Olá pessoal!
Preciso do auxílio de vocês sobre as dimensões e disposição das ilhas dos componentes SMD. Explico.
1 - Uso os layouts pára protótipos como hobby.
2 - Venho usando PCI com furos (through-hole) e faço as dimensões e disposição das ilhas dos componentes de acordo com a conveniência. Comprimento de resistores e capacitores em pé ou deitados, largura de ilhas de DIL package caso passe um filete entre eles, afastamento de alguma ilha de transistor, etc.
3 - Uso muito face simples com fios ligando ilhas, que só poderiam ser ligadas com dupla face.
4 - Uso o P-CAD. Criei uma biblioteca, que na verdade é um arquivo.pcb. Lá tem muitos componentes que eu ajustei a posição das ilhas e tamanho dos pads. Isso minimiza a quantidade de pontes em face simples.
5 - Decidi fazer alguns layouts com componentes SMD e comprei o básico e alguns componentes específicos para os meus projetos. No P-CAD até tem alguns componentes SMD, mas não foram sendo atualizados. Ocorre que até podem constar componentes antigos com o mesmo layout dos mais novos.
O problema é que atualmente existem packages novos e os componentes novos como resistores, capacitores, integrados.
Meu pedido é o seguinte:
1 - Será que tem bibliotecas de outros aplicativos, que podem ser usadas no P-CAD?
2 - Procurei, mas não encontrei, por exemplo, arquivos pdf (ou jpg, etc) com as imagens das ilhas. Isso seria um trabalho de Ctrl+c e Ctrl+v.
Nos datasheets encontro as identificações dos componentes com as dimensões. Até fiz o layout de um amplificador LM4916 package (WSON NGY0010A), mas as dimensões são tão pequenas, que qualquer erro por mínimo que seja, possa dar problemas.
É isso aí!
Como meus circuitos são relativamente simples, não gostaria de investir em um novo aplicativo de confecção de layout.
Conto com auxílio e dicas de vocês.
MOR_AL