MQX esta morto?

Software e Hardware para uC da Qualcomm, NXP, FreeScale e Motorola

Moderadores: 51, guest2003

MQX esta morto?

Mensagempor mastk » 11 Mai 2017 17:19

Meados de 2008/2009 o MQX apareceu forte para mim e fico me perguntando hoje, esse trem se foi ou ainda tem uso hoje?
mastk
Dword

Re: MQX esta morto?

Mensagempor chrdcv » 16 Mai 2017 20:11

Na minha humilde opinião, depois da massificação de CPUs ARM com MMU, praticamente fica irresistível em alguns casos pagar um pouco mais (pela CPU com MMU) e ter à disposição um OS completo, sem custos adicionais ou a necessidade de ficar preso ao componente de uma empresa por utilizar um software oferecido por ela (o custo de utilizar o MQX é ficar teoricamente "preso" as CPUs da Freescale/NXP/Qualcomm). Isso tudo é ainda mais complicado de analisar quando verificamos que a empresa agora é da Qualcomm (empresa não muito bem vinda na comunidade OpenSource).

Entretanto, em muitas outras aplicações, devido a questões da necessidade de uso de um RTOS devido as restrições temporais impostas, o uso de um RTOS torna-se imprescindível. Nesse caso, há outras opções como o FreeRTOS, Contiki, Nuttx, uCOS, etc... Entretanto, nesse caso eu vejo uma vantagem do MQX sobre os outros: a disponibilização de várias bibliotecas tais como: rede, filesystem e USB. Tal qual a maioria, suporte a GUI são pagas a parte ou usam softwares de terceiros.
Seu Madruga: "O trabalho não é ruim, ruim é ter que trabalhar"
chrdcv
Dword

Voltar para NXP (ex-FreeScale (ex-Motorola))