Micro geração energia

Forum sobre fontes alternativas de energia, como Solar, Eolica, etc...

Moderador: 51

Micro geração energia

Mensagempor menegola » 17 Out 2017 07:54

Ola pessoal.
Gostaria sugestão de vocês.
Seria possível usar inversor frequência destes usados para motores elétricos para converter DC baterias para alimentar residência?
Ou é inviável?
Estava vendo para 2 CVs está por volta de 700 pilas,sem contar com disponibilidade peças de reposição.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... no-weg-_JM
menegola
Word

Re: Micro geração energia

Mensagempor eletroinf » 17 Out 2017 08:14

se tu tem o barramento CC...
Computador, carregador de celular, lampada eletronica... tudo deve funcionar CC...
até aqueles aspiradores de pó e liquidificadores com motor universal... CC
Seria de utilizar o inversor somente para a geladeira e Ar Condicionado não inverter.

Segundo o que tenho estudado e ouvido falar, o futuro vai ser distribuição e alimentação residencial em CC.
Vão sair esses trafões de rua e entrar conversores em seu lugar, bem menores e com alguma "inteligência".
Pois quase tudo virou CC, e com a eletrônica de potência se tornando viável, é a tendência.
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor menegola » 17 Out 2017 10:03

Acredito que inversor entrada monofásico 220V 60hz aplicaria uns 270VDC
Certo?
menegola
Word

Mensagempor EDSONCAN » 17 Out 2017 10:29

EDSONCAN
Word

Mensagempor bruxo » 17 Out 2017 12:02

Eu usei no-break,custo bem menor e fácil de adaptar com baterias,coloquei um controlador de carga e um contator, quando as baterias estão carregadas aciona no-break, sem carga aciona concessionaria.
Na verdade estou pagando assinatura básico mais alguns pilas.
No futuro pretendo montar meu próprio inversor.
Cansei de pagar 50% de impostos para os caras lá BR.
bruxo
Byte

Mensagempor eletroinf » 17 Out 2017 13:05

Então, os potenciais problemas estão relacionados ao inversor não ser feito pra isso, não sei como se portaria, mas o inversor comercial, no modo VF deve funcionar.
Quanto a nobreak, até onde sei são feitos para trabalhar a plena carga por pouco tempo, então teria que ver o fator de utilização.
Enfim, acho que são adaptações, pra uso doméstico, seriam válidas, ressalvando os problemas.
eletroinf
Word

Mensagempor edsont » 17 Out 2017 15:00

eletroinf escreveu:Segundo o que tenho estudado e ouvido falar, o futuro vai ser distribuição e alimentação residencial em CC.
Vão sair esses trafões de rua e entrar conversores em seu lugar, bem menores e com alguma "inteligência".
Pois quase tudo virou CC, e com a eletrônica de potência se tornando viável, é a tendência.

Então Thomas Edison estava certo.

Eu pretendo (quando tiver animo e $$$) colocar no break (saída CC) para a iluminação e o portão automático.
Coloquei um motor de portão com inversor com o intuito de alimentá-lo em CC, mas tem um trafo nele (acho que para alimentar o circuito lógico), talvez tenha que substituir este trafo por um conversor DC/DC.

Uma vez eu liguei um estabilizador num no break doméstico e ele entrou em falha. Não voltou mais. Eles não suportam carga indutiva.

Os inversores industriais para motor normalmente tem saída trifásica e se tiver desbalanceamento de carga acredito que entrem em falha. Sempre tive a curiosidade de saber o que aconteceria se ligasse um trafo na saída destes inversores.
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Mensagempor mrgadotti » 18 Out 2017 17:26

Foi genial a ideia de utilizar o motor da máquina de lavar roupas, mas as que já tive oportunidade de ver eram motores de campo com uma correia de acoplamento :cry:
mrgadotti
Byte

Mensagempor menegola » 26 Out 2017 16:36

Neste pais que vivemos temos um cultura estranha.
Vejam só.
Muitas pessoas preferem comprar um caro de 100.000,00,(segundo os economistas desvaloriza 10% ao ano média 10.000,00 ano sem contar com outras despesas etc.)

