Servidor NTP com BeagleBoneBlack

Fórum para discussão sobre Linux para processadores ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Servidor NTP com BeagleBoneBlack

Mensagempor LuizPauloDamaceno » 10 Mai 2017 11:48

Olá a todos, boa tarde!

Tenho uma dúvida quanto ao acesso externo de um servidor NTP com beaglebone black. Recentemente aqui na USP montamos um servidor NTP com clock da CPU externo vindo de um sistema travado em um relógio atômico, gostaríamos de prover acesso externo ao servidor para torná-lo público, o mesmo possui um IP real, o qual é 143.107.229.210, é possível fazer acesso externo (SSH) via terminal porém, não estamos conseguindo liberar a porta 123 para o meio externo, isto é, todos os computadores dentro da rede 143.107 conseguem acesso ao NTP (acesso na USP), porém, externamente, da minha casa por exemplo, ou de uma rede móvel não conseguimos realizar o acesso para consultar data e hora. Já tentamos liberar as portas pelo "iptables" mas nada de diferente acontece. Alguma sugestão?

Desde já muito obrigado! =D
LuizPauloDamaceno

Re: Servidor NTP com BeagleBoneBlack

Mensagempor mastk » 10 Mai 2017 15:04

Deixa eu ver se eu entendi, tem um NTP em uma rede interna e quer acessar o serviço de fora dela? Se é isso, só é possível se tiver uma ponte ou elemento que faça um elo entre a internet e a intranet que o BB está operando.

Já que é da USP e é rico, eu cobro um pacote de Bis branco por post! :)
mastk
Dword

Mensagempor LuizPauloDamaceno » 10 Mai 2017 15:30

mastk escreveu:Deixa eu ver se eu entendi, tem um NTP em uma rede interna e quer acessar o serviço de fora dela? Se é isso, só é possível se tiver uma ponte ou elemento que faça um elo entre a internet e a intranet que o BB está operando.

Já que é da USP e é rico, eu cobro um pacote de Bis branco por post! :)

Huahuhaeuh queria eu ser rico, zoeiras a parte, O IP da beaglebone é um IP Real, 143.107.229.210, se tentar acessar SSH vai ver que vai pedir login aí... Ping... Tudo normal, a única coisa é com as portas do NTP (123) pelo que vi... Todos IP's internos da usp conseguem acessar, os externos não conseguem, não o serviço de NTP.

EDIT: Não sou estudante, só estagiário KASUHAHSKUHEKUHAWSE
LuizPauloDamaceno

Mensagempor EDSONCAN » 10 Mai 2017 16:36

Vai ter que configurar o gateway da rede e redirecionar a porta 123 todos os serviços para o blackbone (ip) assim sempre que for aberto um socket na porta 123 ip fixo externo vai cair no blackbone.
EDSONCAN
Word

Mensagempor LuizPauloDamaceno » 10 Mai 2017 16:42

EDSONCAN escreveu:Vai ter que configurar o gateway da rede e redirecionar a porta 123 todos os serviços para o blackbone (ip) assim sempre que for aberto um socket na porta 123 ip fixo externo vai cair no blackbone.

Isso no caso tem que ser feito no gateway da rede ou eu devo fazer essa configuração no "ifconfig" da blackbone?
LuizPauloDamaceno

Mensagempor mastk » 10 Mai 2017 17:14

A internet é um mundo e a rede interna é outro, o gateway é um dos meios que pode fazer a ligação entre os dois mundos e deve ser um equipamento que coordena a rede e tenha acesso aos dois mundos, se a BB não tiver acesso direto a internet, ela não tem como gerar uma regra para mudar o ou ser gateway.
mastk
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 11 Mai 2017 08:14

"Isso no caso tem que ser feito no gateway da rede ou eu devo fazer essa configuração no "ifconfig" da blackbone?"

Isso é feito no gateway da rede, o blackbone precisa ter um ip fixo da sua intranet para poder configurar no gateway..
EDSONCAN
Word

Voltar para Linux / uCLinux ( ARM ) / UNIX