Corona SDK: Qual é a opinião ?

Forum sobre assuntos relacionados a celulares em geral.
E também discussão sobre VOIP

Moderador: 51

Corona SDK: Qual é a opinião ?

Mensagempor andre_luis » 21 Jan 2018 12:17

Ola pessoal,


Me deparei com esse ambiente de desenvolvimento para Android e IOS que foi especificado como requisito para um projeto, mas á primeira vista me pareceu ser mais orientado para jogos, além de ser meio complicado se comparado á outras ferramentas atualmente disponiveis, como o App Inventor.

https://www.g2crowd.com/products/corona-sdk/pricing

Algém já trabalhou com isso ?

...

Dando uma olhada mais á fundo (ou seja, depois de instalado) me pareceu bem interessante, com bastantes recursos mesmo na versão free, mas o fato de usar LUA para a programação visual desanimou um pouco, usa uma série de funções ininteligíveis, além de que não consigo tirar a tela inicial "powered by Corona", enfim...gostaria da opinião dos demais sobre qual foi sua experiencia com isso.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
Avatar do usuário
andre_luis
Dword
 
Mensagens: 5447
Registrado em: 11 Out 2006 18:27
Localização: Brasil - RJ

Re: Corona SDK: Qual é a opinião ?

Mensagempor dreher » 22 Jan 2018 15:13

Eu utilizo aqui para os nossos APPs o ionic, que é multiplataforma tambem, não sei se ajuda para o seu caso. Ele é um framework baseado em javascript
dreher
Byte
 
Mensagens: 489
Registrado em: 12 Out 2006 11:10
Localização: Blumenau - SC

Re: Corona SDK: Qual é a opinião ?

Mensagempor andre_luis » 22 Jan 2018 16:00

dreher escreveu:Eu utilizo aqui para os nossos APPs o ionic, que é multiplataforma tambem, não sei se ajuda para o seu caso. Ele é um framework baseado em javascript


Excelente, tendo uma interface GUI para montar as telas qualquer linguagem serve.
Já me cadastrei e estou fazendo testes no creator.ionic, muito bacana.
Bye bye Corona...


Obrigado.

. . .

Na versão Free não tem como editar código...de volta ao Corona.
:cry:
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
Avatar do usuário
andre_luis
Dword
 
Mensagens: 5447
Registrado em: 11 Out 2006 18:27
Localização: Brasil - RJ

Re: Corona SDK: Qual é a opinião ?

Mensagempor KrafT » 22 Jan 2018 18:08

Se eu fosse dessa área, iria de Xamarin. Talvez por eu não ser dessa área...
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
Avatar do usuário
KrafT
Dword
 
Mensagens: 2228
Registrado em: 11 Out 2006 14:15
Localização: Blumenau -SC

Re: Corona SDK: Qual é a opinião ?

Mensagempor dreher » 22 Jan 2018 18:28

KrafT escreveu:Se eu fosse dessa área, iria de Xamarin. Talvez por eu não ser dessa área...

Xamarin é muito legal, mas tens que refazer a parte de interfaces para cada plataforma.
Toda a parte do codigo que roda por tras pode ser reaproveitada. A vantagem que gera apps nativos, enquanto o ionic gera apps hibridos, que rodam em uma webview

MAs com certeza se eu tivesse que viver disso (apps) iria usar o Xamarin
dreher
Byte
 
Mensagens: 489
Registrado em: 12 Out 2006 11:10
Localização: Blumenau - SC

Re: Corona SDK: Qual é a opinião ?

Mensagempor andre_luis » 22 Jan 2018 19:09

dreher escreveu:Xamarin é muito legal, mas tens que refazer a parte de interfaces para cada plataforma.
Toda a parte do codigo que roda por tras pode ser reaproveitada. A vantagem que gera apps nativos, enquanto o ionic gera apps hibridos, que rodam em uma webview

MAs com certeza se eu tivesse que viver disso (apps) iria usar o Xamarin

Tenho usado ja faz aproximadamente um ano o AppInventor2 pra soluções relativamente pequenas (poucas telas) mas com bastante recursos (aqui), dá pra fazer tudo em blocos; é meio sacal no que tange á edição e reusabilidade de "funções", mas é bem rápido, no último que fiz, começei com uns Legos inocentes e no final ficou gigante. É ideal pra quem já não tem mais paciência pra lidar com as peculiaridades de cada linguagem/ambiente de programação; chega a ser divertido ouvir os "clics" dos blocos coloridos se encaixando.

