Ola a todos.
Estou trabalhando em um conversor ad em vhdl.
Quero utilizar este conversor ad em áudio.
Ele esta funcionando, mas apresenta um pouco de chiado na conversão.
Como eu fiz?
O conversor ad, é feito com a técnica SAR (registrador por aproximações sucessivas), escrito em vhdl.
É necessário o uso de um conversor DA, este eu fiz com rede R2R com resistores de 20K e 10K.
A resolução é de 16bits por enquanto, depois vou aumentar esta resolução.
O circuito de sample-and-hold, éfeito com o c.i max323 que é próprio para esta função.
A frequência de clock é de 4Mhz com cristal de quartzo.
O comparador analógico e o OPA4354 :
UNITY-GAIN BANDWIDTH: 250MHz
WIDE BANDWIDTH: 100MHz GBW
HIGH SLEW RATE: 150V/μ
este opa é muito rápido.
O resumo da técnica é a seguinte.
Após o reset, o circuito de S_H faz uma amostra do sinal de entrada.
O conversor AD, juntamente com o DA, convertem o sinal em 16 pulsos de clock.
Após a conversão, o valor é armazenado em um registrador de dados feito com flip-flop’s tipo D.
Em seguida, este valor armazenado é entregue para outro AD, também feito com rede R2R de 20k e 10k.
Como este é um conversor unipolar, ou seja, somente trabalha com valores entre 0V e Vcc, e os sinais de áudio são bipolares (-V a +V) tenho que utilizar um circuito divisor resistivo na entrada do ad, em VCC/2 para transformar os sinais bipolares em unipolares. Dois resistores de 1M.
O sistema funciona, mas apresenta um pequeno chiado nas conversões, e eu não sei onde esta sendo produzido este chiado.
Quando retiro o divisor resistivo, posso utilizar este conversor para converter valores entre 0V e 3,3V, que é o valor de alimentação do cpld xc95288xl da xilinx.
O valor aferido no segundo DA, acompanha o sinal de entrada. É muito legal.
No entanto, com áudio temos este pequeno chiado. Alguém pode me ajudar a resolver esta questão?
Mais alguns dados.
Com 4Mhz de clock e 16 bits de resolução, tenho uma taxa de amostragem de 4000000Mhz/ 16=250000hz ou 250Khz. é muito acima de niquist, e mesmo assim existe o chiado, mesmo diminuindo ou aumentando a frequência do clock, o chiado persiste.
Todos os componentes trabalham com 3.3Volts e são especificados para esta tensão. A PCI é dupla face, e procurei ser cuidadoso em relação a blindagem.
Para o sinal de entrada, utilizo um gerador de sinais que gera sinais neste caso entre 20 e 20khz.
Tenho osciloscópio da kenwood aqui também.
Verificando os diversos sinais desde o clock, sinal de entrada prodizido pelo gerador de áudio, até o converor DA, não consigo encontrar a fonte de ruído.
Enfim, não sei onde pode estar o problema.