Desumidificador de ar

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Re: Desumidificador de ar

Mensagempor Red Neck Guy » 18 Fev 2015 16:39

Não tem vaga pra mim também?
Poxa, lá até eu queria....
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor KrafT » 12 Out 2015 11:34

Então, depois de alguns meses da mudança, reinstalei os aparelhos de Ar Condicionado. Fiz umas medições na água condensada na suite, que dá em média 1l durante a noite.

Então, liguei a geringonça que postei acima, isolando o lado frio do quente de forma meio arcaica, colocando só um cooler para ajudar a resfriar o lado quente. O treco consome uns 48W, o que a princípio daria para deixar ligado por tempo integral.

Mas o lado frio nem chegou a congelar... Condensou um centímetro de água num copo durante a noite toda. Mesmo assim parece condizente com os 790W do Ar Condicionado...

Creio que eu daria conta de calcular a energia necessária para otimizar a bagaça para trabalhar um pouco abaixo do dewpoint. Com uma dose de masoquismo razoável, daria para ter uma aproximação de quantos joules seriam necessários para a tarefa, mas as variáveis são muitas, então o modelo que o Fabim desmontou acaba sendo o mais factível.

Conclusão: Não vou mais brincar com isso e quando sobrar uma verba vou comprar algo como o Cadence DSU500 para o quarto da bagunça, aonde todos os meus livros de engenharia e eletrônica encontram-se devidamente encaixotados à mercê da umidade (o quarto da bagunça obviamente não tem ar condicionado :roll: ).

Se eu comprar o desumidificador, eu atualizo esse blog. Se bem que posso trazer meus amados livros para o quarto... 8)
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 12 Out 2015 14:29

Tu foi morar em Blumenau, só que em outra cidade :lol:
Só falta aí ter cuca e pão com bolinho.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor KrafT » 12 Out 2015 14:34

Aquino escreveu:Tu vou morar em Blumenau, só que em outra cidade :lol:
Só falta aí ter cuca e pão com bolinho.

Isto lá é verdade... E cuca na grande Florianópolis, não tem uma decente... :?
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor Alexandro » 13 Out 2015 13:19

Aki em Rio Preto - SP faz 10% de umidade no inverno que é bem parecido com o verão. Seca tudo que voce precisar, porem o incomodo é tomar choque na porta do carro... :(
Alexandro
Byte

Mensagempor tcpipchip » 13 Out 2015 17:06

Aqui esta uma briga para vencer a humidade.

Dá-lhe vinagre para matar os fungos!
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 14 Out 2015 12:25

O mas eficiente e econômico, por ser reversível, é Silica Gel e
uma ventoinha ou um Ventilador.

Pra recuperar o silica gel basta soprar ar a 105 °C

Dj.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor tcpipchip » 14 Out 2015 16:37

sério ?????

Estes "TIRA MOFO" que tem para vender nos supermercados ?

TCPIPCHIP
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor rgdl » 27 Nov 2017 10:22

KrafT escreveu:Bom, o meu desumidificador chegou até aqui:

Imagem

Quem sabe algum dia?

Rapaz gostei da sua ideia mas acho que o que falta para se retirar água do ar com maior eficiência é uma maior superfície de contato, tipo um radiador.

Talvez seja mais eficiente, ao invés de colocar um dissipador passivo de alumínio, colocar na parte fria do peltier um watercooler com liquido anticongelante, o radiador do watercooler vai garantir uma maior área de contato com o ar e uma passagem forçada do mesmo.
rgdl

Mensagempor KrafT » 27 Nov 2017 11:44

Opa... Não prestou essa ideia.

Constatei empiricamente que para "arrancar" a umidade do ar não basta ter uma diferença de temperatura, mas essa diferença precisa ser expressiva e assim bem cara, pois o ambiente teria que ser permanentemente frio.

Como já falei antes, o povo coloca um resistor de 10W 8k2R ligado em 220V dentro dos armários e garante e espanta a umidade.
KrafT
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 27 Nov 2017 12:08

Esses que tu falou parecem aqueles retificadores de frequência que são vendidos no ML e prometem reduzir a conta de energia em 50%.
Dentro tem 2 varistores, 2 capacitores e um LED.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor brasilma » 27 Nov 2017 15:35

Kraft, já testou alguma coisa deste tipo: https://www.sterilair.com.br/esteriliza ... -4-preto/p

É basicamente o que comentou uma resistência para aquecer o ar!!!
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor pamv » 27 Nov 2017 17:34

Ainda existe o sterilair! Esse aparelho era muito usado em bibliotecas para diminuir o nível de fungos e ácaros no ar, depois sumiu. Eu não sei se ele resolve o problema de umidade muito alta,eu trabalhei num laboratório que usava dois desumidificadores a base de compressor, mas eles são tão eficientes e/ou caros quanto um ar condicionado comum.
pamv
Word

Mensagempor KrafT » 27 Nov 2017 18:33

Exatamente, a capacidade de armazenagem de água no ar depende da pressão, que não é uma grande variável e da temperatura. Quando o ar "satura" (dew point) a água condensa, mesmo quente. Só que alguém tem que "roubar" essa calor da água, como acontece no trocador de calor do ar condicionado, mas não tem solução barata...

Problema do ar condicionado é que você vai querer abrir a casa pela manhã, então toda a umidade que te custou vários Temers para jogar para fora de casa durante a noite, volta rapidinho...

Eu envernizei a parte dos móveis que por padrão não tem pintura, coloco aqueles recipientes com sílica nos armários e forço a circulação de ar pela casa com um simples exaustor. Com isso a rinite está sob controle.

Em tempo: Quando criança "lá nos interior" tudo era resolvido com fogão à lenha. Só que nesse inverno descobri que a madeira atual não tem capacidade energética significante e nem de perto chega perto do gás de cozinha, ou das madeiras nobres quem meus pais queimavam.
KrafT
Dword

Anterior

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos