Dúvidas sobre bobinas....

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Dúvidas sobre bobinas....

Mensagempor edison » 11 Mar 2007 22:06

Venho acompanhando este forum a muito tempo e creio ser o lugar certo para tirar minhas dùvidas.
Estou desenvolvendo um equipamento para testes por amostragem em campo e preciso de algumas informações teóricas para ver a viabilidade da "coisa".

Seguinte:
1) Por que uma bobina (solenóide) construida para 127Vca/60Hz com aprox. 70 ohms de resistência (fio esmaltado 26 AWG) núcleo laminado ao ser alimentada com 127VCC lentamente aquece e queima?
1a) Para calcular a corrente que circula em uma bobina alimentada com CC devo considerar unicamente a resistência dela (lei de ohm)?
2) Qual a tenção CA máxima que pode ser aplicada a essa bobina sem que ela queime?
3) Para efetuar um teste destrutivo (quase instantantâneo) nela, que tensão (ca ou cc) devo aplicar ?
4) É posível obter essa tensão e corrente atravéz de um no-breack com saída 127vca/600w ?

Desculpem se estendi demais o post.

Agradeço qualquer informação a respeito.
Grato a todos!
edison
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 12 Mar 2007 07:14

1) Por que uma bobina (solenóide) construida para 127Vca/60Hz com aprox. 70 ohms de resistência (fio esmaltado 26 AWG) núcleo laminado
ao ser alimentada com 127VCC lentamente aquece e queima?

Bobinas tem um Z equivalmente de um resistor em serie com um indutor, simplificando bastante o modelo.
Como L tende a zero voce estara aplicando energia em R somente.

1a) Para calcular a corrente que circula em uma bobina alimentada com CC devo considerar unicamente a resistência dela (lei de ohm)?

Considere somente o R, pois Z tende a zero em CC.

2) Qual a tenção CA máxima que pode ser aplicada a essa bobina sem que ela queime?

Depende do fio e a temperatura que ele aguenta;
Depende do dieletrico do fio, pois se abrir arco queima.
Depende da corrente que suporta o fio.
Depende da saturação do nucleo, pois vai cair em uma região nao linear e o L mudara.

3) Para efetuar um teste destrutivo (quase instantantâneo) nela, que tensão (ca ou cc) devo aplicar ?

Depende do que quer testar

4) É posível obter essa tensão e corrente atravéz de um no-breack com saída 127vca/600w ?

Depende da bobina.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor phophollety » 14 Mar 2007 22:10

Só uma dica

Procure sobre projetos de transformadores e outras máquinas elétricas, os calculos mais avançados poderam te abrir novos horizontes..
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor fabim » 15 Mar 2007 11:06

fabim
Dword

Mensagempor brasilma » 15 Mar 2007 19:17

Edison,

1) Por que uma bobina (solenóide) construida para 127Vca/60Hz com aprox. 70 ohms de resistência (fio esmaltado 26 AWG) núcleo laminado ao ser alimentada com 127VCC lentamente aquece e queima?

R - Falta do núcleo.

R - Sim.

R - Calcular pela resistência da bobina (medir omicamente) e pela corrente nominal do fio.

R - A mais alta possivel, prefira CC para não ter problemas, e não esqueça que a fonte deve ter capacidade de fornecer corrente, caso contrário a tensão não se mantém.

R - Coitadinho do No-breack, rs, rs
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor KILB » 17 Mar 2007 20:04

No livro "TRANSFORMADORES " ou "Eletrotécnica" do Alfonso Martgnone vc encontra todas estas respostas.

Valeu

KILB

PS: Vc pode encontra-los em sebo.
VENDO BRASILIA 78 - AZUL CALCINHA - RODA GAIUCHA, PNEU TALA LARGA E TOCA FITA RODSTAR, TRATAR NO BUTECO
KILB
Byte

Mensagempor edison » 06 Abr 2007 20:18

Executei alguns testes de bancada e o resultado foi o seguinte:

Com um nobreack de 600W e BATERIA INTERNA alimentei uma retificadora (onda completa) com 2 capacitores de 2200uF x 400v em paralelo tendo na saida dela algo em torno de 170 VCC. ao energizar a bobina em teste atuou a proteção interna do nobreack que se desligou.
Dedusi que a bateria (meio velha) não deu conta então conectei uma bateria automotiva de 70Ah e funcionou.
Fui monitorando a tensão de saida e corrente onde inicialmente acusou 130VCC e 0,830mA na bobina posteriormante a tensão foi subindo e a corrente baixando até 168VCC e 0,430mA quando ocorreu aquecimento e a queima da bobina e desarme do nobreack.
Ocorre que devido ao aquecimento gradativo da bobina ela esfumaceou (fumou legal) para daí ocorrer a abertura.
O que realmente eu quero é que ocorra a abertura da bobina quase que instantaneamente ou seja ,sem formação de fumaça, tipo um pico te tensão e corrente.
Será que mesmo com os capacitores ainda tem alguma componente alternada que afeta o circuito. (não tenho ociloscópio) já que se fosse uma CC pura creio que o comportamento seria outro.

Aguardo dicas.
Grato
edison
Dword

Mensagempor phophollety » 06 Abr 2007 20:50

Se você precisa de alta corrente contínua, só retificando direto da rede!

Use um transformador isolador de 1KVA ao menos, coloque um disjuntor no primário e um no secundário.. e mande bala... se é para "ser bruto"... tem que ser assim.. e claro.. vai ter que retificar com uma bela ponte
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
phophollety
Dword

Mensagempor MOR_AL » 06 Abr 2007 22:38

Caro Edson.

Muitas respostas foram apresentadas. Abrangendo diversos desdobramentos. Todas elas corretas.
Apesar delas, percebo que o seu problema é mais concetual, pois elas seriam suficientes para equacionar o seu problema.
Acredito que você deva procurar se inteirar mais da parte teórica, do efeito de tensões contínuas e alternadas em componentes resistivos e reativos.
Procure nos livros sugeridos e, se possível, em outros. Pois só lhe trará benefícios.

Boa Páscoa

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor phophollety » 07 Abr 2007 11:12

Só completando o colega MOR_AL

Não esqueça do feedback para o pessoal do fórum! :wink: :wink: :wink:
phophollety
Dword

Mensagempor fabim » 09 Abr 2007 08:24

edison escreveu:
O que realmente eu quero é que ocorra a abertura da bobina quase que instantaneamente ou seja ,sem formação de fumaça, tipo um pico te tensão e corrente.
Será que mesmo com os capacitores ainda tem alguma componente alternada que afeta o circuito. (não tenho ociloscópio) já que se fosse uma CC pura creio que o comportamento seria outro.

Aguardo dicas.
Grato

Bom, pelo que eu entendi, não entendendo.
Vc tem um componente para trabalhar em AC. Quando submetido a uma tensão DC de nivel igual ou maior ao AC, que fora projetado, aconteça a queima do enrolamento da mesma.
Supondo que o aquecimento seja breve, coloque termo fusivel de 1AX85° ou 65°.
Supondo que vc quer que quando houver um pico de tensão continua na rede que a está alimentando"descarga atmosferica", a mesma abra o bico evitando acidentes como sobre aquecimento, esfumaceamento que é imperdoavel para certas aplicações, Simples. Fusivel de 1A em série com a bobina e em paralelo com seus terminais, um varistor de 130VAC, que atuara em 130VAC*1.3=169V."esse 1.3 varia de fabricante para fabricante, 1.3 é para os THINKING da vida.

Abraços Fabim
fabim
Dword

Voltar para Circuitos Diversos