos de terra na placa?
Essa é uma possibilidade. No Altium, ele até possui um componente chamado "Net tie" (se não me falha a memória) para interligar grounds.
Funciona assim: é normal um circuito ter um único ground, chamado GND. Porém, ele possui circuitos dentro com necessidades específicas. Por exemplo, uma parte do circuito é analógico de instrumentação, super sensível a ruídos; outra parte é digital, com sinais de alta velocidade (e frequência); e uma terceira parte de potência, com altos valores de corrente.
O que ocorre é um circuito tende a sujar o terra de outro. Por exemplo, imagine que a corrente de GND do circuito de potência passa por baixo do circuito de instrumentação. É certeza de que vai dar problema.
Uma solução é criar (neste caso) três GNDs diferentes, por exemplo AGND para o circuito de instrumentação, DGND para o digital e PGND para o de potência (estes três nomes eu acabei de inventar). Dessa forma, para o Altium, são três nets completente diferentes. Porém, no circuito elas são a mesma net. Usando o net Tie, é possível no esquemático interligar os três GNDs em um ponto. Normalmente o Net Tie é colocado bem perto do circuito de fonte que alimenta os três circuitos. Assim, da fonte partem três GNDs que vão para os três circuitos que citei acima. Se for utilizado um recurso como Plane para criar planos de terra, o Alitum não vai misturar os GNDs, porque ele entende que são nets diferentes.
Um dos nomes que este método recebe é Star Ground Plane, ou Split Plane, mas já vi outros nomes.
Este método tem vantagens e desvantagens. Uma vez, há vários anos, li um artigo que o autor, que tem vasta experiência em PCB e EMC, criticava o método veementemente. Existe o risco de a corrente de retorno criar um loop, que gera mais problemas do que os que resolve. Por outro lado, já li outros artigos que defendem este método.
Não existe um método único que resolve todas as situações, cada circuito é diferente dos outros e tem características próprias. Deve-se conhecer o máximo de técnicas e usar a mais adequado ao circuito.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.