Mas só dá suporte á Android; no ano passado iniciaram um Croudfund para arrecadar recursos para o AppInventor2 poder trabalhar também com o IPhone, mas parece que não arrecadaram o que estava planejado, quando postei isso abaixo estava em 12mil, e fechou em 62mil, mas acho que não vai os impedir de dar continuidade:

viewtopic.php?f=50&t=17921

Mas voltando ao Corona, uma simples aplicação de 1 tela para apenas mostrar a tecla digitada, gera um código incompreensivel, até pior do que seria usando o Java do proprio Android Studio da Google:

Enfim, não sei se é só minha opinião, mas não parece ser grande coisa essa ferramenta...

lua code
-- Abstract: KeyEvents
-- Version: 2.0
-- Sample code is MIT licensed; see https://www.coronalabs.com/links/code/license
---------------------------------------------------------------------------------------

display.setStatusBar( display.HiddenStatusBar )

------------------------------
-- RENDER THE SAMPLE CODE UI
------------------------------
local sampleUI = require( "sampleUI.sampleUI" )
sampleUI:newUI( { theme="darkgrey", title="Key Events", showBuildNum=false } )

------------------------------
-- CONFIGURE STAGE
------------------------------
display.getCurrentStage():insert( sampleUI.backGroup )
local mainGroup = display.newGroup()
display.getCurrentStage():insert( sampleUI.frontGroup )

----------------------
-- BEGIN SAMPLE CODE
----------------------

-- Set app font
local appFont = sampleUI.appFont

-- Local variables and forward references
local centerX = display.contentCenterX
local centerY = display.contentCenterY

-- Create text labels at the center of the screen for display key event info
local keyTxt = display.newText( { parent=mainGroup, text="...", x=centerX, y=centerY-10, font=appFont, fontSize=28, align="center" } )
keyTxt:setFillColor( 1, 0.7, 0.35 )
local phaseTxt = display.newText( { parent=mainGroup, text="", x=centerX, y=centerY+18, font=appFont, fontSize=22, align="center" } )
phaseTxt:setFillColor( 1, 0.4, 0.25 )

-- Create a message area and text object
local shade = display.newRect( mainGroup, centerX, display.contentHeight-display.screenOriginY-18, display.actualContentWidth, 36 )
shade:setFillColor( 0, 0, 0, 0.7 )
local msg = display.newText( mainGroup, "", centerX, shade.y, appFont, 13 )

-- Detect if key events are supported
local platform = system.getInfo( "platform" )
if not system.hasEventSource( "key" ) or ( system.getInfo("environment") == "device" and ( platform == "ios" or platform == "tvos" ) ) then
msg.text = "(connect remote or game controller)"
msg:setFillColor( 1, 0, 0.2 )
local alert = native.showAlert( "Note", "Mobile devices require a remote or game controller to receive key events.", { "OK" } )
else
msg.text = "Waiting for key event..."
msg:setFillColor( 1, 0.9, 0.2 )
end

local function onInputDeviceStatusChanged( event )
if ( event.connectionStateChanged and event.device and event.device.isConnected == true ) then
msg.text = "Waiting for key event..."
msg:setFillColor( 1, 0.9, 0.2 )
end
end

-- The key event listener
local function onKeyEvent( event )

-- Output which key was pressed down/up to the console
print( '"' .. event.keyName .. '" : ' .. event.phase )

-- Display the key event information on screen
keyTxt.text = event.keyName
phaseTxt.text = event.phase

-- If the Android "back" key was pressed, prevent it from backing out of the app
-- This is done by returning true, telling the operating system to override the key
if ( event.keyName == "back" ) then
return true
end

-- Return false to indicate that this app is NOT overriding the received key
-- This lets the operating system execute its default handling of the key
return false
end

-- Add key event listener
Runtime:addEventListener( "key", onKeyEvent )

-- Add listener for input device status
Runtime:addEventListener( "inputDeviceStatus", onInputDeviceStatusChanged )
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
Avatar do usuário
andre_luis
Dword
 
Mensagens: 5447
Registrado em: 11 Out 2006 18:27
Localização: Brasil - RJ

Re: Corona SDK: Qual é a opinião ?

Mensagempor tcpipchip » 23 Jan 2018 07:06

Parece "menos" orientada a objetos!
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
Avatar do usuário
tcpipchip
Dword
 
Mensagens: 6560
Registrado em: 11 Out 2006 22:32
Localização: TCPIPCHIPizinho!

Re: Corona SDK: Qual é a opinião ?

Mensagempor mrgadotti » 23 Jan 2018 07:20

Tem o projeto Kivy para quem gosta de Python, mas não tem uma ferramenta para desenhar as interfaces... :(
Avatar do usuário
mrgadotti
Byte
 
Mensagens: 421
Registrado em: 02 Jun 2010 21:14
Localização: Timbó - SC


Voltar para Celular / VOIP

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes

x