Se fizer-mos um investimento (para que compra caro 100 mangos) em energia removível no valor de um automóvel, já no mês seguinte começarmos ter retorno do investimento (começa entrar no bolso) sem contar na consciência ecológica.

Acredito que boa parcela de culpa são essas propagandas em todos os meios de comunicação, até nos vídeos do YouTube
menegola
Word

Mensagempor eletroinf » 26 Out 2017 17:09

Neste pais que vivemos temos um cultura estranha.
Vejam só.
Muitas pessoas preferem comprar um caro de 100.000,00,(segundo os economistas desvaloriza 10% ao ano média 10.000,00 ano sem contar com outras despesas etc.)

Se fizer-mos um investimento (para que compra caro 100 mangos) em energia removível no valor de um automóvel, já no mês seguinte começarmos ter retorno do investimento (começa entrar no bolso) sem contar na consciência ecológica.

Acredito que boa parcela de culpa são essas propagandas em todos os meios de comunicação, até nos vídeos do YouTube

Concordo.
Falta educação financeira. As pessoas não são ensinadas a serem auto-suficientes em termos de grana, delegam ao governo a responsabilidade integral por suas aposentadorias, por exemplo.
Nesse paraíso dos juros altos, investir, por exemplo, 50 k em um investimento com rendimento de 15 % aa (facilmente obtível aqui no Brasil) e usar os outros 50 k pra comprar um carro seria o racional mais próximo do adequado, ao meu ver. Além disso um carro mais barato faria sobrar mais grana, que, logicamente, deveria ser investida.

Sem educação financeira as pessoas acham um exagero quando se fala em investir pensando em daqui 25 anos. Agora, faça o exercício de calcular um investimento mensal de R$ 500,00 com juros de 16 % a.a. por períodos como 25, 30 e 35 anos. Não tem como não ficar rico. Foi assim que Warren Buffett se tornou bilionário.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Warren_Buffett

Editei pra complementar com um dito do grande Albert Einstein:

“Compound interest is the eighth wonder of the world. He who understands it, earns it ... he who doesn't ... pays it.”

https://www.goodreads.com/quotes/76863- ... e-world-he
Editado pela última vez por eletroinf em 27 Out 2017 09:10, em um total de 2 vezes.
eletroinf
Word

Mensagempor menegola » 27 Out 2017 08:04

Valeu eletroinf.
Muito bom..
menegola
Word

Mensagempor assis.mauro » 17 Jul 2018 08:45

eletroinf escreveu:se tu tem o barramento CC...
Computador, carregador de celular, lampada eletronica... tudo deve funcionar CC...
até aqueles aspiradores de pó e liquidificadores com motor universal... CC
Seria de utilizar o inversor somente para a geladeira e Ar Condicionado não inverter.

Segundo o que tenho estudado e ouvido falar, o futuro vai ser distribuição e alimentação residencial em CC.

Exatamente ... já tem maquinas de lavar com motores Intelligent Brushless DC - Direct Driver Motor , super compactos , de alta performance e bem silenciosos ... o que falta agora é modificar a famosa geladeira para aceitar novos motores , hoje mesmo há projetos de unidades de ar condicionado em desenvolvimento - utilizando material semicondutor e tecnologia peltier ( tem uma unidade de janela que impressiona , pelo tamanho e capacidade de reduzir a temperatura ) .. em Bangladesh - foi criado um resfriador - que alguns batizaram de eco-cooler ... que nada mais é varias garrafas pets cortas e colocadas em uma folha de papelão - o resultado : abaixa 12º Celsius .. !!! onde a temperatura media é de 39-43º Celsius - isso é refrigerante no deserto ...
assis.mauro

Mensagempor Red Neck Guy » 17 Jul 2018 14:03

menegola escreveu:Neste pais que vivemos temos um cultura estranha.
Vejam só.

Um carro de R$ 100.000,00 deixa a mulherada louca.
Eu tive um Jetta antes de mudar do Brasil, no dia em que comprei lembro da mulherada do trabalho que nunca tinha me comrpimentado vir falar comigo.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor tcpipchip » 17 Jul 2018 15:30

Mas você dava pau nele, certo ?
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Voltar para Fontes de energia alternativa