por andre_luis » 13 Set 2017 05:21
Olá pessoal,
Apenas pra dar um feedback pra vocês que me ajudaram bastante e compartihar com a comunidade uma aplicação com esse uC; consegui terminar o trabalho que consistia de um aplicativo para Android (AppInventor) monitorando localmente pela Wifi até 10 equipamentos com o variante -12 do ESP8266 já que esse possui mais pinos, cada um rodando seu proprio servidor Web, todos conectados á um roteador local e ficou bastante estável mesmo com o Arduíno rodando no ESP8266 standalone. O que eu percebi é que na verdade o Arduino funciona apenas como um front-end para o SDK, já que o Log de compilação, colocando a IDE em modo -verbose, faz referencia o tempo todo ao gcc da xtensa, o que me deixa mais seguro; salva de palmas para a comunidade Arduino, já que fazer isso diretamente com o SDK contando com o suporte nulo da Expressif que disponibiliza apenas um forum pouco frequentado seria muito arriscado. A lição aprendida foi que esse modulo apesar de exigir prioridade absoluta na execução das funções de rede, em conseguindo encaixar outras tarefas de baixo processamento, consegue dar conta do recado.
Bom, página virada, agora o cliente está demandando uma nova fase no projeto, que é o acesso remoto via Internet (IoT de fato), e recaio nas questões levantadas anteriormente sobre Cloud brokers. Até agora achei os preços dos planos muito caros ( ThingSpeak, Cloudmqtt, etc ) tendo em vista que não subirão dados com frequência, mas apenas na ocorrência de algum evento como abertura de porta, inserção de moeda, etc... Fora isso, apenas um sinal de life-check será enviado regularmente a um intervalo longo, mas acho que não tem jeito, então, voltando á bateria de perguntas, caso a informação esteja ao alcance de voces:
1 ) Saberiam indicar algum plano realmente barato para uma utilização leve ?
2 ) O termo "Connections", refere-se a cada IP ou porta remetente ? Digo, se eu agrupasse os 10 equipamentos e seus canais num único ESP "central" por instalação, eu teria agora apenas 1 conexão com vários canais ?
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."