para o arm melhorar teria que jogar fora e fazer novamente!
na epoca em que o arm surgiu, o pessoal da acorn queria algo mais barato que o 6502, mas com a performance do 68020. de preferencia de graca! entao tiveram a brilhante ideia: pq pagar por algo que eles mesmos podiam fazer? daih surgiu o projeto "ar-machine" (arm), que seria tao barato quanto o ar (de graca).
e para economizar mais ainda, montaram uma incrivel equipe de duas pessoas trabalhando apenas com computadores acorn baseados em 6502 e linguagem basic, cujo trabalho era fazer um copy+merge+paste do berkeley risc-1 com o 6502 e colocar alguns pitacos e melhorias dos concorrentes proximos, como 68000 e 16032, criando assim algo que fosse tao barato quanto o ar.
melhor ainda do que economizar em tudo seria arrumar um otario rico e gordo para pagar as contas. e a acorn achou alguem otario e rico o suficiente: a apple computer. na epoca a apple e a ibm lutavam pelo primeiro lugar na industria de computadores e foram as primeiras a torrar milhoes projetando seus proprios ASICs. sempre a frente do seu tempo, a apple trabalhava na decada de 90 no que seria conhecido mais tarde como iphone (mas eles ainda nao sabiam disso). procuravam um risc capaz de tocar reconhecimento de escrita e, ao mesmo tempo, consumisse pouca energia.
os caras da acorn entao ofereceram o arm, que nao atendia nenhuma das demandas da apple, mas que tinha potencial se eles investissem alguns bilhoes. os caras da apple cairam como patos e bancaram o desenvolvimento que a acorn nao quis bancar (o que contribuiu para a apple quase quebrar durante a decada de 90!). vale lembrar que, tal como o x86, o estrago jah estava feito e nem com os bilhoes da apple deu para fazer milagre na arquitetura que jah nasceu torta!
bom, quer exemplos de processadores mais eficientes? eh facil encontrar:
http://www.jwdt.com/~paysan/b16-eng.pdf
http://home.claranet.nl/users/mhx/Forth_EP32.pdf
http://www.excamera.com/files/j1.pdf
o mais complexo deles eh 3x mais compacto que o menor arm jah criado e, por consequencia, consome 3x menos energia. obviamente ninguem tem os bilhoes da apple para fazer marketing e comprar pessoas dentro de outras empresas, entao dificilmente vamos ver um deles no lugar de um arm. mas em termos de eficiencia eh facil fazer em uma fpga coisa bem melhor que o arm.
daih, de certa forma, a freescale esta eh dando um tiro no peh, pq as proximas geracoes estao migrando para fpgas. bater um arm em uma fpga eh facil, mas bater um powerpc nao. entao no lugar de perder tempo com arms, deles deveriam eh tentar se segurar onde eles ainda sao fortes (a intel jah esta fazendo isso!).